A Porsche detém muitos recordes, tanto em competições quanto no segmento de carros de rua. Mas esse ainda estava faltando na lista. Bem, com o Taycan, o fabricante de Zuffenhausen estabeleceu um novo recorde para a derrapagem mais longa já feita ao volante de um carro elétrico.

O resultado, oficialmente registrado pelo órgão do Guinness World Records, foi obtido no centro de testes da Porsche em Hockenheim. Sim, mas quantos metros o Taycan percorreu com as rodas traseiras fumegantes? Resposta: 42.171.

Galeria: Porsche Taycan: Guinness

Uma maratona de lado

Você leu corretamente: o piloto de testes Dennis Retera, em um anel circular de 200 metros de comprimento, girou por 55 minutos consecutivos a uma média de 46 km/h sem as rodas dianteiras apontando na mesma direção da curva, percorrendo a distância de uma maratona. Na verdade, 24 metros a menos, mas isso não tira o mérito.

Retera, que chefia os instrutores no Porsche Center em Hokenheim, conquistou o feito ao volante de um Taycan com tração traseira, uma versão que ainda não está no mercado internacional, mas que já é vendida regularmente na China. Ao sair do carro, ele disse: "Quando você libera os controles de tração e aproveita a potência e a entrega instantânea de torque, é muito fácil colocar um Taycan de lado, principalmente neste modelo que só tem tração traseira".

Porsche Taycan - recorde drift

O único problema: o cansaço

A pior coisa que Retera teve de enfrentar no teste foi o cansaço: "Foi cansativo manter o foco durante todas as 210 voltas. Sobretudo porque a tentativa de recorde aconteceu em asfalto molhado e a aderência mudou em diversos pontos da pista".

Em vez disso, duas coisas que ajudaram muito Retera foram a longa distância entre eixos e o centro de gravidade muito baixo. Ambos os fatores contribuíram para tornar o carro menos nervoso em suas reações e, portanto, mais fácil de controlar em condições de equilíbrio “precário”.

Um registro científico

O recorde registrado pela Porsche foi oficializado por Joanne Brent, que apareceu no Hockenheimring como jurada oficial . Brent, que documentou outros registros de deriva no passado, nunca testemunhou a tentativa com um carro elétrico.

Para formalizar o resultado, graças à contribuição de um consultor independente, ele pediu a medição do anel com instrumentos que calculavam o diâmetro e a circunferência ao milímetro. Esse resultado se soma aos demais recordes já alcançados pelo sedã cupê elétrico alemão.

  • Registro em Nurburgring para sedãs elétricos: 7'42"
  • Registro de 24 horas em Nardò: 3.425 km
  • Registro de 0-200 em Lahr: 26 sprints consecutivos
  • Recorde de drift em Hockenheim: 42.171 metros