Depois de aproximadamente 8 anos de mercado, o Volvo XC90 da geração atual será aposentado e substituído no portfólio da marca por SUV completamente novo. O projeto do sucessor segue em fase avançada de desenvolvimento e não deve demorar para ser apresentado. Tanto é que imagens de patente já vazaram e deixaram à mostra detalhes importantes do design.

Com base nisso, o site russo Kolesa elaborou estas projeções que, com fidelidade, fornecem ideia geral de como ficará o novo SUV. Pelo que é possível notar, a Volvo optará por evoluir o design atual e, sem fazer grandes rupturas, acrescentará novos elementos. Nesse sentido, destaque para maçanetas escamoteáveis, faróis mais afilados e lanternas em formato de C com leve prolongamento sobre a tampa do porta-malas.

Galeria: Novo Volvo XC90

Já é certo também que o modelo será o primeiro inserido no novo esquema de nomenclatura da marca. Conforme adiantado desde o ano passado, a Volvo deixará de adotar códigos alfanuméricos e passará a batizar seus veículos com nomes. Detalhes ainda são limitados, mas o chefão da montadora, Hakan Samuelsson, adiantou que o batismo do novo SUV começará com uma vogal.

Embora a dica seja vaga, há um palpite bastante forte: Embla. É o único termo que começa vogal registrado pela marca nos últimos quatro anos, o que o torna até agora a principal aposta. Embla, vale lembrar, é o nome da primeira mulher na mitologia nórdica. Como será o primeiro elétrico dedicado da marca, as peças realmente se encaixam.

volvo-exc90-patent-front-side

Quando fala em elétrico dedicado, a marca deixa claro que o veículo já nascerá inteiramente pensado para eletrificação. Ou seja, seguirá desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo EV e não será equipado em nenhuma versão com motores a combustão. O lançamento está programado para o ano que vem.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com