Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Já foram mais populares, mas os carros "mil" ainda tem espaço no mercado brasileiro
Nascidos para atender um regime de IPI nos anos 1990, os carros 1.0 estão nas ruas até hoje como versões de entrada de diversos modelos. O passar das décadas deram a eles mais potência e algumas tecnologias, sendo em sua maioria 3-cilindros, e diversas opções variando entre hatches, sedãs e, mais recentemente, até um SUV compacto, o Citroën Basalt.
Mas o quanto consomem? Listamos todos os modelos 1.0 do mercado brasileiro com seu consumo segundo o PBE Veícular (Programa Brasileiro de Etiquetagem), que segue um mesmo padrão para a homologação - esse número pode variar conforme o uso e trajeto, por exemplo, mas serve como uma referência de comparação igual entre todos.
Chevrolet
Uma das pioneiras nos "milzinhos" com Chevette e Corsa, a Chevrolet usa um motor 1.0 aspirado de três cilindros com 78 cv e 9,6 kgfm com gasolina e 82 cv/10,6 kgfm com etanol, sendo seu principal diferencial para boa parte do segmento estar ligado a um câmbio manual de 6 marchas tanto no hatch Onix quanto no sedã, o Onix Plus.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Onix 1.0 | 9,3 km/litro | 11,4 km/litro | 13,3 km/litro | 16,5 km/litro |
Onix Plus 1.0 | 9,3 km/litro | 12 km/litro | 13,5 km/litro | 17,4 km/litro |
Citroën
Com posicionamento mais de entrada dentro da Stellantis, a Citroën é uma das marcas que mais precisa das versões 1.0 em seu catálogo. Tanto que, além do hatch C3, a marca apresentou o Basalt, um SUV cupê que se posiciona inclusive diante de sedãs compactos com uma versão 1.0 aspirada, usando o 1.0 Firefly com 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv/10,5 kgfm com etanol. Seu diferencial é a arquitetura de 2 válvulas por cilindro, que prioriza o torque em baixas rotações. O câmbio é manual de 5 marchas em todos os modelos e versões.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Citroën C3 | 9,3 km/litro | 10,5 km/litro | 13 km/litro | 14,6 km/litro |
Citroën Basalt | 9,3 km/litro | 10,2 km/litro | 13 km/litro | 14,6 km/litro |
Fiat
Da lista, a casa italiana é a que mais usa motores 1.0 em seus modelos. E é motores no plural, já que ainda está em linha o veterano 1.0 Fire, 4-cilindros, no subcompacto Mobi - são 73 cv e 9,5 kgfm com gasolina e 75cv/9,9 kgfm com etanol. Em Argo e Cronos, é o 3-cilindros Firefly, que você verá bastante nesta lista, com 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv/10,5 kgfm com etanol, sendo todos com câmbio manual de 5 marchas.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Fiat Mobi | 9,6 km/litro | 10,4 km/litro | 13,5 km/litro | 15 km/litro |
Fiat Argo | 9,4 km/litro | 10,6 km/litro | 13,6 km/litro | 15,1 km/litro |
Fiat Cronos | 9,8 km/litro | 11 km/litro | 13,4 km/litro | 15,6 km/litro |
Hyundai
Uma das primeiras a adotar um motor 1.0 de três cilindros, a Hyundai ainda aposta bastante em diversas versões com este motor. São 75 cv e 9,4 kgfm com gasolina e 80 cv/10,7 kgfm com etanol, sempre com o câmbio manual de 5 marchas tanto no HB20 quanto no sedã, HB20S.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Hyundai HB20 | 10 km/litro | 10,4 km/litro | 13,6 km/litro | 14,8 km/litro |
Hyundai HB20S | 9,4 km/litro | 10,4 km/litro | 13,2 km/litro | 15 km/litro |
Peugeot
No passado, a Peugeot chegou a compartilhar o motor 1.0 com a Renault, mas chegou a fazer muita publicidade quando o trocou por um 1.4. Mas a chegada do grupo Stellantis permitiu que o 208 fosse mais um a usar o 1.0 Firefly, o mesmo que você já viu mais acima com 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv/10,5 kgfm com etanol, com o mesmo câmbio manual de 5 marchas.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Peugeot 208 | 9,6 km/litro | 11,1 km/litro | 13,3 km/litro | 15,8 km/litro |
Renault
Ao lado da Fiat, a Renault também tem três modelos com motor 1.0 aspirado. A diferença para a casa italiana é que sempre está com o 3-cilindros Sce, com uma variação mais simples para o Kwid - são 68 cv e 9,4 kgfm com gasolina e 71 cv/10 kgfm com etanol. Em Logan e Stepway, que são dúvida para 2025, são 79 cv/10,2 kgfm com gasolina e 82 cv/10,5 kgfm com etanol.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
Renault Kwid | 10,8 km/litro | 11 km/litro | 15,3 km/litro | 15,6 km/litro |
Renault Logan | 9,5 km/litro | 9,8 km/litro | 13,6 km/litro | 14,4 km/litro |
Renault Stepway | 9,3 km/litro | 9,3 km/litro | 13,0 km/litro | 13,7 km/litro |
Volkswagen
Dentro da VW, o Polo é o único a usar o 1.0 aspirado tanto na versão Track quanto no MPI. São 77 cv e 9,6 kgfm com gasolina e 84 cv/10,3 kgfm com etanol, também com o câmbio manual de 5 marchas. Também é um motor conhecido há tempos, que estreou no Fox Bluemotion e já foi usado em Gol e Voyage por muitos anos.
Cidade (E) | Estrada (E) | Cidade (G) | Estrada (G) | |
VW Polo 1.0 | 9,4 km/litro | 10,8 km/litro | 13,7 km/litro | 15,2 km/litro |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2024; veja preços e equipamentos