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Picapes diesel automáticas: o que oferecem as versões de entrada

Com preços já acima dos R$ 200 mil, quais os principais equipamentos das médias vendidas no mercado brasileiro

Picapes AT abre

Apesar das picapes serem conhecidas como veículos para trabalho, boa parte do mercado do segmento de médias prefere a transmissão automática na hora da compra. Mas o que cada versão de entrada oferece ao comprador que procura esse conforto, além da autonomia e força dos motores turbodiesel? 

Listamos por ordem de preço as versões de entrada das picapes médias vendidas no Brasil com o câmbio automático, o que trazem de equipamentos e as faltas sentidas quando as comparamos com as mais caras. Vale observar que todas as médias já ultrapassam os R$ 200 mil, sendo a maioria até acima dos R$ 230 mil. 

Ford Ranger XLS 2.2: R$ 203.790 (R$ 243.990 com 4x4)

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.168 kg
POTÊNCIA E TORQUE 160 cv e 39,3 kgfm
TRANSMISSÃO automática 6 marchas, tração 4x2

Com uma boa margem, a Ford Ranger XLS é a mais barata da lista, mas ainda acima dos R$ 200 mil. Mas seu motor 2.2 turbodiesel é o menos potente de todos, com 160 cv e 39,3 kgfm de torque, além da tração apenas 4x2. A lista de equipamentos contempla 3 airbags (frontais e de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, direção elétrica, câmera de ré, sistema multimídia com tela de 8" e sensores de estacionamento como destaques. 

A versão XLS 4x4, de R$ 243.990, é a logo acima já com a tração 4x4. Tem o mesmo motor, mas com 7 airbags, diferencial traseiro com blocante, piloto automático e rodas de 17", além de uma versão mais moderna do sistema multimídia, o SYNC3. 

Mitsubishi L200 Triton Outdoor 2.4 GLS: R$ 236.990

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.055 kg 
POTÊNCIA E TORQUE 190 cv e 43,9 kgfm
TRANSMISSÃO automática de 5 marchas, tração 4x4

Uma das picapes mais tradicionais do mercado brasileiro, apesar da vendas tímidas nos últimos tempos, a Mitsubishi L200 Triton se divide em Outdoor e Sport com mudanças visuais e mecânicas. A Outdoor oferece a transmissão automática na versão GLS, com o motor 2.4 turbodiesel de 190 cv, mas aqui com o câmbio de 5 marchas. Em equipamentos, oferece rodas de 16", protetor de caçamba em X-Liner, ar-condicionado manual, sistema multimídia com tela de 7" e os controles de tração e estabilidade e apenas 2 airbags. 

A tração 4x4 tem o diferencial da função 4H, que pode ser utilizada no asfalto, por exemplo, algo que não pode ser feito nos sistemas tradicionais, a não ser integral como da VW Amarok. 

Mitsubishi L200 Triton Sport GLS 2.4: R$ 250.990

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.055 kg
POTÊNCIA E TORQUE 190 cv e 43,9 kgfm
TRANSMISSÃO automática de 6 marchas, tração 4x4

Com o novo visual, a L200 Triton adota o Sport. A versão GLS é cerca de R$ 14 mil mais cara que a Outdoor, mas já troca o câmbio pelo novo, com 6 marchas, e o mesmo sistema de tração 4x4 com a função High, para uso no asfalto. As rodas são de 18" e recebe itens como ar-condicionado digital, sistema multimídia com tela de 7", chave presencial e os controles de tração e estabilidade.

Chevrolet S10 LT 2.8: R$ 262.840

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.132 kg 
POTÊNCIA E TORQUE 200 cv e 51 kgfm
TRANSMISSÃO automática de 6 marchas, tração 4x4

A Chevrolet S10 já foi a picape média mais potente da lista, com 200 cv e 51 kgfm de torque no 2.8. Agora abaixo da Hilux, segue como uma das favoritas mesmo assim. Na versão LT, já oferece os 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de 18", piloto automático, sistema multimídia com tela de 7", sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e outros itens. 

Nissan Frontier Attack 2.3: R$ 267.190

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.040 kg
POTÊNCIA E TORQUE 190 cv e 45,9 kgfm
TRANSMISSÃO automática de 7 marchas, tração 4x4

Perto de uma reestilização, a Nissan Frontier aparece na lista com a versão Attack. Com o câmbio automático de 7 marchas, usa o motor 2.3 de 190 cv, biturbo, e 45,9 kgfm de torque. Entre os equipamentos, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento, câmera de ré, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, mas apenas 2 airbags. Se destaca pela suspensão traseira com molas helicoidais, não feixes como tradicionalmente no segmento.

Toyota Hilux SR 2.8: R$ 271.190

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.010 kg
POTÊNCIA E TORQUE 204 cv e 50,9 kgfm
TRANSMISSÃO automática de 6 marchas, tração 4x4

Mais vendida do segmento, a Toyota Hilux é quase a mais cara da lista. Por outro lado, é a mais potente e uma das mais equipadas desde a versão SR. São 7 airbags, ar-condicionado automático, rodas de 17", tração 4x4 com bloqueio do diferencial traseiro, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento, além dos 204 cv e 51 kgfm de torque. Fica devendo na capacidade de carga, uma das menores entre as médias. 

VW Amarok Comfortline 2.0: R$ 277.660

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.134 kg
POTÊNCIA E TORQUE 180 cv e 42,8 kgfm
TRANSMISSÃO automática de 8 marchas, tração integral automática

Esquecida principalmente desde o lançamento da versão V6, a VW Amarok 2.0TD segue nas lojas. Usa o menor motor, biturbo, com 180 cv e 42,8 kgfm. Usa o câmbio automático de 8 marchas e um sistema de tração integral de distribuição automática. A versão Comfortline oferece rodas de 17", controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático de 2 zonas, computador de bordo e piloto automático, entre outros. 

Extra - Fiat Toro Freedom 2.0 TD: R$ 183.690

Picapes diesel automáticas (versões de entrada)
CAPACIDADE DE CARGA 1.010 kg
POTÊNCIA E TORQUE 170 cv e 35,7 kgfm
TRANSMISSÃO automática de 9 marchas, tração integral automática

A Toro não é uma picape média, e por isso aparece como um extra. Sua versão mais barata é a Freedom com o conjunto de motor e câmbio que selecionamos para a lista. É mais barata e bem equipada, mas longe de ter a capacidade fora-de-estrada e de resistência das picapes tradicionais de chassi-carroceria. Se seu uso for mais urbano, é uma melhor opção pelas dimensões, mas não faz a mesma coisa que as demais em outros ambientes.

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