A Citroën vê no C4 Cactus uma boa chance de voltar a ser mais participativa do mercado brasileiro. Ou seja, com o SUV compacto, eles querem relembrar os bons tempos da primeira geração do hatch C3, que chegou a vender quase 40 mil unidades anuais, ficando atrás apenas do Peugeot 206 entre os mais vendidos do grupo.
Apresentado ao mundo em 2001, com vendas iniciando em 2002, o Citroën C3 chega ao Brasil em maio de 2003. Já como produto nacional, produzido em Porto Real (RJ), é oferecido apenas com motor 1.6 16v de 110 cv e 15,4 kgfm de torque, o que deu a ele destaque por bom desempenho diante da concorrência. Também chamou a atenção pelo nível de equipamentos, que incluíam ar-condicionado automático, computador de bordo e painel digital. O pacote de equipamentos variava conforme a versão, GLX ou Exclusive.
Em 2004, a Citroën começa a oferecer o motor 1.4 (75 cv e 12,5 kgfm) como opção mais acessível do C3. Para compensar a menor potência, o hatch é 35 kg mais leve, mesmo usando bloco de ferro (o 1.6 é alumínio). Porém, a diferença de preço era pequena, já que o motor 1.4 era importado.
No fim de 2005 e começo de 2006, o C3 entra para a era dos motores flex, primeiro com o 1.6 (que chega aos 113 cv e 15,8 kgfm) e, em seguida, com o 1.4 de 82 cv e 12,6 kgfm de torque. Na mesma época, é lançada a versão XTR, aventureira, com apliques na carroceria para atender a moda do momento.
Um leve facelift foi feito no fim de 2008. Em 2011, recebeu o câmbio automático de 4 marchas com o motor 1.6. Em 2012, ele recebe a maior atualização, que dura até hoje, mas que a marca chama de segunda geração, apesar de usar a mesma plataforma.
ANO | EMPLACAMENTOS |
2003 | 4.164 |
2004 | 7.801 |
2005 | 12.791 |
2006 | 22.272 |
2007 | 29.508 |
2008 | 35.835 |
2009 | 33.542 |
2010 | 39.930 |
2011 | 37.572 |
Dados de vendas: Fenabrave
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CItroen C3 Live tem R$ 7.000 de desconto no preço
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Teste Citroën C3 You! T200: Crise de identidade
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Primeiras impressões Citroën C3 You: sobra potência, falta esportividade
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Novo Citroën C3 turbo: preço de lançamento vale apenas via internet