A Fiat apresentou nesta quarta-feira (14/05) a linha 2009 da Palio Weekend. Como novo visual e novos equipamentos, a Station Wagon chega em três versões: ELX 1.4, Trekking e a Adventure Locker. O preço sugerido da versão de entrada é de R$ 39.920. Veja as fotos oficiais.
A linha Adventure chega com importantes novidades mecânicas. A versão Adventure Locker conta com um sistema de bloqueio de diferencial que permite à versão superar condições de rodagem adversas com mais desenvoltura. Segundo a montadora, o componente é inédito no segmento e no mundo, sendo a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial.
O Locker — nome dado ao bloqueio de diferencial da Fiat — foi desenvolvido em parceria com a maior produtora independente do mundo de diferenciais com controle de torque, a Eaton. O desenvolvimento para o Novo Palio Adventure Locker foi inteiramente feito pela FPT Powertrain Technologies. Esse sistema proporciona ao carro melhores condições para sair de situações onde uma das rodas gira em falso, exemplos de subidas íngremes, pisos molhados, terreno arenoso ou barrento.
A versão Adventure Locker da station wagon incorporou o quadro de instrumentos esportivo do Fiat Idea Adventure, com velocímetro, conta-giros e marcadores graduais do nível de combustível e da temperatura da água do motor. Na parte central inferior do quadro, um display digital exibe relógio, trip computer A, trip computer B, My Car Fiat, termômetro externo e informações alfanuméricas e do rádio.
Também há novos instrumentos com design exclusivo para a Adventure: bússola e inclinômetro longitudinal e transversal.
O Fiat Palio Adventure Locker também ganhou um estilo ainda mais agressivo e novas suspensões, ressaltando o seu caráter aventureiro. Tudo é novo na station wagon, com novas frente, laterais e traseira. Desde o capô, com novas formas e novo mecanismo de abertura, passando por toda a lateral, que apresenta novos vincos e possui abertura nas caixas de roda, até os novos pára-choques e a nova logomarca da Fiat, que chegou ao Brasil com o Fiat Punto.
Já a nova versão Trekking apresenta um estilo mais arrojado, principalmente, por receber suspensão elevada, pneus de uso misto, novas molduras laterais nas caixas de rodas na cor cinza, pára-choques com pintura exclusiva, grade frontal negra e barras longitudinais duplas no teto. Maçanetas, retrovisores externos e frisos no teto, assim como as soleiras das portas e o aerofólio traseiro, são negros na versão Trekking, dando-lhe um ar mais agressivo.
A parte traseira da nova Fiat Palio Weekend também é nova, a começar pelo novo formato das lanternas, que se adaptam às formas da nova station wagon com parte móvel da lanterna funcional, ou seja, a lanterna na tampa do porta-malas incorpora as funções de luz de posição e indicador de marcha-à-ré. Além disso, os elementos horizontais aumentam a impressão de largura do modelo.
Na parte dianteira, a linha 2009 da Palio Weekend ganha novo pára-choque com grade e entrada de ar incorporadas — a moldura das grades pode ser cromada ou negra, dependendo da versão. Os faróis, de formato ovalado, são feitos de policarbonato e possuem sistema de iluminação polielíptico e com dupla parábola. Os da versão ELX trazem canhões e molduras cromados, os da Trekking têm canhões pretos e moldura cromada, enquanto os faróis da Adventure possuem canhões cromados e molduras pretas. Todas as versões trazem faróis de neblina de série — a Adventure vem ainda com o de profundidade.
Entre os equipamentos, a versão ELX sai de fábrica com direção hidráulica, brake light, pára-brisa degradê, volante com regulagem de altura, computador de bordo, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, comandos internos de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, limpador / lavador do vidro traseiro (que é térmico temporizado), luzes de cortesia dianteira e traseira, duplo porta-luvas, ganchos para fixação de cargas no porta-malas, tomada de 12V, vidros climatizados verdes, entre outros itens.
De fábrica, a versão ELX também vem com faróis biparábolas com canhões e molduras cromadas, faróis de neblina também com molduras cromadas, grade frontal com detalhes cromados, frisos cromados nos pára-choques, nas laterais e na tampa traseira, painel com parte central e detalhes internos pintados na cor Prata Bari, além de maçanetas, retrovisores externos, minissaias, aerofólio traseiro, pára-choques e frisos do teto na cor do veículo.
A versão mais simples Weekend ELX 1.4 Flex chega com preço inicial de R$ 39.920, que com o kit Attractive (ar-condicionado, vidros e travas elétricos, roda de liga leve, entre outros itens) vai para R$ 44.800. Já a Palio Weekend Trekking 1.4 Flex, com suspensão elevada, pneus mistos, entre outros itens de visual um pouco mais off-road, o preço sugerido é de R$ 41.920, que com o kit Attractive sobe para R$ 46.330. A versão mais esportiva, a Fiat Palio Adventure Locker 1.8 Flex, será vendida com preço inicial sugerido de R$ 53.850.