BMW i8 – Polícia da República Checa
Este híbrido foi emprestado para a polícia da República Tcheca, que o utilizou por seis meses em 2018. O BMW i8 recebeu as cores da corporação e um giroflex no teto, funcional e com sirene. Equipado com um motor 1.5 tricilíndrico de 231 cv e um elétrico de 131 cv, ele tem uma potência combinada de 362 cv. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e tem velocidade máxima limitada em 250 km/h, só que bebe muito pouco, com um rendimento de 47,6 km/l. Com certeza os policiais que dirigiram este carro se sentiram como o Tom Cruise no Missão Impossível – Protocolo Fantasma.
Ferrari 458 Spider – Polícia da Itália
A história deste carro é bem curiosa. Não foi um empréstimo da Ferrari ou uma compra feita pelo governo. Na verdade, esta 458 Spider foi apreendida pela polícia, pois pertencia à máfia italiana. Ao invés de leiloar o esportivo (que é o procedimento normal), o governo achou melhor deixar o carro com a polícia de Milão, como uma prova de que o crime não compensa. Recebeu uma pintura, giroflex e um rádio comunicador. Ele só participa de eventos educacionais com crianças e, daqui a um tempo, será leiloado. O dinheiro será usado para ajudar as vítimas de crimes cometidos pela máfia.
Mesmo que não vá correr, a 458 Spider é bem rápida. Utiliza um motor 4.5 V8 de 570 cv, combinado a um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos, mas tem a velocidade máxima reduzida para “somente” 320 km/h, por conta do peso adicional do sistema que abre e fecha o teto.
Honda Civic Type R – Polícia da Austrália
O estado australiano de Nova Gales do Sul criou uma iniciativa chamada Eye Watch, pedindo que os cidadãos interajam mais com a polícia, relatando crimes ou situações suspeitas. E alguém do governo acreditou que era uma boa ideia fazer propaganda com um Honda Civic Type R com o logo da iniciativa. Virou um show car que tem o objetivo de apenas rodar pelas comunidades, sem que faça qualquer outro trabalho.
Jeep Compass – Guarda Civil da Espanha
Os espanhóis seguiram outro caminho. Ao invés de pegar um superesportivo que seria usado só para ações promocionais, criaram uma frota de verdade com o Jeep Compass. O SUV norte-americano é vendido por lá com o motor 1.4 turbo de 170 cv e câmbio automático de 9 marchas. A ideia é que eles podem ir atrás dos meliantes em qualquer lugar, já que o utilitário tem sistema de tração integral Active Drive e controle dinâmico de condução.
Jeep Wrangler – Polícia da Itália
Em algumas regiões, é melhor ter um carro robusto do que rápido. Os carabinieri da região de Emília-Romanha, entre as cidades de Cattolica e Bellaria, aditaram um Jeep Wrangler como viatura para patrulhar a costa italiana. Este Wrangler tem um kit de preparação Mopar One, com suspensão elevada, proteções adicionais e outros componentes específicos. Para fechar, ganhou luzes, sirenes e um rádio portátil.
Lamborghini Huracán – Polícia da Itália
Bolonha é a cidade da Lamborghini, então é natural que a empresa tenha um lanço bem estreito com o governo local. A última parceria deu origem a um Huracán, usado de verdade pela “la polizia” em missões especiais, como transporte de órgãos para transplantes ou suporte em situações de emergência, quando a velocidade para chegar ao local da ocorrência é fundamental.
E velocidade é o que não falta para o Huracán. Seu motor 5.2 V10 de 610 cv permite que acelere de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e tem velocidade máxima de 341 km/h. Vamos torcer para que não tenha o mesmo destino que o seu antecessor, o Gallardo – as duas unidades usadas pela Polizia Stradale foram destruídas durante patrulhas.
Land Rover Discovery – Guarda Civil da Espanha
Estamos notando uma tendência aqui, com os espanhóis dando preferência para SUV grandes e com capacidade 4x4 ao invés de esportivos. Além da frota de Jeep Compass, a corporação espanhola ainda comprou 85 unidades do Land Rover Discovery, na versão equipada com o motor 2.0 turbodiesel de 240 cv. Nossos colegas do Motor1.com Espanha dizem que foi algo bem curioso, já que o governo está em guerra contra o diesel, mas escolheu justamente a versão com este tipo de combustível.
Mercedes-AMG E43 4Matic – Polícia da Austrália
Feito para patrulhar as estradas nos arredores de Melbourne, este Mercedes-AMG E43 4Matic conta com um motor 3.0 V6 biturbo de 401 cv, associado a uma transmissão automática de 9 marchas e conversor de torque. A polícia do estado de Victoria tem um longo relacionamento com veículos de alta performance, tanto que o E43 está substituindo o Mercedes-AMG GLE63 Coupe. A tendência é que ele também aposente alguns modelos que antes eram feitos na Austrália, como o Ford Falcon XR6 Turbo e o Holden Commodore SS. É usado em perseguições de verdade e os bandidos tem pouca chance de fugir, já que o E 43 4Matic acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos.
Nissan GT-R – Polícia dos Estados Unidos
Apelidado de “Copzilla”, este GT-R é apenas um show car, infelizmente. Criado como a viatura da fictícia Skyline Metro Police Department, em Nova York, o Nissan Pursuit #23 é uma versão alterada do esportivo, recebendo rodas de 22”, aerofólio, luzes de emergência e estribos. A mecânica não mudou, mantendo o motor 3.5 V6 de 572 cv. Foi feito para uma exibição no Salão de Nova York.
Porsche Cayman GT4 – Polícia do Reino Unido
A polícia de Norfolk recebeu um presente bem especial. A Lind Trust, uma ONG que trabalha com o desenvolvimento dos jovens, doou um Porsche Cayman GT4 para que fosse usado em eventos e encontros de carros na região. O intuito é usar o esportivo para chamar a atenção dos jovens e então falar sobre segurança no trânsito, um problema muito comum na região.
Se fosse usado em perseguições, teria capacidade de sobra. É a versão mais potente do Cayman, com motor 3.8 boxer de 385 cv e câmbio manual de 6 marchas, feito para passar a maior parte do tempo nas pistas de corrida. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos e alcança os 295 km/h.