– Pebble Beach, California
Com velocidade máxima de 40 km/h, o Volkswagen I.D. Buzz é um dos carros mais lentos que cruzam os 27 km de Pebble Beach durante o Monterey Car Week. De fato, a fila de carros atrás de mim crescia a cada minuto enquanto eu dirigia o conceito amarelo pela costa da Califórnia. Mas isso não tem importância. Todos amam esta coisa - as pessoas atrás de mim seguravam os smartphones para fora da janela para tirar fotos e passavam dizendo "legal" e sorrindo. Nunca recebi tantos elogias em apenas uma tarde.
Mas o que eu estava fazendo dirigindo um carro conceito pela praia? Seus pneus limitaram a velocidade, enquanto o carro inteiro tremia em cada lombada que passava. Não, não vamos falar sobre como é, necessariamente, andar nesse carro aqui, além do fato de que, sim, o I.D. Buzz pode ser dirigido. O volante é estranho de segurar, com seu formato retangular, e é pesado. Acelerador e freios são rígidos, mas não estava ligando muito para isso. Mas ao menos as luzes de sinalização funcionavam. Na verdade, a Volkswagen apenas me deixou dar uma volta no I.D. Buzz para falar sobre seu anúncio recente da volta da Kombi.
Na verdade, a Volkswagen apenas me deixou dar uma volta no I.D. Buzz para falar sobre seu anúncio da volta da Kombi
Sim, em 2022 a Kombi voltará ao mercado (ao menos o norte-americano). Será o terceiro veículo lançado da nova família de elétricos da VW, depois do I.D hatchback e do I.D. Crozz CUV, ambos já com produção confirmada. A VW diz que a versão de produção terá 374 cv e autonomia de 430 km. Mas, por enquanto, o conceito que dirijo usa uma versão do motor elétrico do e-Golf, pois é o que está disponível. "Ele foi feito apenas para entrar e sair do palco", um representante da VW me lembrou.
Mas não é apenas um showcar. Há alguns pontos que mostram o carro de produção. O tamanho e perfil, por exemplo, são bons representantes do que estará nas ruas um dia. A VW diz que largura e altura são quase os do carro final, mas será um pouco menor no comprimento, usando a plataforma modular MEB, base de todos os novos elétricos da marca.
Meu único pedido é que a VW mantenha essa cor e os detalhes do interior combinando na versão de produção
Mas como o carro de produção será? Seu palpite é como o meu. Tenho visto modelos modernos da VW com o mesmo formato da Kombi no decorrer dos anos. O Bulli e Budd-e são parecidos com o I.D. Buzz de hoje - detalhes como faróis e lanternas devem mudar, mas o formato será o da Kombi (com a frente reta, seguindo padrões de crash test com pedestres). Câmeras laterais virarão retrovisores. As grandes rodas serão reduzidas e terão pneus de verdade. Meu único pedido é que a VW mantenha essa cor e o interior combinando na versão de produção.
Falando nele, o interior será legal como o do conceito, com banco traseiro e diversas peças móveis. No conceito, há um lounge, com um sofá de dois lugares no fundo, sistema de entretenimento no meio e um piso que guarda um iPad com internet e 4 portas USB para carregar smartphones dos passageiros. Você pode deslizar o módulo entre os banco do motorista e do passageiro dianteiros, para facilitar o acesso aos controles do sistema multimídia quando não há pessoas atrás.
Ao volante, um grande para-brisa bem na sua frente. A VW diz querer manter a sensação da clássica Kombi, com bastante área envidraçada, principalmente na dianteira. Se largura e altura serão os mesmos do conceito, o espaço para ombros e cabeça será quase uma reprodução com bastante espaço interno.
Não perca as esperanças de ter algo futurista. O volante retangular com botões para seleção de marchas, indicador de direção e outros controles? Será algo mais convencional. O que pode acontece é a possibilidade dele se esconder totalmente no painel, permitindo que o banco do motorista vire 180º para ficar de frente aos passageiros de trás. Claro, isso significa que os I.D terão sistemas autônomos. Mas até 2022 teremos isso. É o futuro!
Enquanto o futuro não vira presente, muito do I.D. Buzz de produção se mantém como mistério. A boa notícia é que ele será vendido nos Estados Unidos. E considerando a boa resposta que os conceitos receberam com os anos, imagino que será um veículo de nicho que agradará muitos compradores. Abram suas carteiras, surfistas da Califórnia. A Volkswagen quer seu dinheiro!
Fotos: Volkswagen
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
VW: "décadas de problemas estruturais" levaram à crise atual
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira