Até onde vale a pena buscar um seminovo no lugar de um carro zero? Esta é uma das perguntas que mais ouvimos em nosso dia a dia, principalmente em uma era onde os mais baratos já estão em uma faixa que facilmente ultrapassam os R$ 80 mil. Muitas vezes, dá para ter o mesmo modelo, pouco rodado, mas em uma versão mais completa e pagando o mesmo.
Obviamente que existem variáveis como taxa de juros para financiamento melhor para os carros novos e a preferência pessoal por um carro em que você seja o primeiro dono, mas o bolso pode impactar na decisão de alguma forma. Separamos, com base em 5 modelos mais baratos até R$ 80 mil, qual versão dá para levar para casa com até 3 anos de uso anunciados em sites de classificados. E esses preços ainda não constam os futuros descontos pela redução de impostos.
No começo de 2022, o Renault Kwid foi reestilizado. Hoje, sua versão de entrada, Zen, custa R$ 68.990 e é o mais barato do Brasil. Uma busca em classificados nos mostra que, pelo mesmo valor, você pode levar um Kwid Outsider, a versão mais completa já com sistema multimídia, rodas de liga-leve e bancos em couro, pelo mesmo valor, em unidades 2022/2023 com entre 10.000 e 20.000 km rodados. Há também a versão Intense na mesma faixa.
Com o Fiat Mobi, é uma situação parecida com o Renault Kwid. O Mobi Like 1.0 novo custa R$ 68.990 e tem basicamente os itens como direção hidráulica e ar-condicionado. No mercado de seminovos, encontramos o Mobi Trekking, versão com visual mais aventureiro e mais completo, como o sistema multimídia com espelhamento sem fios e outros itens a mais, em unidades 2022/2023 entre 10.000 e 20.000 km rodados. Se quiser voltar um pouco mais, há o bom Mobi Drive, com o 1.0 Firefly, 2020 por cerca de R$ 52.000 a R$ 55.000.
Recentemente, a Peugeot colocou o 208 Like a R$ 69.990 na linha 2023/2023. Perdeu itens quando comparado ao 2022, como sistema multimídia trocado por um aparelho mais simples, e sem as luzes diurnas em LEDs, por exemplo. O mercado de usados tem essas unidades Like 1.0 mais completas por pouco mais de R$ 70 mil ou, se optar por modelos 2021 ou 2022, com o motor 1.6. Acima dos R$ 70 mil, há até os automáticos. Mas vale o cuidado: boa parte delas são de locadores, mais rodados. Procure bem.
O volume deste novo C3 nos classificados ainda é mais baixo que de Kwid e Mobi por tempo de mercado. A versão Live 1.0 0km custa R$ 72.990 em seu site oficial, mas há as versões Live Pack e Feel, com o mesmo motor e mais equipadas, até abaixo dos R$ 70 mil, sendo alguns abaixo dos 10.000 km rodados. Vale a pena procurar estas poucas unidades ou negociar no concessionário.
Por R$ 79.790, você leva um Fiat Argo 1.0, sua versão de entrada. Como um seminovo, o salto pode ser para o Argo Trekking, já com motor 1.3 aspirado e mais equipamentos, além do visual aventureiro. Há unidades 2022/2022, ainda com o visual antes da leve reestilização, ou algumas poucas 2023/2023 já atualizadas. Se não gostar do visual aventureiro, há também o Argo Drive S-Design com o motor 1.3.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre