Estes são os maiores contrassensos automotivos
Leitores do Motor1.com responderam em peso sobre as maiores contradições sobre rodas que há por aí
Os leitores do Motor1.com deram um show de criatividade e de bom senso nos comentários para o primeiro episódio do "Motor1.com pergunta". Nosso primeiro convite à reflexão foi com relação aos maiores contrassensos automotivos. Em outras palavras, sobre que modificações ou comportamentos contrariam completamente a função de veículos e de equipamentos instalados neles.
Entre todas as sugestões, algumas não se encaixavam como contradições, mas como coisas que nos permitirão fazer os próximos capítulos do "Motor1.com pergunta". E só com as que se encaixavam perfeitamente na pergunta chegamos a 18 absurdos, além de um de nossa própria autoria. Segue a enxurrada de contribuições que tivemos:
De longe o contrassenso mais apontado por nossos leitores, rebaixar veículos criados e concebidos para passar por qualquer terreno é realmente uma tremenda contradição. Sabemos que os defensores de carros rebaixados dirão que é preconceito com picapes, SUVs e aventureiros, que as caixas de rodas maiores permite colocar uns rodões "da hora" etc. Mas é contrassenso: picapes foram feitas para trabalho, para levar carga a lugares difíceis, assim como SUVs. Já os aventureiros se prestam a não raspar em lombada e valeta e a aguentarem melhor a buraqueira das cidades. E aí o dono acha mais bonito ver o bicho arrastando no chão depois de pagar um belo extra pelo vão livre mais generoso... Veja abaixo os comentários da galera:
2 - Usar SUVs só para rodar na cidade (Amaury DuBois e kravmaga)
3 - Colocar engate para proteger para-choque e o carro (Alex Dusfri)
mthum)
5 - Colocar película no vidro e ter de abaixá-lo para manobrar (
Os vidros existem para permitir que o motorista e passageiros vejam e sejam vistos (senão andaríamos em tanques). Aí vem o dono do pobre do carro e "fecha ele no filme". Coloca até no para-brisa, o que é proibido por lei. A desculpa é que o sol é forte demais (benditos vidros verdes) ou que eles têm medo de ladrões. Se um bandido invadir seu carro, a película vai é proteger o ladrão da polícia. Ou te fazer dar uma bela ralada nas pilastras e em outros carros porque é escura demais para enxergar o que tem em volta. Em suma, um apetrecho que tira visibilidade do que serve para permitir a visão.
6 - Gasolina com etanol demais (Robocar e Ilbirs)
O ano começa com 20%, aí vai para 25%, depois para 27%... Aí a safra é ruim e volta para 20%. É assim que funciona a receita de etanol na gasolina brasileira. A desculpa é que o destilado de cana melhora a octanagem do derivado de petróleo, mas por que tanta variação na composição? A verdade é que usam a gasolina como bengala para os usineiros brasileiros, aumentando a proporção se a produção for excessiva. Se a coisa fosse séria, a proporção seria sempre a mesma. Por tabela, esse arranjo obriga quem quer usar gasolina a abastecer com etanol!
7 - Carro pequeno carregando muita gente (Cappuccina)
A Cappuccina também viu por aí um Mobi com 6 passageiros. Sem terceira fileira de bancos. É um subcompacto submetido a tarefa de minivan, com todos os perigos que o excesso de capacidade acarreta. A PRF vira e mexe apreende um veículo com excesso de passageiros. Talvez esteja aí a explicação para o número absurdo de mortes no trânsito que enfrentamos.
8 - Gente que anda com o encosto do banco tão deitado que dirige sem se encostar em nada (Winged Kuriboh)
Não fazemos ideia de onde surgiu essa moda, mas tem gente que dirige com o banco tão deitado, mas tão deitado, que o encosto só encosta no banco traseiro. As costas do motorista ficam no ar, como se ele estivesse dirigindo uma charrete. Calor nas costas? Alergia de banco? O que será que leva um ser humano a se expor ao risco de uma lesão cervical grave desta maneira? Porque o encosto não serve só de apoio, mas também de proteção em batidas.
9 - Vagas presas em condomínios (Pedro Rocha)
10 - Usar faróis e lanternas de neblina na cidade (Cristiano_RJ)
11 - Gente que usa ar-condicionado com a janela aberta (Cappuccina)
12 - Interior escuro em país tropical (Mr. Car)
Superfícies claras absorvem menos calor. Em países quentes, como o Brasil, o certo seria que o interior dos veículos também fosse claro, para proporcionar mais conforto térmico. No entanto, muitos modelos nacionais vêm com plásticos e tecidos escuros. Ou bancos de couro pretos, que fritam as pernas de qualquer um depois de poucos minutos no sol. Interiores escuros até podem existir, mas seria bom ter outras opções. Claras.
13 - Picape passando de lado em lombada e SUV indo devagar em valeta (anderson)
14 - Item de segurança ser opcional (CignusRJ)
15 - Lombada colocada na frente de semáforo (Wellington Lopes)
16 - Viatura policial cometer infrações de trânsito (Tyrion Lannister)
17 - Colocar capa nos bancos (Louis)
O revestimento dos bancos é feito para proteger a espuma. Quem coloca capa nos bancos pode acelerar seu desgaste, já que o atrito é mais constante. Em outras palavras, a capa faz exatamente aquilo que ela busca evitar: desgasta o revestimento original mais rápido. Fora que é feia que dói...
18 - Ter carro com airbags e levar o filho para fazer papel de anteparo (MMM)
Pois o MMM fez o flagrante abaixo. Que é ainda pior do que deixar a criança solta: é colocá-la para fazer o papel de airbag. Atrás do volante e em um carro que já tem airbag. Em suma, a explosão de seu acionamento eventual pegaria a criança em cheio.
É por isso que o airbag do passageiro pode ser desligado. Se ele atinge uma criança, ainda que grandinha, no banco do passageiro, ela morre. Veja o que MMM disse: "
19 - Ter carro blindado e andar de vidros abertos (nossa)
Galeria: Contrassensos automotivos - resposta dos leitores
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motor1.com pergunta - O que você leva em conta para comprar um carro?
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Motor1.com pergunta - Que atitudes no trânsito te deixam louco?
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Motor1.com pergunta - Quais são os maiores contrassensos automotivos?
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Citroën Basalt tem primeiro aumento de preços no Brasil; veja tabela