A Honda Automóveis anunciou que dois dos principais processos para a fabricação de motores e que eram realizados no Japão passam a ser executados no recém-inaugurado setor Power Train. No melhor momento de sua história no Brasil, a empresa investiu R$ 130 milhões em seu novo Setor Power Train, localizdo em Sumaré (SP), o qual será responsável pela fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes dos motores do New Civic e do Honda Fit.
Segundo a montadora, o Setor Power Train, já em pleno funcionamento, reduzirá os reflexos da variação cambial no custo do veículo. Também minimiza eventuais efeitos com o processo logístico e possibilita uma resposta ainda mais rápida para eventuais melhorias na fabricação.
Localizado numa área de 13.500 m2, o setor tem capacidade para produzir 12.500 unidades mensais, em três turnos de trabalho. Esse número deverá aumentar num curto espaço de tempo. Para o segundo semestre de 2009, está prevista a instalação da 2ª linha de blocos e cabeçotes. Desta forma, ampliará suas instalações para 17.000 m2 e a capacidade produtiva subirá para 16.300 mil unidades/mês. Essa expansão também se deve ao inicio, no mesmo ano de 2009, das atividades da fábrica de automóveis da Argentina.
O novo Setor Power Train permitiu abrir 180 novos postos de trabalho. Segundo a montadora, todos os colaboradores da nova Unidade, sem exceção, foram capacitados por profissionais das Unidades Honda em Sayama e em Suzuka, no Japão, além de treinamentos sistemáticos na própria fabrica de Sumaré.
Fonte: Divulgação Honda