Com status de mais barato do Brasil e itens de série como ar-condicionado, a chinesa Effa Motors traz dezoito unidades do monovolume M100 e dos utilitários ULC ao Brasil para sentir a receptividade do mercado. Os veículos foram espalhados por seis pontos de venda na Grande São Paulo e o principal destaque é o preço mais baixo do que o Mille, da Fiat.
Custando R$ 22.900, o Effa M100 vem de série com ar condicionado, vidros elétricos nas portas dianteiras, alarme, faróis e lanternas de neblina, comando interno do retrovisor, luz de pisca lateral, trava elétrica em todas as portas e na tampa do tanque de combustível, travamento e destravamento remota das portas e rádio AM/FM com CD Player e 3 alto-falantes. O M100 pesa 930 kg, mede 3, 56 metros de comprimento, 1,60 m de largura, 1,67 m de altura e 2,33 m de distância entreeixos. O modelo é equipado com motor 1.0 (970 cm³) da Suzuki de 47 cavalos de potência.
Já os modelos ULC (Ultra Light Commercial) têm proposta semelhante ao da antiga Towner. Trata-se de utilitários compactos disponíveis nas versões passageiros, furgão e picape, voltados para pequenas entregas dentro das cidades. A Effa Motors pretende comercializar o utilitário ULC com preço máximo de R$ 27 mil. O motor do ULC é o mesmo utilizado no M100.
As primeiras concessionárias da Effa estão localizadas nos bairros da Chácara Flora, Ibirapuera, Jaçanã, Vila Carrão e nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo. O primeiro lote de 400 veículos ainda não foi liberado para início das vendas.
Numa segunda etapa, a Effa pretende produzir veículos numa nova fábrica em Manaus. A montadora pretende colocar no Brasil mais cinco modelos em circulação nas ruas e estradas nacionais. Uma minivan, uma van picape, uma picape, um caminhão e um furgão estão na pauta da fabricante para Manaus.
O site G1 levou o piloto Guto Negrão da Stock Car para dirigir o Effa M100 e logo em seguida o Mille, da Fiat. Mesmo com potência menor que o Mille, o piloto avaliou positivamente o M100. A avaliação foi feita no ano passado, mas vale a pena dar uma conferida na matéria.
Site oficial da Effa Motors no Brasil - www.effamotors.com.br