Em seu terceiro mês de mercado, o T-Cross foi um dos destaques do mercado alemão em agosto. Com 4.106 unidades vendidas, o SUV compacto da VW assegurou a 14ª colocação – de acordo com o Best Selling Cars Blog, o modelo garantiu a sétima posição considerando apenas as vendas no varejo.
O resultado do T-Cross, no entanto, não foi suficiente para reverter a tendência de queda da marca. Embora líder disparada entre as montadoras, a VW (52.754) perdeu mais de 17% de compradores nos últimos doze meses, fruto especialmente da forte retração de seus principais modelos: Golf (11.507, -34%), líder; Tiguan (7.279, -14%), 2º colocado; e Polo (5.825, -18%), 5º.
O mês também foi bastante positivo para o VW T-Roc. Líder no varejo, o SUV conquistou seu primeiro pódio no ranking geral. Quarto, sua melhor colocação na história, o Leon (6.097) contribuiu para o recorde de vendas da Seat (18.228) no mercado alemão. O Mercedes Classe C (5.558), sexto, foi o primeiro fora do Grupo VW.
Com nova geração em alta entre os alemães (+40,7%), o Opel Corsa (5.311) ficou muito perto de desbancar o Audi A4 (5.384). Veio da Romênia outro destaque de agosto: com 4.753 unidades, o Duster entrou no top 10 do maior mercado europeu pela 1ª vez. De quebra, ajudou a Dacia a se aproximar do top 10 entre as montadoras.
Com 4.201 unidades, o Ford Focus mais do que dobrou os números do ano passado. Para a BMW (18.708), no entanto, o mês não foi bom. Além de cair para a sexta posição, a marca de Munique emplacou seu modelo mais vendido apenas em 28º lugar: o Série 2, com 3.086 unidades. O resultado só não foi pior porque o X3 (2.941) e o X1 (2.173) registraram avanços acima dos 20%.
Após um mês de julho em alta, o mercado alemão voltou a perder fôlego em agosto. Foram 313.748 veículos novos comercializados, 0,8% a menos do que em 2018. O acumulado do ano, no entanto, permanece positivo, com 2.495.536 unidades, alta de 0,9% - o melhor resultado para o período em exatos dez anos.
POS. | MODELO | AGO.19 | % MERCADO | AGO.18 | % VARIAÇÃO |
1 | VW GOLF | 11.507 | 3,7% | 17.501 | -34,2% |
2 | VW TIGUAN | 7.279 | 2,3% | 8.496 | -14,3% |
3 | VW T-ROC | 6.950 | 2,2% | 6.465 | 7,5% |
4 | SEAT LEON | 6.097 | 1,9% | 6.133 | -0,6% |
5 | VW POLO | 5.825 | 1,9% | 7.126 | -18,3% |
6 | MERCEDES CLASSE C | 5.558 | 1,8% | 5.862 | -5,2% |
7 | AUDI A4 | 5.384 | 1,7% | 6.194 | -13,1% |
8 | OPEL CORSA | 5.311 | 1,7% | 3.774 | 40,7% |
9 | SKODA FABIA | 5.063 | 1,6% | 5.188 | -2,4% |
10 | DACIA DUSTER | 4.753 | 1,5% | 2.945 | 61,4% |
11 | SKODA OCTAVIA | 4.248 | 1,4% | 4.142 | 2,6% |
12 | FORD FOCUS | 4.201 | 1,3% | 2.071 | 102,8% |
13 | AUDI A6 | 4.109 | 1,3% | 2.679 | 53,4% |
14 | VW T-CROSS | 4.106 | 1,3% | - | NOVO |
15 | FORD KUGA | 3.972 | 1,3% | 3.484 | 14,0% |
16 | AUDI A3 | 3.962 | 1,3% | 4.993 | -20,6% |
17 | MINI | 3.940 | 1,3% | 3.525 | 11,8% |
18 | MERCEDES CLASSE E | 3.794 | 1,2% | 3.918 | -3,2% |
19 | SMART FORTWO | 3.762 | 1,2% | 2.043 | 84,1% |
20 | VW TRANSPORTER | 3.718 | 1,2% | 3.772 | -1,4% |
21 | RENAULT CAPTUR | 3.717 | 1,2% | 3.678 | 1,1% |
22 | MERCEDES CLASSE A | 3.640 | 1,2% | 2.560 | 42,2% |
23 | FIAT 500 | 3.616 | 1,2% | 3.127 | 15,6% |
24 | OPEL ASTRA | 3.444 | 1,1% | 3.139 | 9,7% |
25 | VW PASSAT | 3.298 | 1,1% | 7.618 | -56,7% |
26 | DACIA SANDERO | 3.291 | 1,0% | 3.299 | -0,2% |
27 | MERCEDES CLASSE B | 3.274 | 1,0% | 1.069 | 206,3% |
28 | BMW SÉRIE 2 | 3.086 | 1,0% | 2.918 | 5,8% |
29 | SKODA KAROQ | 3.028 | 1,0% | 1.662 | 82,2% |
30 | VW TOURAN | 2.987 | 1,0% | 3.354 | -10,9% |
31 | SEAT IBIZA | 2.950 | 0,9% | 2.995 | -1,5% |
32 | BMW X3 | 2.941 | 0,9% | 1.941 | 51,5% |
33 | MERCEDES GLC | 2.687 | 0,9% | 3.259 | -17,6% |
34 | FORD FIESTA | 2.673 | 0,9% | 3.367 | -20,6% |
35 | VW UP | 2.557 | 0,8% | 3.276 | -21,9% |
36 | FIAT DUCATO | 2.546 | 0,8% | 1.989 | 28,0% |
37 | AUDI Q3 | 2.368 | 0,8% | 2.421 | -2,2% |
38 | SKODA KODIAQ | 2.350 | 0,7% | 1.147 | 104,9% |
39 | SEAT ATECA | 2.322 | 0,7% | 2.447 | -5,1% |
40 | SEAT ARONA | 2.291 | 0,7% | 3.483 | -34,2% |
41 | FORD ECOSPORT | 2.290 | 0,7% | 1.997 | 14,7% |
42 | BMW SÉRIE 3 | 2.255 | 0,7% | 2.289 | -1,5% |
43 | HYUNDAI I10 | 2.249 | 0,7% | 2.011 | 11,8% |
44 | HYUNDAI TUCSON | 2.207 | 0,7% | 2.238 | -1,4% |
45 | HYUNDAI I20 | 2.183 | 0,7% | 1.261 | 73,1% |
46 | BMW X1 | 2.173 | 0,7% | 1.793 | 21,2% |
47 | MERCEDES CLASSE V | 2.151 | 0,7% | 1.342 | 60,3% |
48 | AUDI Q5 | 2.100 | 0,7% | 2.867 | -26,8% |
49 | DACIA DOKKER | 2.098 | 0,7% | 1.598 | 31,3% |
50 | HYUNDAI KONA | 2.077 | 0,7% | 1.228 | 69,1% |
POS. | MARCA | AGO.19 | % MERCADO | AGO.18 | % VARIAÇÃO |
1 | VW | 52.754 | 16,8% | 63.623 | -17,1% |
2 | MERCEDES-BENZ | 28.990 | 9,2% | 23.764 | 22,0% |
3 | AUDI | 25.227 | 8,0% | 28.198 | -10,5% |
4 | FORD | 22.713 | 7,2% | 17.810 | 27,5% |
5 | SKODA | 19.598 | 6,2% | 17.218 | 13,8% |
6 | BMW | 18.708 | 6,0% | 19.289 | -3,0% |
7 | SEAT | 18.228 | 5,8% | 17.220 | 5,9% |
8 | OPEL | 17.871 | 5,7% | 17.609 | 1,5% |
9 | RENAULT | 13.098 | 4,2% | 17.865 | -26,7% |
10 | HYUNDAI | 12.977 | 4,1% | 10.775 | 20,4% |
11 | DACIA | 11.888 | 3,8% | 9.838 | 20,8% |
12 | FIAT | 7.546 | 2,4% | 7.034 | 7,3% |
13 | TOYOTA | 6.583 | 2,1% | 6.836 | -3,7% |
14 | PEUGEOT | 6.333 | 2,0% | 5.372 | 17,9% |
15 | KIA | 6.155 | 2,0% | 5.995 | 2,7% |
16 | CITROËN | 5.763 | 1,8% | 5.137 | 12,2% |
17 | MAZDA | 4.801 | 1,5% | 5.700 | -15,8% |
18 | SMART | 4.778 | 1,5% | 3.150 | 51,7% |
19 | MITSUBISHI | 3.985 | 1,3% | 5.704 | -30,1% |
20 | MINI | 3.940 | 1,3% | 3.525 | 11,8% |
... | ... | ... | ... | ... | |
| TOTAL | 313.748 | ... | 316.405 | -0,8% |
| ACUMULADO | 2.495.536 | ... | 2.473.284 | 0,9% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog