Nome: Volkswagen Futura
Estreia: Salão de Frankfurt de 1989 e Salão de São Paulo de 1990
Especificações: motor 1.7 com compressor e injeção direta, 82 cv
Porque lembramos dele: Em 1990, o Salão do Automóvel de São Paulo se tornava internacional. Com tamanha importância, a preocupação dos expositores estava em se igualar aos eventos do exterior. A Volkswagen trouxe o Futura, destaque do Salão de Frankfurt do ano anterior, para seu estande. Quando conceitos ainda eram peças raras no Brasil, ele chegou com muitas tecnologias que conhecemos hoje - e outras que ficaram no passado.
Desenvolvido pela Integrated Research Volkswagen (IRVW), ou Centro de Pesquisas Integradas da Volkswagen, o Futura tinha jeito de minivan, mas com duas enormes portas tipo Asa de Gaivota, que permitia acesso tanto aos bancos dianteiros quanto ao traseiro. Era bem diferente do que conhecíamos da VW em termos de design, mas o observando hoje, não estaria longe dos carros de rua que já tivemos.
Mas a melhor parte era a carga tecnológica que ele trazia, já que era uma leitura do carro do ano 2000. Ele apresentou ao mundo os sensores de ultrassom para estacionamento, que tinham a função de guiar o Futura para entrar automaticamente em vagas, esterçando as rodas traseiras junto com as dianteiras. Este último recurso não chegou a ser usado desta forma, mas foi aplicado em modelos como o Honda Prelude e Citroën ZX/Xsara como item para ajudar a contornar curvas.
Além disso, o Futura trazia um painel de instrumentos em LCD colorido, que ajudava o motorista a interpretas as informações mais rapidamente. Junte isso ao computador de bordo, sistema de navegação GPS, assistente de frenagem, anulador de ruído externo e freio de estacionamento elétrico e perceba que ele chegou bem perto do que conhecemos nos carros de hoje. No banco traseiro, uma cadeira infantil integrada, que não vingou desse jeito.
Para a exibição no Brasil, as rodas do Futura foram trocadas. A partir daquele momento, o Brasil conhecia as famosas rodas Orbitais, sucesso nos anos 1990 e 2000 para o Gol e derivados. Elas estavam no conceito Orbit, de 1991. Daqui, vem o nome popular das rodas.
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