Está virando rotina. Primeiro divulga-se uma imagem de apenas uma parte de um novo carro. Em seguida, mais imagens e informações vão sendo reveladas. A BMW está utilizando a mesma técnica e agora acaba de anunciar oficialmente a nova transmissão de sete velocidades para a nova geração da versão conversível do M3.
Depois de revelar imagens e alguns detalhes mecânicos, a BMW revelou que o novo destaque da terceira variante da série esportiva é o câmbio. A nova geração será lançada oficialmente ainda este ano e estreará a caixa de transmissão automática de sete velocidades DKG DriveLogic.
A tecnologia é similar à DSG de sete velocidads da Volkswagen. Na BMW, o novo câmbio é um mecanismo de dupla embreagem que oferece trocas de marchas mais rápidas, maior economia de combustível e, conseqüentemente, menor emissão de poluentes em comparação ao câmbio manual de seis marchas utilizado atualmente pelas versões Coupé e Sedan, que também ganham a opção do novo câmbio.
Segundo informações divulgadas pela BMW, o M3 Coupé (conversível) com a transmissão DKG DriveLogic melhora o seu desempenho, registrando a marca de 4,6 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h, ou seja, 0,2 segundos mais rápido que o modelo manual.
O novo sistema de dupla engrenagem permite que enquanto uma marcha esteja engatada outra fique pré-selecionada, o que permite melhorar o desempenho. Outros modelos esportivos, como o Audi TT e alguns modelos da Volkswagen também utilizam esta tecnologia.
O novo BMW M3 equipado com o câmbio DriveLogic ganharão hastes de troca de marchas atrás do volante (paddle-shifters), do tipo borboleta, em alumínio. O console central ganha uma tecla seletora que permite o acionamento do modo esportivo de condução. O modelo deve trazer o mesmo motor V8 de 414 cavalos de potência que equipam a versão coupé e sedan.
A apresentação oficial do novo M3 Conversível está prevista para março deste ano, no Salão do Automóvel de Genebra.