Apesar das picapes serem conhecidas como veículos para trabalho, boa parte do mercado do segmento de médias prefere a transmissão automática na hora da compra. Mas o que cada versão de entrada oferece ao comprador que procura esse conforto, além da autonomia e força dos motores turbodiesel?
Listamos por ordem de preço as versões de entrada das picapes médias vendidas no Brasil com o câmbio automático, o que trazem de equipamentos e as faltas sentidas quando as comparamos com as mais caras. Vale observar que todas as médias já ultrapassam os R$ 200 mil, sendo a maioria até acima dos R$ 230 mil.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.168 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 160 cv e 39,3 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática 6 marchas, tração 4x2 |
Com uma boa margem, a Ford Ranger XLS é a mais barata da lista, mas ainda acima dos R$ 200 mil. Mas seu motor 2.2 turbodiesel é o menos potente de todos, com 160 cv e 39,3 kgfm de torque, além da tração apenas 4x2. A lista de equipamentos contempla 3 airbags (frontais e de joelho para o motorista), controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, direção elétrica, câmera de ré, sistema multimídia com tela de 8" e sensores de estacionamento como destaques.
A versão XLS 4x4, de R$ 243.990, é a logo acima já com a tração 4x4. Tem o mesmo motor, mas com 7 airbags, diferencial traseiro com blocante, piloto automático e rodas de 17", além de uma versão mais moderna do sistema multimídia, o SYNC3.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.055 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 190 cv e 43,9 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática de 5 marchas, tração 4x4 |
Uma das picapes mais tradicionais do mercado brasileiro, apesar da vendas tímidas nos últimos tempos, a Mitsubishi L200 Triton se divide em Outdoor e Sport com mudanças visuais e mecânicas. A Outdoor oferece a transmissão automática na versão GLS, com o motor 2.4 turbodiesel de 190 cv, mas aqui com o câmbio de 5 marchas. Em equipamentos, oferece rodas de 16", protetor de caçamba em X-Liner, ar-condicionado manual, sistema multimídia com tela de 7" e os controles de tração e estabilidade e apenas 2 airbags.
A tração 4x4 tem o diferencial da função 4H, que pode ser utilizada no asfalto, por exemplo, algo que não pode ser feito nos sistemas tradicionais, a não ser integral como da VW Amarok.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.055 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 190 cv e 43,9 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração 4x4 |
Com o novo visual, a L200 Triton adota o Sport. A versão GLS é cerca de R$ 14 mil mais cara que a Outdoor, mas já troca o câmbio pelo novo, com 6 marchas, e o mesmo sistema de tração 4x4 com a função High, para uso no asfalto. As rodas são de 18" e recebe itens como ar-condicionado digital, sistema multimídia com tela de 7", chave presencial e os controles de tração e estabilidade.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.132 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 200 cv e 51 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração 4x4 |
A Chevrolet S10 já foi a picape média mais potente da lista, com 200 cv e 51 kgfm de torque no 2.8. Agora abaixo da Hilux, segue como uma das favoritas mesmo assim. Na versão LT, já oferece os 6 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de 18", piloto automático, sistema multimídia com tela de 7", sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré e outros itens.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.040 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 190 cv e 45,9 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática de 7 marchas, tração 4x4 |
Perto de uma reestilização, a Nissan Frontier aparece na lista com a versão Attack. Com o câmbio automático de 7 marchas, usa o motor 2.3 de 190 cv, biturbo, e 45,9 kgfm de torque. Entre os equipamentos, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento, câmera de ré, bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, mas apenas 2 airbags. Se destaca pela suspensão traseira com molas helicoidais, não feixes como tradicionalmente no segmento.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.010 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 204 cv e 50,9 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática de 6 marchas, tração 4x4 |
Mais vendida do segmento, a Toyota Hilux é quase a mais cara da lista. Por outro lado, é a mais potente e uma das mais equipadas desde a versão SR. São 7 airbags, ar-condicionado automático, rodas de 17", tração 4x4 com bloqueio do diferencial traseiro, sistema multimídia com tela de 8" e espelhamento, além dos 204 cv e 51 kgfm de torque. Fica devendo na capacidade de carga, uma das menores entre as médias.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.134 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 180 cv e 42,8 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática de 8 marchas, tração integral automática |
Esquecida principalmente desde o lançamento da versão V6, a VW Amarok 2.0TD segue nas lojas. Usa o menor motor, biturbo, com 180 cv e 42,8 kgfm. Usa o câmbio automático de 8 marchas e um sistema de tração integral de distribuição automática. A versão Comfortline oferece rodas de 17", controles de tração e estabilidade, ar-condicionado automático de 2 zonas, computador de bordo e piloto automático, entre outros.
CAPACIDADE DE CARGA | 1.010 kg |
POTÊNCIA E TORQUE | 170 cv e 35,7 kgfm |
TRANSMISSÃO | automática de 9 marchas, tração integral automática |
A Toro não é uma picape média, e por isso aparece como um extra. Sua versão mais barata é a Freedom com o conjunto de motor e câmbio que selecionamos para a lista. É mais barata e bem equipada, mas longe de ter a capacidade fora-de-estrada e de resistência das picapes tradicionais de chassi-carroceria. Se seu uso for mais urbano, é uma melhor opção pelas dimensões, mas não faz a mesma coisa que as demais em outros ambientes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Qual o consumo dos carros 1.0 aspirados, segundo o Inmetro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
BYD Shark: com quais picapes médias topo de linha ela irá competir?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Citroën Basalt Feel 1.0: veja detalhes da versão básica e com quem concorre