Modelos com motores diesel são desejados por sua força e economia. Mas não são baratos: além do custo de produzir um motor deste tipo ser mais elevado que um a gasolina, por conta da resistência das peças, eles sempre estão, ao menos no Brasil, equipando SUVs e picapes. Pela legislação, para uma fabricante poder vender um carro a diesel no país, ele deve atender algumas regras:
Aqui estão os 9 SUVs e picapes mais baratos com motor a diesel vendidos no Brasil. Entre eles, todos possuem versões mais caras, mas focaremos nas de entrada, mais acessíveis
A mais barata da lista é a Toro. Nesta versão, a picape usa o motor 2.0 Multijet de 170 cv e 35,7 kgfm com câmbio manual de 6 marchas e tração apenas dianteira. Há ainda as versões com tração 4x4 com transmissão manual ou automática de 9 marchas.
O Renegade usa o mesmo 2.0 Multijet da picape Toro, mas aqui sempre com o câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração 4x4 permanente com divisão automática de torque entre os eixos. A primeira das 9 marchas tem relação curtíssima, para atuar como reduzida no fora-de-estrada.
Picape média mais barata da lista, a VW Amarok entra na variante de cabine simples, com motor 2.0 TDI de 140 cv e 34,7 kgfm, ligado ao câmbio manual de 6 marchas e tração 4x4. É a versão mais fraca da linha, pois as demais contam com o 2.0 TDI biturbo de 180 cv e o 3.0 V6 turbo de 225 cv.
A mais potente da lista, esta S10 LS tem motor 2.8 de 200 cv e 44,9 kgfm e câmbio manual de 6 marchas - deve ser um canhão! Aqui, é oferecida com cabine simples, mas ainda há as opções com cabine dupla, com câmbio manual ou automático.
Peça rara nas ruas, a versão mais barata da Hilux tem vocação para o trabalho. Usa o mesmo conjunto das demais versões, com motor 2.8 turbo de 177 cv e 45,9 kgfm ligado ao câmbio manual de 6 marchas.
Desde que a Ford assumiu o controle da Troller, o T4 recebeu diversas melhorias. Nesta atual geração, o jipão usa a mesma base da Ranger e sua mecânica, com o motor 3.2 turbo de 5 cilindros, 200 cv e 47,9 kgfm com câmbio manual de 6 marchas. A tração é 4x2, 4x4 ou 4x4 com reduzida.
Diferentemente da S10, Amarok e Hilux, a Ranger não oferece opção de cabine simples. Por outro lado, tem duas opções de motores a diesel, sendo o mais barato um 2.2 de 160 cv e 39,3 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas, como nesta versão XLS. O outro, de 3.2 litros, tem 5 cilindros e 200 cv.
O SUV médio da Jeep oferece o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm sempre com o câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração 4x4 inteligente, como no Renegade. A versão mais barata com esse powertrain é a Longitude, intermediária da linha.
Fechando a lista, temos a versão mais barata da Nissan Frontier (ao menos por enquanto). O motor 2.3 turbodiesel tem 190 cv e 45,9 kgfm de torque, sempre com o câmbio automático de 7 marchas e tração 4x4 com reduzida.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
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