Apesar de ter a marca Tank só para SUVs off-road raíz, a GWM também oferece um modelo deste tipo dentro da linha Haval. E um deles é o novo Haval H9, a segunda geração do utilitário de quase 5 metros de comprimento que acaba de ser apresentada na China. A fabricante aproveitou o momento para mudar totalmente o design e colocar uma identidade visual mais robusta, baseada no Haval Raptor (ou Menglong).

Não se engane, pois o GWM Haval H9 é um SUV de verdade, com construção de carroceria sobre chassi e longarinas. Traz um design bem mais agressivo do que o Haval H6, adotando uma grade retangulr com filetes cromados, faróis redondos dentro de uma área quadricular e um capô bem alto e reto. O perfil mostra bem como é bem quadrado, usando ângulos retos na traseira, lembrando um pouco o estilo do Defender. A parte de traz conta com uma tampa do porta-mlas de abertura lateral e lanternas na vertical com dois elementos. Tem até o estepe pendurado para passar mais sensação de robustez.

É um carro enorme de 7 lugares, medindo 4.859 mm de comprimento, 1.934 mm de largura e 1.853 mm de altura, o que o posiciona como o maior SUV da linha Haval. Dentro da GWM, ainda perde em tamanho para alguns modelos da marca Tank, como o Tank 500, que alcança os 4.928 mm de comprimento (ou 5.070 mm com o estepe na traseira).

Por enquanto, a GWM não divulgou imagens do Haval H9 por dentro. O que os sites chineses comentam é que traz uma cabine igual a do Haval Raptor, na imagem abaixo. É equipado com duas telas grandes, uma para os instrumentos e outra para a multimídia, que mais parece um tablet grudando no painel. As linhas quadradas do exterior são repetidas aqui, como nas saídas do ar-condicionado, ou no desenho do painel central.

GWM Haval Raptor (2)

Sob o capô está o motor 2.0 turbo de 224 cv em conjunto a uma transmissão automática de 8 marchas, com a opção de um 2.4 turbodiesel de 184 cv e câmbio automático de 9 posições. Como a proposta é ser um carro para fora-de-estrada, tem um sistema de tração integral com marcha reduzida e bloqueio do diferencial.

Faria sentido ver o GWM Haval H9 no Brasil? A fabricante chinesa quer vender um carro off-road deste tipo por aqui, mas optou por apostar na marca Tank. A promessa era que seria um dos primeiros veículos a serem produzidos em Iracemápolis (SP), porém o plano mudou e sua montagem ficará mais para frente. Este carro da linha Tank irá compartilhar plataforma com a picape Poer, utilizando um sistema híbrido-flex.

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