A Hyundai retomou na última quinta-feira (15) as atividades de um dos turnos da fábrica de Piracicaba (SP), que estava paralisada desde 17 de junho, quando ficou apenas com o turno único em atividade.

A montadora volta então a produzir a linha de montagem dos modelos HB20, HB20S e Creta, mas ainda sob o risco de escassez de semicondutores, que tem afetado diversas empresas do setor automotivo ao redor do mundo.

Veja o comunicado da empresa:

"A Hyundai Motor Brasil retoma a produção do 1º turno de sua fábrica em Piracicaba (SP) hoje, dia 15 de julho, como programado. O 2º e o 3º turno permanecem suspensos, com previsão de retorno em 26 de julho, devido à continuidade das condições instáveis de fornecimento de componentes eletrônicos. A empresa segue monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para adaptar os volumes de sua produção conforme as condições de fornecimento de peças a cada semana.”

hyundai-fabrica-piracicaba

Conforme foi noticiado anteriormente, os segundo e terceiros turnos da fábrica do interior paulista permanecerão suspensos até o próximo dia 26 deste mês, mas a Hyundai afirmou que segue monitorando semanalmente a oferta dos componentes eletrônicos.

A Hyundai foi a terceira montadora a anunciar paralisação no mês de julho devido à crise de semicondutores que tem afetado o mercado automotivo mundial. Outra marca em situação grave no Brasil é a General Motors, cuja fábrica de Gravataí (RS) está parada desde março, deixando de produzir seus principais modelos, Onix e Onix Plus. A situação tem provocado apreensão entre 5 mil funcionários parados, sendo 2 mil da GM e o restante das 14 empresas fornecedoras do complexo industrial.

A Volkswagen também interrompeu pela segunda vez a sua produção na fábrica de Taubaté (SP). Neste meio tempo, a empresa vai aproveitar para mexer nas linhas de montagem da fábrica do interior paulista, para que possa produzir carros com a plataforma MQB-A0. A fábrica tem previsão de produzir o inédito Polo Track, que assumirá a posição de novo carro de entrada da empresa.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Siga o Motor1.com Brasil no Facebook

Siga o Motor1.com Brasil no Instagram

Envie seu flagra! flagra@motor1.com