"Posso tentar uma coisa para as fotos?". Fábio Trindade, diretor do Motor1.com, e Rafael Munhoz, o fotógrafo que assina essa sessão, me olharam desconfiados (e com certo medo) e acharam que seria um "simples" burnout. Algumas tentativas depois e o resultado é uma das mais belas fotos que passaram pelo Motor1.com, estrelando o novo BMW M3 Competition Track 2021. 

Não tínhamos muito tempo com o novo BMW M3 Competition Track. No nada discreto São Paulo Yellow, a nova geração do esportivo não poderia fazer um passeio simples pelas rodovias, mas algo a mais. Sim, o M3 é um daqueles carros que querem te tirar da rotina, apesar de ser possível viver com ele no seu dia a dia, dependendo de quanta diversão você quer (e precisa) antes e depois do trabalho. 

Já com as piores intenções, logo fiz a proposta: "Vamos para a Romeiros?". Afinal, em tão pouco tempo, o BMW M3 merecia ser explorado no melhor ambiente possível para aquele momento, ainda mais depois de ouvir uma apresentação técnica alguns dias antes, onde muita coisa já despertava a minha curiosidade.

Galeria: BMW M3 Competition Track 2021

E30, E36, E90, F80, G80...

Se você sabe o que significa qualquer um desses códigos, é um fã da BMW. Estes são os códigos das 6 gerações do M3, sendo que a partir da F80 ela ganha uma nomenclatura própria, diferente dos demais Série 3 - F80 é o M3 da geração F30, enquanto a nova, G80, é do Série 3 G20. Com o passar dos anos, o esportivo foi se diferenciando mais e mais das demais versões.

O BMW M3 G80 carrega pouco do Série 3 G20 na carroceria. Apenas portas, tampa do porta-malas e vidros são as mesmos de um para o outro, inclusive o teto é em fibra de carbono de série para reduzir o peso e diminuir o centro de gravidade - até por isso o M3 não tem teto-solar nem como opcional. Na verdade, tudo neste esportivo tem algum sentido, função e explicação, até mesmo a grande grade que o fez famoso...ou polêmico. 

BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021

Sim, a grade dianteira também foi uma decisão da equipe de design da BMW. Acredite, pessoalmente é até mais agradável que pelas fotos, porém sua função principal é deixar entrar ar fresco para diversos radiadores - do motor, do câmbio, de óleo e os intercoolers para os turbos. Como um legítimo M, o M3 pode encarar boas voltas na pista sem reclamar, já que até os freios tem dutos para resfriamento. Entradas e saídas de ar, além de aletas, spoilers e até mesmo os retrovisores foram projetados para dar um coeficiente aerodinâmico de 0,33 Cx ao novo BMW M3. 

O BMW M3 G80 usa um novo motor, codificado S58B30T0. É uma nova geração do 3.0 com 6 cilindros em linha, aqui biturbo (um turbo para cada 3 cilindros, com refrigeração própria) e projetado para uso severos. São 510 cv (79 cv a mais que o M3 anterior) e 66,3 kgfm de torque - e, segundo a marca, ele aguenta até mais que isso para versões mais nervosas no futuro. A transmissão é automática e 8 marchas, fornecida pela ZF (M8HP76) e a tração é puramente traseira, com um diferencial com deslizamento limitada e blocante com níveis selecionáveis. 

BMW M3 Competition Track 2021

Estrutura e suspensão quase de corrida

Esta geração do M3 teve muita atenção da engenharia. Já no cofre do motor, vemos barras anti-torção e de amarração se cruzando. A suspensão tem o mesmo desenho do Série 3, com braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira, mas com todos os componentes próprios para o M3, com direito a amortecedores adaptativos. Tudo tem um toque da experiência em competições, assim como os enormes freios de carbono-cerâmica da Competition Track, com discos ventilados e perfurados de 400 mm na dianteira (pinça de 6 pistões) e 380 mm na traseira (1 pistão). 

BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021

Ao chão, rodas de 19" na dianteira, com 9,5" de largura e pneus 275/30, e 20" na traseira, sendo 10,5" de largura com pneus 285/30 e composto semi-slick. Por isso o M3 é mais largo que um Série 3, com para-lamas exclusivos. Os parachoques acompanham, com saídas de ar e um extrator na traseira para acomodar 4 saídas de escape e um sistema com válvulas para atenuar (ou não) o belo ronco do 6-cilindros. 

Com uma descrição dessas, vocês iriam para uma estrada qualquer para andar em linha reta? Acho que não. Um trecho de rodovia para me acostumar ao M3 e um pouco de suas reações e uma coisa ele me avisou de cara: pega leve que a tração é apenas traseira e mesmo nas configurações mais mansas de motor e transmissão, ele faz questão de te relembrar isso em pequenas "rabeadas" até em retomadas mais fortes. 

BMW M3 Competition Track 2021

Estrada livre, muitas curvas e pista estreita me esperando. Alguns minutos de fotos e um sinal me libera para ir ao nosso ponto de encontro sozinho. No volante, aciono o M1, modos de condução configuráveis (são 2) que joga motor, câmbio, suspensão, direção e até os freios no modo mais esportivo conforme seu gosto. Se até então o M3 se mostrou um bom cara para andar na boa, agora "soltamos a fera", como dito no popular. 

A Estrada dos Romeiros tem seus desafios, mas o BMW M3 Competition Track não viu nenhum problema. Nas retas, joga a força dos 510 cv com gosto no eixo traseiro e, apesar das leves rabeadas, ele não assusta e segue nas mãos. No câmbio, 3 programações selecionáveis pelo próprio acionador mudam a velocidade de trocas e não deve nada a qualquer dupla embreagem do mercado. É permissivo dentro do possível e, nas aletas de fibra de carbono atrás do volante, permite trocas manuais. 

BMW M3 Competition Track 2021

Dosando o acelerador, as curvas mais rápidas são feitas sem precisar dos freios e a carroceria segue equilibrada pelos amortecedores ativos. A direção elétrica com relação variável aponta o carro ao menor movimento e permite o colocar onde o motorista quiser. A traseira ajuda com um pouco de tração, mas sem excessos - aliás, nem chegamos perto de desligar os controles de tração e estabilidade já que a via é bem estreita e mesmo assim ele permitiu alguns abusos leves. Ele e o diferencial traseiros podem ser regulados em 10 escalas cada. 

Uma sequencia de curvas mais fechadas coloca a prova o sistema de freios sem ligação física com pinças. O pedal manda a informação para uma central eletrônica que de forma muito rápida aciona atuadores. Se eu tinha alguma dúvida se isso era bom, se mostrou muito eficiente e permite até uma configuração de pedal mais responsiva. A qualquer leve toque, já segura bem o M3 e o conjunto de carbono cerâmica nem passou perto de atuar em seu limite ou deu qualquer sinal de fadiga.

BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021
BMW M3 Competition Track 2021

Aquele sedã amarelo engoliu curvas e retas como poucos já vi fazer - só ainda não é tão equilibrado como o Porsche 911 Carrera S. Tem até modo drift, mas confesso que faltou coragem pra tentar algo em uma estrada que em um lado tem barranco e do outro, um rio. Lembrei até do BMW 320i M Sport que testamos há algumas semanas, onde falei que sobrava carro para o 2.0 turbo de 184 cv - e com o M3 entendi o principal motivo para isso. 

Tudo tem seu preço...

O BMW M3 chega ao Brasil em 2 versões: Competition e Competition Track. A primeira custa R$ 757.950 e já tem muito do que vemos aqui. A Track adiciona os bancos concha (que se você for mais "fortinho", irá ter um certo incomodo), mais fibra de carbono no exterior e interior, os freios em carbono-cerâmica e as rodas em preto. Sua por R$ 849.950.

BMW M3 Competition Track 2021

Tem diversos itens de segurança, como piloto automático adaptativo, assistente de faixas e outros itens. Não dei muita bola pra isso nesse momento, mas é algo que guardamos para um momento onde o M3 ficará mais alguns dias conosco. Aliás, esperamos até para ver se ele realmente chega aos 100 km/h em 3,9 segundos, como diz a BMW. Por enquanto, as impressões (e as fotos) são as mais positivas possível. 

PS: Desculpe BMW pelos pneus, mas as fotos se tornaram um pôster na minha sala...

Fotos: Rafael Munhoz (para o Motor1.com)

BMW M3 Competition Track 3.0T

MOTOR dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em linha, 24 válvulas, 2.993 cm3, duplo comando com variador na admissão e escape e Valvetronic na admissão, injeção direta, biturbo, gasolina
POTÊNCIA/TORQUE

510 cv a 6.250 rpm; Torque: 66,3 kgfm de 2.750 rpm a 5.500 rpm

TRANSMISSÃO automática com 8 marchas, tração traseira
SUSPENSÃO Braços sobrepostos na dianteira e multilink na traseira
RODAS E PNEUS liga leve aro 19" com pneus 275/35 R19 (D) e 20" 285/30 R20 (T)
FREIOS discos ventilados na dianteira e traseira em carbono-cerâmica, com ABS e ESP
PESO 1.730 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.794 mm, largura 1.903 mm, altura 1.433 mm, entre-eixos 2.857 mm;
CAPACIDADES tanque 59 litros; porta-malas 480 litros
PREÇO R$ 849.950
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