Uma das perguntas mais frequentes é quais são os carros mais baratos do Brasil. Pensando em quem quer comprar seu primeiro carro zero quilometro e indo direto ao ponto, listamos os veículos mais acessíveis do Brasil em preço.
Para montar a lista, levamos em conta somente os preços de tabela divulgados pelas fabricantes em seus sites. Afinal, ofertas e promoções podem variar de acordo com a região e até mesmo entre as concessionárias. Em alguns estados, ainda há o custo adicional do frete. Seguir o valor da empresa também evita variações por conta de ágio cobrado em lançamentos.
O pequeno chinês surpreendeu quando foi lançado em 2016 com motor 1.0 de 3 cilindros. Por R$ 24.990, dificilmente perderá o título de carro mais barato do Brasil. Claro, para ser vendido por este valor, vem bem despojado. A direção não tem nem assistência hidráulica, não há ar-condicionado, limpador e desembaçador traseiros, e as rodas são de aço, com aro 14. Seu motor é o 1.0 de 75 cv e 10,1 kgfm de torque, combinado ao câmbio manual de 5 marchas.
Para quem quiser uma versão mais completa, precisa optar pela versão QQ Look que adiciona ar-condicionado, direção hidráulica, chave com comando remoto de travamento e rodas de liga leve de 14 polegadas. O problema é o salto de mais de mais de R$ 10.000, passando ao valor final de R$ 35.509.
O subcompacto da Fiat já é um modelo consolidado no mercado brasileiro. No primeiro semestre deste ano, vendeu mais de 26.000 unidades, ocupando a 11ª colocação geral. A configuração Easy é a mais básica, ainda equipada com o motor 1.0 Fire de 75 cv e 9,9 kgfm. Não tem direção hidráulica ou ar-condicionado, nem como opcionais. Quem quiser estes itens tem de pular a versão Comfort (R$ 37.690) e ir direto para a configuração Like, por R$ 41.290. Troca para o motor 1.0 Firefly de 77 cv e 10,9 kgfm somente na versão Drive, por R$ 45.190.
A novidade da Renault chegou agitando o mercado por causa de seu preço de R$ 29.990, mas agora para levar o "SUVs dos compactos" mais barato é preciso desembolsar R$ 32.990.Repete parte da receita do QQ, usando direção sem assistência, e nada de vidros ou travas elétricas. Só que oferece um pouco mais, já que vem com airbags laterais, desembaçador traseiro e ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis. Aproveita o motor 1.0 SCe que estreou no Sandero, embora simplificado. Gera 70 cv e 9,8 kgfm, e trabalha com a transmissão manual de 5 marchas. Começa a ficar mais equipado no modelo Zen, por R$ 38.790. Versão topo de linha custa R$ 41.890.
Lançada em 2018, a versão Unique ocupa a base da família HB20 e oferece como itens de série direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos, computador de bordo de 7 funções, sistema de áudio blueAudio com comandos de áudio e Bluetooth no volante, comando interno de abertura do porta-malas e tanque de combustível, e banco do motorista com regulagem de altura. No visual, destaque para faróis com máscara negra, acabamento em preto no contorno das portas e coluna B, lanternas escurecidas e moldura cromada na grade frontal. Sob o capô, o motor 1.0 de 3 cilindros desenvolve até 80 cv e 10,2 kgfm de torque máximo, acoplado sempre ao câmbio manual de 5 velocidades.
Posicionado na gama Fiat entre o pequeno Mobi e o estreante Argo, o velho conhecido Uno tem na versão Attractive sua opção mais barata. A lista de equipamentos contem o chamado "kit dignidade", que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, faróis com mascara negra, volante com regulagem de altura e vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento. Itens fora dessa lista são cobrados à parte em pacote opcionais, como limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temporizado (Kit Visibilidade, por R$ 499); pré-disposição para som, rádio Connect integrado ao painel com RDS, entrada USB/AUX, viva-voz Bluetooth e função Audio Streaming (Pack Connect, por R$ 1.890). Sob o capô, o motor 1.0 8V flex Fire Evo entrega 75/73 cv e 10,1/ 9,7 kgfm de torque com etanol e gasolina, respectivamente. O câmbio é manual de 5 marchas.
Veículo mais barato da Ford no mercado brasileiro, o compacto Ka em versão S sai da fábrica de Camaçari, na Bahia, equipado com direção elétrica com ajuste de altura, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, computador de bordo, Isofix, cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para os cinco ocupantes, rodas de 14" com calotas, limpador e lavador traseiro, travas elétricas e vidros dianteiros elétricos. A lista é enxuta e dispensa itens considerados básicos atualmente como maçanetas e retrovisores na cor do carro e som com USB e Bluetooth. Na prática, a diferença de apenas R$ 700 para a versão SE (que contempla estes últimos itens) faz com que muitos clientes optem pelo conteúdo extra. O motor 1.0 de 3 cilindros rende 80/85 cv e vem sempre ligado ao câmbio manual de 5 marchas
Assim como acontece no caso dos principais concorrentes, a lista de itens de série da versão mais barata do Sandero no mercado brasileiro também não é longa. Na prática, o modelo Authentique sai de fábrica equipado com ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos, rodas aro 15 com calotas e limpador e desembaçador do vidro traseiro. No entanto, equipamentos presentes em rivais de mesma faixa de preço, como retrovisores elétricos e computador de bordo, não são oferecidos nesta configuração. Debaixo do capô, o motor 1.0 de 12 válvulas e 3 cilindros da família SCe, oferecido a partir de 2017, entrega 79 cv (gasolina) e 82 cv (etanol). O câmbio é sempre manual de 5 marchas.
Versão mais básica do campeão nacional de vendas, o Onix Joy manteve o design pré-reestilização e perdeu equipamentos para ficar bem mais barato – embora não seja tão em conta quanto era o Celta. Ao menos conta com direção com assistência elétrica, travas/vidros elétricos e ar-condicionado. Utiliza o 1.0 de 80 cv e 9,8 kgfm, sempre com câmbio manual de 6 marchas.
Penúltimo da lista dos 10 carros mais baratos do Brasil, o Gol Trendline é a opção mais barata da linha, agora que a VW matou a configuração de duas portas. É praticamente destinada a frotistas, já que é bem espartana, com direção hidráulica, travas e vidros elétricos, banco do motorista com regulagem de altura e desembaçador do vidro traseiro. O motor é o mesmo do Up!, o 1.0 MPI de 82 cv e 10,4 kgfm, com câmbio manual de 5 marchas.
Automóvel mais vendido da Fiat no Brasil, o Argo acumula desde o lançamento em 2017 cerca de 150 mil unidades produzidas. Parte considerável desse volume é da versão batizada apenas de 1.0, que como o próprio nome diz é equipada com motor Firefly de 77 cv de potência a 6.250 rpm e 10,9 kgfm de torque a 3.250 rpm (72 cv e 10,4 kgfm com gasolina). Entre os itens de série, destaque para computador de bordo, direção elétrica, gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix), ar-condicionado, volante com regulagem de altura, alarme e chave canivete com telecomando para abertura de portas. Equipamentos como predisposição para rádio, kit visibilidade com desembaçador, e limpador e lavador do vidro traseiro são opcionais.
O HB20S Unique empata com o Argo 1.0 em termos de preço e oferece os mesmos itens do irmão HB20 listado acima.
MODELO | PREÇO | |
---|---|---|
1. | Chery New QQ Smile 1.0 | R$ 24.990 |
2. |
Fiat Mobi Easy 1.0 |
R$ 32.990 |
3. | Renault Kwid Life 1.0 | R$ 33.290 |
4. | Hyundai HB20 1.0 Unique | R$ 45.290 |
5. | Fiat Uno Attractive 1.0 | R$ 45.290 |
6. | Ford Ka S | R$ 45.590 |
7. | Renault Sandero Authentique | R$ 45.990 |
8. | Chevrolet Onix Joy | R$ 46.590 |
9. | Volkswagen Gol 1.0 | R$ 47.020 |
10. | Fiat Argo 1.0 e Hyundai HB20S 1.0 Unique | R$ 48.990 |
Fotos: Divulgação
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