Nome: Ford EcoSport Storm
Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2014
Especificações: Motor 2.0 de 147 cv e 19,7 kgfm, tração nas quatro rodas, câmbio manual de 6 marchas
Porque lembramos dele: Era bem mais radical que a versão de produção, que acabou sendo lançada quatro anos depois como única variante 4x4 do EcoSport reestilizado.
De certa forma, o Ford EcoSport Storm é um conceito esquecido. Sim, a marca acabou transformando-o em versão de produção, usando este nome para a variante 4x4 do SUV reestilizado. Porém, não é a mesma coisa que o protótipo de 2014, deixando de lado muitos elementos que o deixavam mais robusto e preparado para o off-road.
Quando foi apresentado, no Salão de São Paulo de 2014, o EcoSport Storm tentava ser uma versão crossover da picape americana F-150 Raptor. Adotava a mesma grade mais parruda e com o nome da empresa bem grande, além de uma faixa cinza na capa do estepe na traseira, também com o nome da Ford. Os para-choques foram redesenhados para acompanhar o visual, incluindo peito de aço na dianteira. O capô tem pintura cinza, assim como os alargadores de plástico nas caixas de rodas, que combinam com a grade, retrovisores e maçanetas.
Além do estilo mais robusto, o conceito mostrava estar mais preparado para andar na terra com altura solo (bem) ampliada e adoção de pneus lameiros de medidas 215/75 em rodas aro 15" - item que ficou faltando para a versão de produção, que não recebeu nem mesmo um calçado de uso misto.
Na época, o EcoSport ainda usava os motores 1.6 e 2.0. O conceito era baseado na versão AWD, que usava o 2.0 de 147 cv e 19,7 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas e sistema de tração integral com opção de bloqueio (50% para cada eixo). A diferença é que, com o facelift, o EcoSport passou a utilizar o 2.0 de 176 cv e 22,5 kgfm, vindo diretamente do Focus, mas somente com câmbio automático.
Vamos torcer para que a Ford não esqueça de novo do conceito do EcoSport Storm e, na próxima geração, aposte em uma versão mais radical. Quem sabe, com o possível lançamento da Ranger Raptor no Mercosul, a marca não aproveite para que o Storm atinja um segmento mais específico dos SUVs com capacidade off-road de verdade.
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Hildebrand & Wolfmüller, a mãe de todas as motos, teve um fim melancólico
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Exclusivo: mais um Tucker chega ao Brasil com destino ao museu Carde em SP
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
História: Os 40 anos do Kadett que chegou ao Brasil