O consumidor pede (ou compra), os fabricantes atendem. Temos hoje em nosso mercado uma busca grande por SUVs compactos automáticos, mais até do que entre os hatches e sedãs. Eles não são exatamente baratos, mas representam o degrau de acesso à categoria dos carros mais desejados atualmente. Listamos aqui então os 10 SUVs compactos com câmbio automático mais baratos do Brasil.
Antes de continuar, vale a observação. Seguimos o que a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) classifica como SUVs compactos inclusive em nossas análises de mercado. Também desconsideramos as versões para o público PCD, mesmo que elas apareçam nos configuradores de algumas das marcas.
Apesar de tímido no ranking de vendas, o Peugeot 2008 toma a ponta nesta lista. A versão Allure tem motor 1.6 aspirado de 118 cv com câmbio de 6 marchas (uma vantagem diante do segundo colocado, o Caoa Chery Tiggo 2) e pode cativar compradores pela posição de dirigir mais esportiva com o volante de menor diâmetro e o painel elevado (i-cockpit), além do sistema multimídia com tela de 7" e espelhamento de smartphones via Apple CarPlay/Android Auto.
Ele foi o primeiro modelo lançado pela Chery sob a administração da Caoa. O Tiggo 2X aparece aqui na versão Look, com o motor 1.5 aspirado de até 115 cv acoplado a um câmbio automático de 4 marchas (caixa Aisin, como a que equipa o Toyota Etios). Na lista de itens de série, o há um sistema multimídia com tela de 8". Mas, assim como no 2008, fica devendo o controle de estabilidade (ESP).
Mesmo após a renovação, o Renault Duster continua a apostar em custo/benefício. Temos aqui a primeira versão com câmbio CVT, de funcionamento isento de trocas, e que já traz os controles de tração e estabilidade como item de série. Fica devendo o sistema multimídia, um opcional, assim como as rodas de liga-leve. Porém, oferece um amplo espaço interno e porta-malas, além de ser um lançamento - o que significa que seguirá sem mudanças por um bom tempo.
O Renegade perdeu a opção de câmbio manual em 2019 e recebeu esta versão STD para continuar a ter uma tabela de preços começando abaixo dos R$ 80 mil. Para ficar mais barato, usaram as rodas do modelo pré-reestilização e deixaram de fora os faróis de neblina e as lanternas em LEDs (mas o ESP permanece). Por dentro, não há sistema de som, mas o freio de estacionamento elétrico foi mantido.
Outro chinês em nossa lista. O JAC T40 tem motor 1.6 de 138 cv com câmbio CVT que simula 6 marchas e nesta versão traz ESP e assistente de partida em rampas como itens de série. Também se destaca pelo bom espaço interno, mas vale observar a quantidade limitada de concessionárias pelo país, além da desvalorização acentuada - um problema que também acomete o Tiggo 2 mostrado anteriormente.
Um veterano, o Ford EcoSport adotou o câmbio automático de 6 marchas com o novo motor Dragon, o 1.5 aspirado de 3 cilindros com 137 cv. Mandou embora o automatizado PowerShift e voltou de cara nova disposto a brigar no segmento. Mas a idade do projeto começa a pesar, principalmente no espaço interno e no estepe preso à traseira. Ao menos traz o ESP e o sistema multimídia de 6.5" com Apple CarPlay e Android Auto.
Sim, ele tem a mesma mecânica do Peugeot 2008, mas o C4 Cactus consegue oferecer maior espaço interno por conta de seu projeto mais recente. Aos que procuram um SUV automático com visual mais refinado, o Cactus tem rodas de 17" e faróis de neblina, além dos controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas. Ao volante, lembra mais um hatch que um SUV, o que pode agradar a alguns compradores.
Um dos queridinhos do mercado, o Hyundai Creta Smart 1.6 tem a lista de equipamentos limitada. Vem com os controles de tração e estabilidade, mas não traz sistema multimídia (possui um rádio simples) nem faróis de neblina. O motor 1.6 aspirado rende até 130 cv e está ligado a uma caixa automática de 6 marchas com sistema start stop para economia de combustível.
Ele nasceu como uma opção mais acessível ao HR-V. O WR-V divide opiniões quando diz que é um SUV - há quem diga que ele é o novo Fit Twist, uma versão aventureira do hatch da geração anterior. Traz o conhecido motor 1.5 aspirado de 116 cv com o câmbio CVT, mas ainda não tem os sistemas de controle de tração e estabilidade do Fit. Ao menos tem ar-condicionado automático digital e automático. Deve mudar em breve.
Outro queridinho do mercado, o Kicks fecha a lista. A Nissan foi colocando itens com o tempo em seu SUV e hoje ele traz sistema multimídia desde a versão de entrada, assim como os controles de tração e estabilidade. O motor 1.6 de 114 cv é o mais fraco dos 10 modelos listados, mas o câmbio CVT bem ajustado e o baixo peso do SUV ajudam, compensando na economia de combustível.
MODELO | PREÇO |
Peugeot 2008 Allure 1.6 AT | R$ 69.990 |
Caoa Chery Tiggo 2 Look 1.5 AT | R$ 69.990 |
Renault Duster Zen 1.6 CVT | R$ 77.790 |
Jeep Renegade STD 1.8 AT | R$ 79.290 |
JAC T40 1.6 CVT Pack2 | R$ 79.490 |
Ford EcoSport SE 1.5 AT | R$ 80.840 |
Citroën C4 Cactus Feel 1.6 AT | R$ 83.090 |
Hyundai Creta Smart 1.6 AT | R$ 86.490 |
Honda WR-V EX 1.5 CVT | R$ 84.800 |
Nissan Kicks S 1.6 CVT | R$ 86.990 |
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