Lista - 20 lançamentos da VW do Brasil até 2020
Presidente da marca promete 20 lançamentos durante os próximos anos e já desvendamos quais serão
A Volkswagen irá renovar toda sua linha de produtos no Brasil, começando com o lançamento do Polo nacional. Durante a apresentação da nova geração do hatch, o Presidente da marca no país, David Powels, disse que 20 novidades chegarão ao nosso mercado até 2020. Esse número é dividido entre carros inéditos, reestilizações e versões. Confira quais já sabemos que virão e nossas apostas para os demais.
Polo
Galeria: Volkswagen Polo 2018 - Lançamento no Brasil
Como disse Powels, essa lista de 20 lançamentos começa com o Polo. Será posicionado como um compacto premium, entre Fox e Golf, com preços entre R$ 49.990 e R$ 69.190, com três opções de motorização: 1.0, 1.6 e 1.0 turbo. É o primeiro a dar origem a uma família de veículos que usam a mesma plataforma, a MQB-A0.
Virtus
Galeria: VW Virtus Highline avaliação
O próximo modelo a utilizar a MQB-A0 será um sedã, derivado do Polo, já batizado como Virtus. Parte do segredo já foi revelado com imagens que vazaram na internet. Foi confirmado pela Volkswagen para o 1º semestre de 2018 e irá rivalizar com Chevrolet Cobalt e Honda City. Embora compartilhe diversos componentes com o Polo, sabemos que terá entreeixos 5 cm mais longo e descartará o motor 1.0 aspirado de 84 cv, começando a linha pelo 1.6 MSI. Deve partir de R$ 60 mil, com a mesma lista de equipamentos que o hatch.
T-Cross
A Volkswagen sabe que está atrasada no segmento, mas finalmente terá um concorrente entre os crossovers compactos. Seu competidor será o T-Cross, o terceiro produto a usar a plataforma MQB-A0. Ainda não foi revelado em sua versão final, porém deve herdar muito do design visto no conceito que foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em 2016 – como aconteceu com o T-Roc. E também manterá este nome. Terá como concorrentes diretos modelos como Honda HR-V, Hyundai Creta, Jeep Renegade e Nissan Kicks e a expectativa é de que os preços comecem na casa dos R$ 70 mil. A previsão é que seja apresentado somente no segundo semestre de 2018.
Nova picape
A Volkswagen não quer deixar a Fiat e Renault dominarem o novo território aberto pela Toro e Duster Oroch. Sem meias palavras, a marca alemã confirmou que desenvolve um novo modelo para ficar entre Saveiro e Amarok. Será o quarto e último veículo com a base MQB-A0 e ainda há discussão se será fabricado aqui ou na Argentina.
Tiguan Allspace
Ficaremos sem a versão normal do crossover Tiguan. A aposta da Volkswagen é posicioná-lo mais acima, perto do Hyundai Santa Fe, importado somente na configuração Allspace de sete lugares. Chega no 1º semestre de 2018. É equipado com o 2.0 TSI de 220 cv e câmbio DSG de 6 marchas, mesmo conjunto do Golf GTI.
Golf, Golf GTI e Golf Variant
Como dissemos, a Volkswagen conta versões, e por este motivo, a família do Golf conta como três itens da lista. Trata-se da reestilização, flagrada diversas vezes em testes pelo Brasil e que acabou adiada para 2018. Tem mudanças discretas no para-choque e faróis, ganhou mais equipamentos como uma central multimídia mais robusta e painel de instrumentos totalmente digital. Ao contrário do modelo europeu, que ganhou o novo motor 1.5 TSI, aqui seguirá com o 1.4 TSI de 150 cv feito em São Carlos (SP). O mesmo vale para a perua Golf Variant. Já o esportivo Golf GTI virá da Alemanha, levemente mais potente, pois a potência do 2.0 subiu para 230 cv.
Amarok V6
Outra promessa até agora não cumprida, a picape média Amarok receberá o novo motor 3.0 V6 turbodiesel, que substitui o 2.0 turbodiesel na Europa por conta do dieselgate. Adiantada no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016, essa variante será oferecida como a opção topo de linha da picape, mantendo o 2.0 como a motorização intermediária.
SUV Médio - Tharu
Conforme adiantamos, a Volkswagen planeja trabalhar com cinco SUVs no Brasil. Um deles será um modelo médio, posicionado entre o T-Cross e o Tiguan Allspace, segmento em que irá brigar diretamente com Jeep Compass. Embora a marca diga que estuda possibilidades, sabemos que o T-Roc, crossover do Golf, foi descartado e que há grandes chances de utilizarem o chamado Projeto Tharu, uma versão VW do Skoda Karoq, modelo menor que o Tiguan europeu.
Touareg
A terceira geração do Touareg enfim será apresentada em 2018, usando a mesma base MLB do Audi Q7 e Porsche Cayenne. Com a chegada do Tiguan Allspace, ganha espaço para crescer em tamanho e luxo. Como o crossover já fez nome por aqui, sua vinda não é descartada, como uma opção mais barata ao Q7, como acontece entre Audi A4 e VW Passat.
Atlas
Criado especialmente para o público norte-americano, o grandalhão Atlas pode vir ao Brasil. A marca ainda estuda se a conta fecha. Apesar de ser maior do que o futuro Touareg (o maior com a base MQB do Golf), é um modelo mais barato e menos equipado. Usa o 2.0 turbo de 238 cv, 3.6 V6 de 280 cv e, na China, o 2.5 V6 turbo de 303 cv.
Gol, Voyage e Saveiro
O trio que compartilha plataforma terá que mudar. O projeto inicial do Polo era para que fosse a nova geração do Gol no Brasil, porém ficou muito caro e a VW adotou a estratégia atual. O mais provável, por causa dos custos, é que adote a plataforma PQ12 do up!, esticada para que possa ter o espaço do modelo atual. Ajudaria a manter os preços baixos, já que o plano é mantê-lo como o carro de entrada. O Voyage seguirá a mesma tendência, ainda mais agora que precisará descer um pouco na tabela para dar espaço ao Virtus. A Saveiro deve perder versões, mas seguirá na linha para brigar com a Fiat Strada.
Jetta
Outro que precisa trocar de geração é o Jetta. Felizmente, está confirmado para chegar ao Brasil no ano que vem. A expectativa é que seja apresentado em novembro, durante o Salão de Los Angeles, visto que o sedã médio é um carro popular nos EUA. Será montado com a plataforma MQB do Golf e, pelo menos no resto do mundo, usará o novo 1.5 TSI e o 2.0 TSI no modelo topo de linha. Será feito no México e deve ser equipado com uma transmissão automática de 8 marchas.
Arteon
Criado como o substituto do Passat CC, o Arteon é um dos ícones do design atual da Volkswagen, tanto que o futuro Jetta adota uma cara bem parecida. Com a mudança de regime automotivo no Brasil, que derrubará barreiras que atrapalham a vinda de importados, o Arteon passa a ter chances de ser vendido por aqui, da mesma forma que o CC. Tem seis opções de motores, começando pelo 1.5 TSI de 150 cv, passando pelo 2.0 TSI, nas versões de 190 cv e 280 cv e variantes a diesel.
Golf GTE
Há tempos que a Volkswagen testa o híbrido Golf GTE no Brasil, mas nunca fecharam a conta para vendê-lo – tanto que a unidade de teste agora circula dentro da sede em São Bernardo do Campo (SP) para uso interno. O regime automotivo Rota 2030 não sinaliza condições melhores para os híbridos e elétricos, porém dará nova vida aos importados, abrindo a porta para que finalmente lancem essa versão no país.
Falamos de 18 modelos dos 20 prometidos pela Volkswagen. Os últimos dois ainda são um mistério e possibilidades não faltam. Pode ser uma edição especial, como a Amarok Adventure Extreme, mostrada no Salão de Frankfurt; a volta de um importado como o Beetle/Fusca; ou mais uma versão inédita, como Up! GTI ou Polo GTI. Qual é a sua aposta para a lista de lançamentos da Volkswagen? Nos conte nos comentários abaixo.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os 10 carros mais baratos do Brasil em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Lista: os carros globais que devem sair de linha em 2025
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Adeus 2024: os carros que saíram de linha nesse ano