Nascidos para atender um regime de IPI nos anos 1990, os carros 1.0 estão nas ruas até hoje como versões de entrada de diversos modelos. O passar das décadas deram a eles mais potência e algumas tecnologias, sendo em sua maioria 3-cilindros, e diversas opções variando entre hatches, sedãs e, mais recentemente, até um SUV compacto, o Citroën Basalt.
Mas o quanto consomem? Listamos todos os modelos 1.0 do mercado brasileiro com seu consumo segundo o PBE Veícular (Programa Brasileiro de Etiquetagem), que segue um mesmo padrão para a homologação - esse número pode variar conforme o uso e trajeto, por exemplo, mas serve como uma referência de comparação igual entre todos.
Uma das pioneiras nos "milzinhos" com Chevette e Corsa, a Chevrolet usa um motor 1.0 aspirado de três cilindros com 78 cv e 9,6 kgfm com gasolina e 82 cv/10,6 kgfm com etanol, sendo seu principal diferencial para boa parte do segmento estar ligado a um câmbio manual de 6 marchas tanto no hatch Onix quanto no sedã, o Onix Plus.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Onix 1.0 | 9,3 km/litro | 11,4 km/litro | 13,3 km/litro | 16,5 km/litro |
Onix Plus 1.0 | 9,3 km/litro | 12 km/litro | 13,5 km/litro | 17,4 km/litro |
Com posicionamento mais de entrada dentro da Stellantis, a Citroën é uma das marcas que mais precisa das versões 1.0 em seu catálogo. Tanto que, além do hatch C3, a marca apresentou o Basalt, um SUV cupê que se posiciona inclusive diante de sedãs compactos com uma versão 1.0 aspirada, usando o 1.0 Firefly com 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv/10,5 kgfm com etanol. Seu diferencial é a arquitetura de 2 válvulas por cilindro, que prioriza o torque em baixas rotações. O câmbio é manual de 5 marchas em todos os modelos e versões.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Citroën C3 | 9,3 km/litro | 10,5 km/litro | 13 km/litro | 14,6 km/litro |
Citroën Basalt | 9,3 km/litro | 10,2 km/litro | 13 km/litro | 14,6 km/litro |
Da lista, a casa italiana é a que mais usa motores 1.0 em seus modelos. E é motores no plural, já que ainda está em linha o veterano 1.0 Fire, 4-cilindros, no subcompacto Mobi - são 73 cv e 9,5 kgfm com gasolina e 75cv/9,9 kgfm com etanol. Em Argo e Cronos, é o 3-cilindros Firefly, que você verá bastante nesta lista, com 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv/10,5 kgfm com etanol, sendo todos com câmbio manual de 5 marchas.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Fiat Mobi | 9,6 km/litro | 10,4 km/litro | 13,5 km/litro | 15 km/litro |
Fiat Argo | 9,4 km/litro | 10,6 km/litro | 13,6 km/litro | 15,1 km/litro |
Fiat Cronos | 9,8 km/litro | 11 km/litro | 13,4 km/litro | 15,6 km/litro |
Uma das primeiras a adotar um motor 1.0 de três cilindros, a Hyundai ainda aposta bastante em diversas versões com este motor. São 75 cv e 9,4 kgfm com gasolina e 80 cv/10,7 kgfm com etanol, sempre com o câmbio manual de 5 marchas tanto no HB20 quanto no sedã, HB20S.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Hyundai HB20 | 10 km/litro | 10,4 km/litro | 13,6 km/litro | 14,8 km/litro |
Hyundai HB20S | 9,4 km/litro | 10,4 km/litro | 13,2 km/litro | 15 km/litro |
No passado, a Peugeot chegou a compartilhar o motor 1.0 com a Renault, mas chegou a fazer muita publicidade quando o trocou por um 1.4. Mas a chegada do grupo Stellantis permitiu que o 208 fosse mais um a usar o 1.0 Firefly, o mesmo que você já viu mais acima com 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv/10,5 kgfm com etanol, com o mesmo câmbio manual de 5 marchas.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Peugeot 208 | 9,6 km/litro | 11,1 km/litro | 13,3 km/litro | 15,8 km/litro |
Ao lado da Fiat, a Renault também tem três modelos com motor 1.0 aspirado. A diferença para a casa italiana é que sempre está com o 3-cilindros Sce, com uma variação mais simples para o Kwid - são 68 cv e 9,4 kgfm com gasolina e 71 cv/10 kgfm com etanol. Em Logan e Stepway, que são dúvida para 2025, são 79 cv/10,2 kgfm com gasolina e 82 cv/10,5 kgfm com etanol.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Renault Kwid | 10,8 km/litro | 11 km/litro | 15,3 km/litro | 15,6 km/litro |
Renault Logan | 9,5 km/litro | 9,8 km/litro | 13,6 km/litro | 14,4 km/litro |
Renault Stepway | 9,3 km/litro | 9,3 km/litro | 13,0 km/litro | 13,7 km/litro |
Dentro da VW, o Polo é o único a usar o 1.0 aspirado tanto na versão Track quanto no MPI. São 77 cv e 9,6 kgfm com gasolina e 84 cv/10,3 kgfm com etanol, também com o câmbio manual de 5 marchas. Também é um motor conhecido há tempos, que estreou no Fox Bluemotion e já foi usado em Gol e Voyage por muitos anos.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
VW Polo 1.0 | 9,4 km/litro | 10,8 km/litro | 13,7 km/litro | 15,2 km/litro |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024; veja preços e equipamentos