O Renault Kardian é mais do que um novo SUV compacto no já concorrido segmento. Para a Renault, é o primeiro passo de uma nova fase no mercado brasileiro, com uma nova plataforma, novo motor turbo e um investimento pesado em design e qualidade de acabamento e equipamentos de tecnologias.
Ricardo Gondo é Presidente da Renault do Brasil. É a melhor pessoa para falar do projeto do Kardian e o que mais a marca fará no mercado brasileiro nos próximos anos, como a chegada de dois novos SUVs nesta mesma base, para a categoria de médios, e a nova geração da Oroch, já mostrada em forma de conceito, a Niagara.
O Novo Renault Kardian estreia a plataforma RGMP, uma base que será essencial na nova estratégia da marca. A Renault já falou que seus produtos serão mais refinados e com maior valor agregado, buscando uma maior rentabilidade, além de tirar a fama de carros simples demais em prol do custo, como aconteceu com Sandero e Logan.
No catálogo da marca, há elétricos como o Mégane e Kwid E-Tech, mas o próprio Duster passou por mudanças para melhorar seu posicionamento no segmento. O Kardian é o primeiro lançamento com esta nova base e um novo 1.0 turbo com a transmissão de dupla embreagem de seis marchas. Ainda terão novidades da Renault em nosso mercado, que ao menos tentamos descobrir durante a entrevista com o executivo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos