A participação das vendas diretas na composição geral do mercado brasileiro avançou novamente em setembro. De acordo com a Fenabrave, dos 198.792 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado, 45,84% foram através da modalidade – em julho, por exemplo, esta participação foi de 41,92%.
Após três meses consecutivos no topo entre as montadoras, a VW (19,91%) foi superada pela Fiat (27,79%), vice-líder neste mesmo período. Com Chevrolet (11,64%) e Jeep (10,48%) repetindo as mesmas colocações de julho e de agosto – o desempenho da GM na modalidade nos últimos meses ajuda a explicar sua queda geral -, a Renault (6,84%) voltou a figurar no top 5.
Líder entre os automóveis pelo 2º mês seguido e no acumulado do ano, o VW Gol (7.082) teve quase 80% dos registros na modalidade. A dupla da Jeep, Compass (5.064) e Renegade (4.476), ambos acima dos 77%, completaram o pódio. Atrás do Fiat Argo (3.792), o Chevrolet Tracker (3.282) assegurou três SUVs / crossovers no top 5, um a menos do que nos dois meses anteriores.
Preferido em julho e 2º em agosto, o VW T-Cross (2.665) caiu para 8º, superado pelos Fiat Uno (3.214) – com quase 97% de seus registros - e Mobi (2.821). 10º, o VW Voyage (2.354) foi novamente o sedã preferido. Com a decisão da Ford de não vender para locadoras, o Ka (1.972) foi apenas o 12º, atrás de um Chevrolet Onix (2.149) que não chegou a 20% de registros por vendas diretas.
Galeria: Ford Territory 2021
O novato Ford Territory (262), acima dos 70% de representatividade, ficou à frente do Renault Captur (258). Único representante de marcas premium no top 50 nos meses anteriores, desta vez o Volvo XC60 (187) teve a companhia do Audi Q3 (173), ambos com mais de 55% de seus registros. Mostrando que sua força é mesmo no varejo, o Honda Civic (183) foi o único da lista de autos abaixo dos 10%.
Ranking dos carros mais vendidos em setembro via Vendas Diretas (PJ)
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | SET. 20 |
1º | VW GOL | 7.082 | 77,53% | 9.134 |
2º | JEEP COMPASS | 5.064 | 83,81% | 6.042 |
3º | JEEP RENEGADE | 4.476 | 77,87% | 5.748 |
4º | FIAT ARGO | 3.792 | 47,49% | 7.985 |
5º | CHEVROLET TRACKER | 3.282 | 51,26% | 6.403 |
6º | FIAT UNO | 3.214 | 96,40% | 3.334 |
7º | FIAT MOBI | 2.821 | 51,79% | 5.447 |
8º | VW T-CROSS | 2.665 | 56,35% | 4.729 |
9º | NISSAN KICKS | 2.626 | 65,24% | 4.025 |
10º | VW VOYAGE | 2.354 | 94,42% | 2.493 |
11º | CHEVROLET ONIX | 2.149 | 18,35% | 11.710 |
12º | FORD KA | 1.972 | 33,11% | 5.956 |
13º | CHEVROLET ONIX PLUS | 1.824 | 25,72% | 7.093 |
14º | RENAULT SANDERO | 1.657 | 59,28% | 2.795 |
15º | VW VIRTUS | 1.631 | 51,34% | 3.177 |
16º | HYUNDAI CRETA | 1.479 | 27,38% | 5.402 |
17º | RENAULT KWID | 1.422 | 35,47% | 4.009 |
18º | RENAULT LOGAN | 1.327 | 81,51% | 1.628 |
19º | FORD KA SEDAN | 1.313 | 56,21% | 2.336 |
20º | HYUNDAI HB20 | 1.215 | 14,19% | 8.565 |
21º | TOYOTA YARIS SEDAN | 912 | 51,04% | 1.787 |
22º | FORD ECOSPORT | 768 | 37,07% | 2.072 |
23º | RENAULT DUSTER | 745 | 40,69% | 1.831 |
24º | CHEVROLET SPIN | 646 | 43,68% | 1.479 |
25º | TOYOTA COROLLA | 585 | 17,54% | 3.336 |
26º | VW POLO | 522 | 15,54% | 3.360 |
27º | PEUGEOT 2008 | 461 | 88,15% | 523 |
28º | NISSAN V-DRIVE | 381 | 68,53% | 556 |
29º | HONDA HR-V | 377 | 11,38% | 3.314 |
30º | FIAT SIENA | 371 | 34,84% | 1.065 |
31º | CITROËN C4 CACTUS | 362 | 54,27% | 667 |
32º | FIAT CRONOS | 344 | 29,45% | 1.168 |
33º | VW NIVUS | 332 | 10,37% | 3.203 |
34º | TOYOTA YARIS HATCH | 278 | 14,68% | 1.894 |
35º | PEUGEOT 208 | 277 | 67,23% | 412 |
36º | HONDA FIT | 276 | 19,48% | 1.417 |
37º | FORD TERRITORY | 262 | 70,81% | 370 |
38º | RENAULT CAPTUR | 258 | 44,64% | 578 |
39º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 257 | 32,41% | 793 |
40º | VW FOX | 240 | 11,77% | 2.039 |
41º | TOYOTA SW4 | 232 | 25,22% | 920 |
42º | FIAT DOBLÒ | 218 | 88,26% | 247 |
43º | HONDA WR-V | 196 | 20,40% | 961 |
44º | HYUNDAI HB20S | 192 | 10,41% | 1.845 |
45º | VOLVO XC60 | 187 | 64,26% | 291 |
46º | HONDA CIVIC | 183 | 7,97% | 2.296 |
47º | AUDI Q3 | 173 | 56,35% | 307 |
48º | HONDA CITY | 171 | 24,64% | 694 |
49º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 169 | 66,54% | 254 |
50º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 157 | 25,00% | 628 |
Ranking dos comerciais leves/utilitários nas vendas diretas em setembro
A posição de honra da Fiat esteve diretamente relacionada com o excelente desempenho da nova Strada (9.063), que teve mais de ¾ de seus emplacamentos fora do varejo e foi o veículo nº 1 no geral. Para se ter uma ideia, a Toro, 2º comercial leve mais registrado (3.609), não chegou sequer a 50% do total da irmã menor.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | SET. 20 |
1º | FIAT STRADA | 9.063 | 76,33% | 11.873 |
2º | FIAT TORO | 3.609 | 64,68% | 5.580 |
3º | VW SAVEIRO | 2.810 | 92,13% | 3.050 |
4º | CHEVROLET S10 | 2.277 | 72,31% | 3.149 |
5º | FIAT FIORINO | 1.661 | 79,36% | 2.093 |
6º | TOYOTA HILUX | 1.569 | 43,85% | 3.578 |
7º | FORD RANGER | 1.276 | 75,73% | 1.685 |
8º | MITSUBISHI L200 | 622 | 57,22% | 1.087 |
9º | NISSAN FRONTIER | 484 | 69,84% | 693 |
10º | RENAULT MASTER | 442 | 75,30% | 587 |
11º | RENAULT DUSTER OROCH | 364 | 68,04% | 535 |
12º | VW AMAROK | 298 | 35,43% | 841 |
13º | FIAT DUCATO | 226 | 76,61% | 295 |
14º | CHEVROLET MONTANA | 161 | 50,31% | 320 |
15º | PEUGEOT EXPERT | 74 | 42,53% | 174 |
16º | CITROËN JUMPY | 70 | 50,00% | 140 |
17º | HYUNDAI HR | 68 | 16,35% | 416 |
18º | VW EXPRESS | 40 | 12,90% | 310 |
19º | PEUGEOT PARTNER | 36 | 61,02% | 59 |
20º | IVECO DAILY 35-150 | 27 | 11,84% | 228 |
21º | RAM 2500 | 22 | 100,00% | 22 |
22º | PEUGEOT BOXER | 18 | 47,37% | 38 |
23º | CITROËN JUMPER | 16 | 64,00% | 25 |
24º | IVECO DAILY 35S14 | 11 | 61,11% | 18 |
25º | RENAULT KANGOO | 7 | 100,00% | 7 |
26º | KIA K2500 | 3 | 1,03% | 292 |
27º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 2 | 2,25% | 89 |
28º | CITROËN BERLINGO | 1 | 33,33% | 3 |
29º | IVECO DAILY | 1 | 14,29% | 7 |
30º | IVECO DAILY 30-130 | 1 | 4,17% | 24 |
31º | IVECO DAILY 30S13 | 1 | 0,58% | 172 |
Fonte: Fenabrave