A Audi apresentou no Salão do Automóvel de Detroit, o Audi R8 V12 TDI Concept. O carro super-esportivo é equipado com um motor V12 TDI de apenas "500 cavalos de potência" à diesel. O torque também é ignorante e registra a marca de 101 kgm/f. Para efeito de comparação, o motor a gasolina da atual linha R8 tem 420 cv de potência e torque de 43,8 kgm.
Este novo motor V12, segundo a montadora, permito o Audi R8 V12 registrar a marca de apenas 4,2 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima do conceito ultrapassa a marca dos 300 km/h.
Este motor também deve equipar as futuras gerações do utilitário esportivo Q7. Para a Audi, o motor V12 TDI presente no conceito R8 é o futuro de uma família de motores da marca.
O irmão mais "forte" Audi R10, carro de corrida campeão de Le Mans Series utiliza um motor bastante semelhante ao do R8. Trata-se de um V12 também a diesel de 5,5 litros com 650 cv de potência que registra velocidade maxima de 330 km/h.
Seguindo a tendência ecologicamente correta, o Audi R8 V12 TDI Concept consegue registrar baixos níveis de emissão de poluentes. Segundo a montadora, o conceito está de acordo com as normas Euro 6 graças ao novo e mais preciso sistema de injeção, ao common rail e ao novo sistema catalisador.
Para manter a essência esportiva, o R8 V12 Concept possui transmissão de seis velocidades totalmente manual.
Para controlar toda a potência desta máquina com segurança, os sistemas de freio utilizam discos de cerâmica, 20 kg mais leves que os da versão anterior, com seis pistões em cada roda.