Depois de quatro anos com resultados negativos, o mercado brasileiro reagiu no fim de 2017. De acordo com os dados oficiais divulgados nesta quinta-feira (04/01) pela Fenabrave, as vendas de veículos novos atingiram a marca de 2.172.235 unidades, número 9,36% superior ao de 2016 (1.986.303).
A expectativa de um avanço de 2,4% nas vendas de automóveis e comerciais leves indicada pela entidade no início do ano passado foi superada com folga. Na comparação com as 3.635.518 unidades emplacadas em 2012, até então o melhor ano para o setor, entretanto, o resultado ainda está longe de ser considerado satisfatório.
Para Alarico Assumpção Jr., presidente da entidade, “ao longo do ano, as ações econômicas acertadas geraram efeitos positivos. Quedas sucessivas dos juros e da inadimplência, o aumento da empregabilidade e um melhor acesso ao crédito resultaram na melhora nos índices de confiança e expectativa do consumidor e do empresário, fazendo com que aumentasse o consumo”. Para o executivo, a expectativa é de um avanço de 11,9% ao longo de 2018.
A Chevrolet, responsável por 394.099 unidades vendidas, chegou ao segundo ano seguido sem ninguém à frente e assegurou mais de 100 mil unidades de vantagem sobre a Fiat (291.324), única do top 10 a perder espaço no período (-4,5%). A VW (272.079), em alta de quase 20% sobre 2016, se manteve no pódio.
A novidade foi o retorno da Ford (206.746) ao chamado G4, depois da sexta posição registrada há 12 meses, à frente de uma Hyundai (201.955) com a menor evolução entre as líderes (+2%). Destaque para a Jeep (88.185), que deixou a Nissan (78.817) para trás ao emplacar a maior evolução dos últimos 12 meses entre as 20 primeiras colocadas (+49,4%).
Enquanto a Peugeot (26.855) mostrou uma pequena reação (+4%), a conterrânea Citroën (22.556) registrou queda superior a 8%. A Kia (8.433) também foi mal, perdendo quase 22% das vendas. BMW (10.165) e Audi (9.910) não tiveram o que comemorar, com retrações na casa dos 14% - a Mercedes (14.340), em alta de 9%, foi a líder entre as marcas premium.
POS. | MARCA | TOTAL 2017 | PART. (%) | TOTAL 2016 | PART. (%) | % VARIAÇÃO 17/16 |
1 | CHEVROLET | 394.099 | 18,14% | 345.874 | 17,41% | 13,94% |
2 | FIAT | 291.324 | 13,41% | 304.980 | 15,35% | -4,48% |
3 | VW | 272.079 | 12,53% | 228.456 | 11,50% | 19,09% |
4 | FORD | 206.746 | 9,52% | 180.242 | 9,07% | 14,70% |
5 | HYUNDAI | 201.955 | 9,30% | 197.850 | 9,96% | 2,07% |
6 | TOYOTA | 189.974 | 8,75% | 180.416 | 9,08% | 5,30% |
7 | RENAULT | 167.014 | 7,69% | 150.032 | 7,55% | 11,32% |
8 | HONDA | 131.086 | 6,03% | 122.541 | 6,17% | 6,97% |
9 | JEEP | 88.185 | 4,06% | 59.046 | 2,97% | 49,35% |
10 | NISSAN | 78.817 | 3,63% | 60.908 | 3,07% | 29,40% |
11 | PEUGEOT | 26.855 | 1,24% | 25.824 | 1,30% | 3,99% |
12 | CITROËN | 22.556 | 1,04% | 24.531 | 1,24% | -8,05% |
13 | MITSUBISHI | 21.866 | 1,01% | 24.876 | 1,25% | -12,10% |
14 | MERCEDES-BENZ | 14.340 | 0,66% | 13.155 | 0,66% | 9,01% |
15 | BMW | 10.165 | 0,47% | 11.857 | 0,60% | -14,27% |
16 | AUDI | 9.910 | 0,46% | 11.599 | 0,58% | -14,56% |
17 | KIA | 8.433 | 0,39% | 10.779 | 0,54% | -21,76% |
18 | LAND ROVER | 6.476 | 0,30% | 6.688 | 0,34% | -3,17% |
19 | SUZUKI | 4.545 | 0,21% | 3.448 | 0,17% | 31,82% |
20 | JAC | 3.823 | 0,18% | 2.727 | 0,14% | 40,19% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.172.235 | 100,00% | 1.986.303 | 100,00% | 9,36% |
Em dezembro
Com mais de 200 mil unidades emplacadas (204.852), o mercado brasileiro experimentou um leve crescimento de 2,95% no último mês de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com novembro (197.254), o avanço foi um pouco maior (3,85%).
A Chevrolet (37.416), líder, chegou a quase 11 mil unidades de vantagem sobre a Fiat (26.629), terceira no mês anterior. A VW (25.680), muito próxima, completou o pódio, com a Ford (19.203) fechando o G4 apenas 81 unidades à frente da Toyota (19.122), dona da maior evolução sobre novembro (+17,4%) entre as dez primeiras.
Graças a um avanço de quase 70%, a Audi (1.192) encerrou dezembro na liderança entre as marcas premium – a vantagem sobre a BMW (1.163), no entanto, foi de apenas 29 unidades.
POS. | MARCA | DEZ 17 | PART. | NOV 17 | PART. | % VARIAÇÃO DEZ/NOV |
1 | CHEVROLET | 37.416 | 18,26% | 37.354 | 18,94% | 0,17% |
2 | FIAT | 26.629 | 13,00% | 24.791 | 12,57% | 7,41% |
3 | VW | 25.680 | 12,54% | 25.569 | 12,96% | 0,43% |
4 | FORD | 19.203 | 9,37% | 20.328 | 10,31% | -5,53% |
5 | TOYOTA | 19.122 | 9,33% | 16.291 | 8,26% | 17,38% |
6 | HYUNDAI | 18.981 | 9,27% | 17.987 | 9,12% | 5,53% |
7 | RENAULT | 15.315 | 7,48% | 13.194 | 6,69% | 16,08% |
8 | HONDA | 11.323 | 5,53% | 11.361 | 5,76% | -0,33% |
9 | JEEP | 8.473 | 4,14% | 8.012 | 4,06% | 5,75% |
10 | NISSAN | 8.147 | 3,98% | 9.171 | 4,65% | -11,17% |
11 | PEUGEOT | 2.337 | 1,14% | 2.860 | 1,45% | -18,29% |
12 | CITROËN | 2.055 | 1,00% | 2.142 | 1,09% | -4,06% |
13 | MITSUBISHI | 1.749 | 0,85% | 1.622 | 0,82% | 7,83% |
14 | AUDI | 1.192 | 0,58% | 707 | 0,36% | 68,60% |
15 | BMW | 1.163 | 0,57% | 885 | 0,45% | 31,41% |
16 | MERCEDES-BENZ | 1.144 | 0,56% | 1.109 | 0,56% | 3,16% |
17 | LAND ROVER | 775 | 0,38% | 486 | 0,25% | 59,47% |
18 | KIA | 743 | 0,36% | 731 | 0,37% | 1,64% |
19 | JAC | 641 | 0,31% | 357 | 0,18% | 79,55% |
20 | LIFAN | 415 | 0,20% | 398 | 0,20% | 4,27% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 204.852 | 100,00% | 197.254 | 100% | 3,85% |
Fonte: Fenabrave