Apesar da reestilização relativamente recente, o Chevrolet Equinox acaba de chegar à linha 2023 nos Estados Unidos com novidades. No configurador online do site da marca, já é possível verificar que a marca promoveu troca de motorização e está oferecendo o SUV com novo propulsor. Trata-se do recém-desenvolvido 1.5 turbo LSD, que chega para substituir o anterior 1.5 turbo identificado como LYX.
A troca foi motivada por questões ambientais e, de quebra, deu ao Equinox 2023 bem-vindo ganho de potência. O novo trem-de-força desenvolve 177 cv a 5.800 rpm e 27,8 kgfm a 2.000 rpm, enquanto o antigo (ainda oferecido nas versões vendidas no Brasil) entregava 172 cv a 5.600 rpm e iguais 27,8 kgfm de torque a 2.000 rpm. Na prática, aumento de 5 cv. Já o câmbio segue automático de 6 marchas.
O motor LSD é a oitava geração da família EcoTec da General Motors e foi desenvolvido para ser usado mundialmente, atendendo às mais exigentes normas anti-poluição. Foi usado pela primeira vez na China sob o capô do Buick Verano Pro, neste caso com transmissões automática de 9 marchas e CVT. Na época, a GM anunciou o motor como sendo 6% mais eficiente do que o anterior e preparado para ser combinado com sistemas híbridos (tanto leve quanto plug-in).
A troca de motorização também deverá chegar ao Brasil, tendo em vista que movimentações desse tipo ocorridas outras vezes se refletiram igualmente por aqui. Foi o caso do motor 2.0 turbo, que deixou de ser oferecido tanto lá quanto aqui pós-reestilização. Não custa lembrar, o Equinox vendido nos Estados Unidos sai da mesma fábrica que abastece o mercado brasileiro. Ou seja, a planta de San Luís Potosí, no México.
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Chevrolet Equinox pode ser o próximo lançamento para o Brasil
Todas as novidades da Ferrari que chegarão em 2025
GM: serviço de carro por assinatura tem Equinox EV por R$ 11.700 mensais
Legislativo federal começa a regular futuro do carro autônomo no Brasil
Chevrolet lança novo Equinox EV com 443 km de autonomia por R$ 419 mil
Carros usados: mercado supera um milhão de unidades e 17% de alta
Novo Chevrolet Equinox vem, mas não PHEV neste momento