Ainda relegado por muita gente, o alinhamento é fundamental para manter a segurança do seu carro e evitar o desgaste precoce ou anormal dos pneus. E, como tudo no mundo moderno, o alinhamento de veículos também evoluiu. Da trena inicial, passando pelo laser, agora é a vez do sistema em 3D. Para conhecer como funciona o novo recurso, fomos até a oficina A. M. Marcelo na zona norte de São Paulo, especializada em manutenção e restauração de carros premium.
Mesa de alinhamento tem rampa de entrada rebaixada e iluminação para melhor serviço
Desde 1976 no mercado, a oficina é conhecida pelos trabalhos com a Mercedes-Benz, mas desde 2018 abriu o leque também para as demais marcas premium. Para atender a esse tipo de veículo premium, a A. M. Marcelo tomou alguns cuidados especiais, como, por exemplo, ter uma rampa baixa e alongada para subir na máquina de alinhamento 3D. "Podemos atender desde Dodge RAM até Maserati", explica Deborah Madureira, do marketing da oficina.
A vantagem do sistema 3D, tanto para a oficina quanto para o consumidor, está na precisão do alinhamento. "Não há nada errado com o antigo sistema a laser, mas ele tem sensores sensíveis que exigem calibração constante, a cada seis meses pelo menos", detalha Sergio Brisola, da KMC do Brasil, fabricante de mesas de alinhamento. "O problema é que conheço oficinas que não fazem a calibração há mais de cinco anos...", revela Brisola.
Alvos reflexivos são colocados em cada roda para a leitura das câmeras posicionadas na torre
No alinhamento em 3D, há uma torre com duas câmeras de alta resolução que fazem vídeos e fotos dos alvos reflexivos - um colocado em cada roda. O sistema lê os parâmetros das rodas e compara com o banco de dados do computador, que possui a especificação de todos os modelos à venda no Brasil (as montadoras sempre atualizam esse banco de dados a cada novo lançamento). O mecânico então inicia o alinhamento da traseira para a dianteira, com objetivo de deixar as quatro rodas em paralelo perfeito - o volante reto é consequência.
Outro destaque desta mesa é ser de fabricação nacional, ou seja, com os parâmetros dos carros brasileiros, além de todos os importados, de diversos anos e gerações. "Para um carro global como o Toyota Corolla, por exemplo, existem nada menos que oito parâmetros diferentes", conta Brisola. A grande sacada do sistema está nas câmeras, de fabricação japonesa.
Alinhamento é feito de trás para frente e tem como objetivo deixar as quatro rodas em paralelo
O melhor é que, apesar da tecnologia 3D que garante máxima precisão, o alinhamento em 3D não é mais caro que o convencional. A A. M. Macelo cobra R$ 120 pelo serviço e leitores do Motor1.com que dizerem que viram esta reportagem ainda terão condições especiais de pagamento.
Fotos: Paulo Henrique Trindade
Contato: (11) 3857-2000
Endereço: Rua Zanzibar, 338, São Paulo (SP)
CEP: 02512-010
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