Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre
Com motor 1.0 aspirado, como se compara a Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Fiat Cronos
A Citroën surpreendeu ao anunciar a versão de entrada do Basalt por R$ 89.990. É posicionado como o SUV compacto mais barato do país, mas dentro do segmento, único que usa motor 1.0 aspirado. Na verdade, seu principal alvo está pintado nos sedãs compactos 1.0, como Fiat Cronos, Hyundai HB20S e Chevrolet Onix Plus.
Pode não parecer, mas é uma fatia de mercado que tem um mercado importante. Famílias e profissionais buscam os sedãs 1.0, e agora com o Basalt, pelo amplo espaço interno e grande porta-malas. Com a mecânica 1.0 aspirada e câmbio manual, também chegam com certa eficiência em consumo de combustível e um desempenho justo para o uso urbano, principalmente.
Como é o Citroën Basalt Feel 1.0?
Quando uma versão Feel 1.0 foi ventilada, era esperado que o SUV tivesse rodas de ferro com calotas, como acontece no C3 Aircross Feel. Mas tem rodas de 16" de liga-leve em cinza e pouco o diferencia das demais versões, como a ausência dos faróis de neblina e alguns detalhes menores.
Por dentro, a versão tem o painel de instrumentos em tela de 7" e sistema multimídia de 10" com espelhamentos sem fios. Mais uma vez, não há uma grande diferença no acabamento, como a ausência dos bancos em imitação de couro, porém em tecido com um visual até interessante. Em segurança, tem 4 airbags e os obrigatórios controle de tração e estabilidade.
O motor é o conhecido Firefly, 1.0 aspirado 3-cilindros, com 2 válvulas por cilindro. Tem 71 cv e 10 kgfm com gasolina e 75 cv e 10,5 kgfm com etanol. Em um carro de 1.120 kg, tem consumo homologado pelo Inmetro de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina, e 9,3 e 10,2 km/litro, respectivos, com etanol.
As dimensões são as mesmas em todas as versões do Citroën Basalt: 4.343 mm de comprimento, ou 23 mm maior que o C3 Aircross. Porém, ele privilegia o balanço traseiro para criar uma harmonia pelo caimento cupê do teto, com 2.645 mm entre os eixos, ou 30 mm menor que o Aircross. Com isso, o Basalt chegou aos 490 litros de porta-malas pela medição VDA.
Qual a concorrência do Basalt Feel 1.0?
Como não existem SUVs compactos 1.0, só restam os sedãs compactos com esse tipo de motor. No mercado, temos Chevrolet Onix Plus 1.0 LT (R$ 101.590); Hyundai HB20S Comfort Plus (R$ 97.690) e Fiat Cronos Drive 1.0 (R$ 95.990). E vale considerar o preço de tabela do Basalt, R$ 96.990, para esta comparação.
O Fiat Cronos Drive 1.0 usa o mesmo motor do Basalt. Nesta versão, tem central multimídia com tela de 7"; luzes diurnas halógenas; sensor de estacionamento traseiro; airbag duplo; rodas de ferro de 15"; ar-condicionado; computador de bordo e controles de tração e estabilidade. Tem 4.364 mm de comprimento; 2.521 mm de entre-eixos e porta-malas com capacidade de 525 litros.
O Chevrolet Onix LT 1.0 é a única versão do sedã compacto com o motor 1.0 aspirado de 78/82 cv e 9,6/10,6 kgfm, aqui com um câmbio manual de 6 marchas. Tem 4.474 mm de comprimento e 2.600 mm de entre-eixos, com porta-malas de 469 litros. Na lista de equipamentos, 6 airbags; acendimento automático dos faróis; rodas de ferro de 15" com calotas; ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamentos sem fios; câmera de ré; chave presencial com partida por botão e outros itens. É o mais completo, apesar de mais caro.
O terceiro sedã é o Hyundai HB20S 1.0 Comfort Plus. A versão de entrada tem 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm, ligado ao câmbio manual de 5 marchas. Tem 4.325 mm de comprimento, sendo 2.530 mm no entre-eixos, com um porta-malas de 475 litros. Entre os itens de série, acendimento automático dos faróis; sistema multimídia com tela de 8" e espelhamentos sem fios; câmera de ré; 6 airbags; coluna de direção com ajustes de altura e profundidade; rodas de ferro de 15" com calotas e mais.
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