Nesta edição do Semana Motor1.com Brasil, a Volkswagen finalmente revelou os detalhes da nova Amarok 2025 para o mercado brasileiro, confirmando o que já tínhamos adiantado e mantendo os preços e versões da picape. Outro lançamento importante foi o do Hyundai Palisade, marcando uma nova era de carros importados da marca por aqui.
No Japão, rumores começaram a aparecer dando conta de que a nova geração de motores a combustão da Toyota seria capaz de entregar até 600 cv de potência, número que é menor para aplicações de rua. A Ford ainda deu dicas de como vai ficar a linha da F-150, que deve receber uma atualização visual nos próximos meses. No Momento Inside EVs, a Hyundai ainda confirmou a chegada do Ioniq 5 ao Brasil, que será o próximo lançamento da empresa por aqui.
Volkswagen Amarok 2025
A Volkswagen finalmente lançou a nova Amarok 2025 no Brasil, com novidades significativas em seu design e equipamentos. O modelo recebeu uma nova dianteira, que agora conta com faróis de LED, além de novos capô, para-choque e para-lamas. Na traseira, as mudanças são mais sutis, limitando-se a novos emblemas e, na versão mais completa, um santantônio de fábrica.
Internamente, a Amarok passou por uma atualização nos materiais da cabine, embora o painel continue sendo analógico. Uma nova central multimídia com tela de nove polegadas foi adicionada, oferecendo conectividade sem fio.
A linha começa com a Comfortline V6, disponível por R$ 309.990. A versão intermediária Highline V6 custa R$ 328.990, enquanto a Extreme V6, a mais completa, sai por R$ 350.990. Todas as versões vêm de fábrica com rodas de liga leve, seis airbags, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, faróis de LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além da central multimídia.
A versão Highline ainda conta com o Safer Tag, que é equipamento no painel com funções de assistência passiva, como alerta de colisão frontal e de mudança de faixa. No entanto, esses sistemas apenas emitem alertas, sem intervenções automáticas.
Todas as versões da Amarok 2025 são equipadas com o motor 3.0 V6 biturbo a diesel, que entrega 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. A picape possui tração integral, mas sem reduzida.
Hyundai Palisade (BR)
O Hyundai Palisade foi lançado oficialmente no Brasil. O SUV grande, com quase 5 metros de comprimento e 2,90 metros de entre-eixos, chega para disputar espaço no mercado de veículos de luxo. O Palisade é capaz de acomodar até oito passageiros em três fileiras de assentos. O interior é luxuoso, com acabamento em couro e telas integradas para o painel de instrumentos e central multimídia. O modelo também conta com ar-condicionado de três zonas e teto-solar duplo.
Sob o capô, o Palisade traz um motor 3.8 V6 a gasolina, aspirado, que entrega 295 cv de potência e 36 kgfm de torque. A tração é integral, e o câmbio é automático de oito marchas. No entanto, o consumo é de 7,3 km/l na cidade, segundo o InMetro. Com o preço inicial de R$ 449.990 na pré-venda, o Palisade não está posicionado para competir diretamente com modelos como o Jeep Commander, mas sim com veículos de marcas de luxo, como Land Rover. As entregas do modelo estão previstas para setembro.
Toyota Prius - Motor
A Toyota está prometendo uma revolução com sua nova geração de motores a combustão, que está sendo desenvolvida em conjunto com a Mazda e Subaru. Informações vindas do Japão indicam que o novo motor 2.0 turbo a gasolina poderá alcançar 600 cv de potência em configurações para competição. Versões de rua desse motor devem variar entre 300 e 400 cv, com torque de até 56 kgfm.
Esses motores serão capazes de operar com uma variedade de combustíveis, incluindo hidrogênio líquido, etanol e gasolina sintética, mostrando a aposta da Toyota em uma alternativa aos veículos totalmente elétricos. Além disso, os novos motores terão blocos até 10% menores, mas com um ganho de 30% em eficiência energética em comparação com os motores atuais. A data de lançamento ainda não foi divulgada.
Nova Ford F-150 Lariat
Depois de quase um ano desde o lançamento da F-150 reestilizada nos Estados Unidos, a Ford finalmente deu indícios sobre seus planos para o modelo no Brasil. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a marca mostrou as versões Lariat e Raptor da picape, indicando que a atual versão Platinum pode ser descontinuada no Brasil, com a Raptor assumindo o posto de topo de linha.
A versão Lariat deverá manter o motor 5.0 V8, que entrega 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de dez marchas e tração 4x4. Já a Raptor pode continuar com o motor 3.5 V6 biturbo, que oferece até 450 cavalos. No entanto, há especulações sobre a possibilidade da chegada da Raptor R, equipada com um motor V8 5.2 sobrealimentado por compressor, que entrega impressionantes 720 cv.
Hyundai Ioniq 5
A Hyundai anunciou que o seu próximo lançamento no Brasil será o Ioniq 5, um modelo elétrico que já está fazendo sucesso em outros mercados. Apesar de sua aparência de hatch compacto, o Ioniq 5 tem mais de 4,60 metros de comprimento, superando o Jeep Compass em tamanho.
No mercado brasileiro, a Hyundai deverá importar a versão mais completa do Ioniq 5, que conta com uma arquitetura de 800 volts, permitindo carregamento rápido por mais tempo sem superaquecimento. Essa versão traz uma bateria de 72,6 kWh, alimentando dois motores elétricos que juntos entregam 305 cavalos de potência e 61,7 kgfm de torque. A autonomia declarada é de 500 quilômetros. Ainda não há informações sobre o preço do modelo no Brasil, mas espera-se que ele chegue ao mercado até o final do ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volkswagen Amarok 2025 sofre reajuste geral de preços; veja nova tabela
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
VW Argentina: "Trazer de volta o Golf é uma prioridade para nós"
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Nova Amarok: Projeto Patagonia une VW e SAIC para nova picape média