A linha 2009 do Chevrolet Astra chega às Concessionárias da marca no início do mês de maio com algumas novidades. A partir de agora, a versão Advantage Plus, que era disponível como uma série especial limitada a 3.000 unidades passa a ser uma versão definitiva.
O Astra Advantage Plus traz rodas de liga leve aro de 16 polegadas na linha 2009, iguais às da série especial SS. Esta nova versão tem ainda um adesivo especial nas portas dianteiras, além de farol de neblina e aerofólio. A Chevrolet também passa a oferecer para o Astra Elegance Sedã rodas com aro de 15 polegadas.
Outra novidade são as duas novas opções de cores para a linha Astra 2009, ambas metálicas: bege Artio e cinza Taranis. A versão SS deixa ser produzida. A linha Astra 2009 será oferecida nas versões:
- Astra Hatch Advantage – motor 2.0 Flexpower, quatro portas
- Astra Hatch Advantage Plus – motor 2.0 Flexpower, quatro portas
- Astra Hatch Elegance – motor 2.0 Flexpower, quatro portas
- Astra Sedã Advantage – motor 2.0 Flexpower, quatro portas
- Astra Sedã Elegance – motor 2.0 Flexpower, quatro portas
O Astra 2009 mantém a motorização Flexpower 2.0 litros em todas as versões, tanto com transmissão manual ou atomática, a qual desenvolve potência máxima de 128 cv com o uso exclusivo do álcool a 121 cv com gasolina, ambos a 5.200 rpm. O torque é de 19,6 kgfm com o álcool e de 18,3 kgfm com gasolina. Utilizando álcool, a velocidade máxima é de 203 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 9s1.
Segundo a montadora, com apenas gasolina no tanque o Astra 2.0 Flexpower com transmissão manual percorre 10,0 km por litro na cidade e 15,7 km por litro na estrada, mantendo uma média de 12,6 km/l. Quando abastecido com álcool, a montadora informa que seu consumo é de 7,2 km por litro na cidade e 10,8 km/l na estrada, registrando uma média combinada de 8,8 km/l.
Mesmo com algumas críticas ao seu motor 2.0 Flexpower, o Astra mantém sua posição de líder do segmento de hatchbacks médios no primeiro trimestre de 2008. Foram comercializadas 5.845 unidades no período. Este resultado equivale a 23,8% de participação, contra 15,9% do segundo colocado, o Volkswagen Golf.
Em 2007, o modelo foi o líder da categoria com 25.047 unidades comercializadas ao mercado interno, mais de 10 mil carros à frente do Golf, segundo colocado no ranking.
Emplacamentos/participação dos hatchbacks médios no 1º TRIMESTRE de 2008
1º Chevrolet Astra hatchback -> 5.845 unidades emplacadas, com 23,8%
2º Volkswagen Golf -> 3.900 unidades emplacadas, com 15,9%
3º Fiat Stilo -> 3.286 unidades emplacadas, com 13,4%
4º Ford Focus -> 3.066 unidades emplacadas, com 12,4%
5º Peugeot 307 -> 3.058 unidades emplacadas, com 12,4%
6º Vectra GT -> 3.028 unidades emplacadas, com 12,4%
Divulgação GM do Brasil / Foto de Fabio Gonzalez