As picapes começaram o ano em alta. Somadas, todas as representantes das duas categorias emplacaram 27.809 unidades, quase 8,5% a mais do que em janeiro de 2020. O resultado positivo tem relação direta com o forte início de 2021 da Strada: com 9.232 unidades, 70,4% a mais do que em 2020, a picape pequena da Fiat não tinha um ponto de partida tão bom desde 2015 (11.201).
Já as suas principais rivais amargaram retrações significativas. Enquanto a VW Saveiro (2.497) perdeu 23,2% de seus compradores, a Chevrolet Montana, em baixa de quase 55%, emplacou apenas 120 unidades. Este, aliás, foi o pior resultado para o modelo desde setembro de 2003 (75), quando foram registradas suas primeiras unidades.
Entre as picapes médias e grandes, a Fiat Toro (5.233) manteve uma confortável liderança, embora com resultado pior do que em 2020 (-1,3%). A vice-líder Toyota Hilux (3.301) perdeu apenas 6 unidades na comparação com dezembro. Próxima dos 5% de alta, a Chevrolet S10 (2.520) completou o pódio.
Com quase o dobro do resultado da Renault Duster Oroch (1.049), a Ford Ranger (1.926) também teve um início de ano positivo (+17,7%). Destaque negativo, a VW Amarok (188) foi apenas a 9ª colocada, com queda superior a 86% - ficou atrás, inclusive, da gigante RAM 2500 (304), que jamais havia vendido tanto.
Picapes Pequenas | ||||||||
POS. | MODELO | JAN/21 | DEZ/20 | JAN/20 | % JAN 21 | % DEZ 20 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT STRADA | 9232 | 10390 | 5419 | 77,91% | 73,91% | -11,15% | 70,36% |
2º | VW SAVEIRO | 2497 | 3310 | 3255 | 21,07% | 23,55% | -24,56% | -23,29% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 120 | 358 | 264 | 1,01% | 2,55% | -66,48% | -54,55% |
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| 11849 | 14058 | 8938 | 100,00% | 100,00% | -15,71% | 32,57% |
Picapes Médias / Grandes | ||||||||
POS. | MODELO | JAN/21 | DEZ/20 | JAN/20 | % JAN 21 | % DEZ 20 | VARIAÇÃO JAN/DEZ | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | FIAT TORO | 5233 | 6983 | 5300 | 32,79% | 35,53% | -25,06% | -1,26% |
2º | TOYOTA HILUX | 3301 | 3307 | 3310 | 20,68% | 16,83% | -0,18% | -0,27% |
3º | CHEVROLET S10 | 2520 | 3210 | 2402 | 15,79% | 16,33% | -21,50% | 4,91% |
4º | FORD RANGER | 1926 | 2403 | 1637 | 12,07% | 12,23% | -19,85% | 17,65% |
5º | RENAULT DUSTER OROCH | 1049 | 858 | 1093 | 6,57% | 4,37% | 22,26% | -4,03% |
6º | NISSAN FRONTIER | 815 | 957 | 673 | 5,11% | 4,87% | -14,84% | 21,10% |
7º | MITSUBISHI L200 | 596 | 695 | 622 | 3,73% | 3,54% | -14,24% | -4,18% |
8º | RAM 2500 | 304 | 283 | 284 | 1,90% | 1,44% | 7,42% | 7,04% |
9º | VW AMAROK | 188 | 908 | 1351 | 1,18% | 4,62% | -79,30% | -86,08% |
10º | EFFA V21 | 20 | 38 | 19 | 0,13% | 0,19% | -47,37% | 5,26% |
11º | EFFA V22 | 7 | 10 | 7 | 0,04% | 0,05% | -30,00% | 0,00% |
12º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
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| 15960 | 19652 | 16698 | 100,00% | 100,00% | -18,79% | -4,42% |
Fonte: Fenabrave