Em tempos de combustível cada vez mais caro e a busca pela redução de gases poluentes, as fabricantes de automóveis investem em alternativas para melhorar a tal da eficiência energética. Se quando a crise do petróleo tirou os V8 de cena e trouxe motores menores para o mercado, chegamos aos atuais 3 cilindros com turbo e injeção direta de combustível. Sem falar na eletrificação, é claro.
Nos anos 1990, os motores 1.0 se popularizaram. Aproveitando uma tributação mais baixa para motores de até 1 litro, os famosos "carros populares" logo ganharam as ruas com preço mais baixo e consumo contido, porém com desempenho limitado. Chegamos depois aos motores de 3 cilindros em 1 litro, começando pelo Kia Picanto, com menos peças móveis, menos peso e menor consumo.
Os motores turbo downsized vieram em seguida. Antes focados em desempenho, os motores turbo mais modernos vieram para substituir os aspirados de litragem superior, como, por exemplo, um 1.0 turbo no lugar de um 1.6 aspirado. A tecnologia permitiu o uso do turbo em larga escala, com maior confiabilidade e uma ação mais linear e suave, permitindo até ser comparado aos aspirados no funcionamento, além de ajudar a reduzir o consumo, claro.
Hoje, passamos a ter os híbridos como opção, mas os preços ainda são um fator limitador. Toyota Corolla Hybrid e Prius se destacam nesta lista, mas não podemos esquecer dos plug-ins da Volvo, Porsche, Volkswagen e BMW, por exemplo, com uma pequena autonomia puramente elétrica. Ah, e também falamos sobre outras soluções de transporte que gastam ainda menos, como as scooters, por exemplo. Escute aí!
Participam desta edição:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com Podcast #272: Você terá um carro eletrificado!
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Motor1.com Podcast #271: Como não errar na hora de comprar um carro?
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Motor1.com Podcast #270: Quanto vai custar o VW Golf GTI em 2025?
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Motor1.com Podcast #269: Vice-Presidente da GM fala sobre ESG e lançamentos