Após o Briga em casa entre os SUVs da Renault, nesta semana colocamos frente a frente dois modelos da Toyota, bem distintos em suas propostas. De um lado o Prius, híbrido que se destaca pela tecnologia e ganhou diversos prêmios, além de levar o título de carro mais econômico do Brasil, de acordo com o Inmetro. Já o Corolla é nada menos que o campeão de vendas do segmento há anos e acabou de passar por uma reestilização. Compare as principais características de cada um que podem influenciar a compra.
Ainda com vendas restritas por aqui, o Prius se destaca pela eficiência, prazer ao dirigir, boa oferta de equipamentos e por contar com as tecnologias mais recentes da Toyota. Começando pela plataforma TNGA, que estará no próximo Corolla, o híbrido antecipa muito que o sedã médio terá no futuro. Por outro lado, o Corolla permanece datado em alguns quesitos, mas acabou de ser atualizado e segue imbatível no segmento, se apoiando na tradição, confiabilidade da marca e boa fama no mercado.
Toyota Prius | Toyota Corolla Altis | |
Motor | Motor a combustão: dianteiro, quatro cilindros, 16 válvulas, gasolina; 98 cv a 5.200 rpm; 14,2 kgfm a 3.600 rpm; Motor elétrico: 72 cv, 16,6 kgfm; | dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, comando duplo variável, flex |
Cilindrada | 1.798 cm3 | 1.986 cm3 |
Potência | 123 cv (combinado) | 143/154 cv a 5.600/5.800 rpm |
Torque | 19,4/20,7 kgfm a 4.000/4.800 rpm | |
Transmissão | automática continuamente variável CVT | automática CVT com simulação de 7 marchas |
Tração | dianteira | dianteira |
Direção | elétrica | elétrica |
Suspensão | MacPherson na dianteira e Multilink na traseira | McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira |
Freios | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD |
Rodas | liga leve aro 15″ com pneus verdes 195/65 R15 | liga leve aro 17" com pneus 215/50 R17 |
Peso | 1.400 kg | 1.315 kg |
Porta-malas | 412 litros | 470 litros |
Tanque | 43 litros | 60 litros |
Preço | R$ 126.600 | R$ 116.990 |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 5,0 s | 4,7 s |
0 a 80 km/h | 7,8 s | 6,8 s |
0 a 100 km/h | 11,4 s | 9,7 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h (D) | 9,6 s | 7,0 s |
80 a 120 km/h (D) | 9,7 s | 6,7 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 41,5 m | 40,6 m |
80 km/h a 0 | 26,0 m | 25,5 m |
60 km/h a 0 | 14,7 m | 14,3 m |
Consumo | (gasolina) | (etanol) |
Ciclo cidade | 25,6 km/l | 7,0 km/l |
Ciclo estrada | 18,9 km/l | 10,9 km/l |
Fotos: divulgação/arquivo Motor1.com
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