Após registrar nos últimos dois meses algumas das menores participações na composição total das vendas, o varejo reagiu em novembro, com 54,90% do total de 221.317 automóveis e comerciais leves emplacados no país.
Desde agosto o top 5 das montadoras não sofre nenhuma alteração. As únicas mudanças sutis no mês passado foram o pequeno aumento da vantagem da líder Chevrolet (18,28%) sobre a VW (14,24%) e a redução da diferença da Hyundai (10,31%) em relação à Toyota (10,78%). A Fiat se manteve na casa dos 9% (9,06%).
AUTOMÓVEIS
Sem alterações há exatos nove meses, o top 2 trouxe o Onix (11.051) mantendo mais de quatro mil unidades de vantagem sobre o Hyundai HB20 (7.005), este concentrando mais de 80% de suas vendas no varejo. Já o Chevrolet, assim como em outubro, teve um pouco menos da metade de seus números através da modalidade.
O Ford Ka (5.004) repetiu a terceira posição, mas sob forte ameaça do Renault Kwid (4.879), quinto no mês anterior. Já o VW Polo (4.548) subiu uma colocação e completou o top 5 com boa margem em relação ao Toyota Corolla (3.779), mais uma vez líder entre os sedãs, já que o Chevrolet Prisma (3.555) ficou atrás do Fiat Argo (3.618).
Único SUV entre os dez primeiros, o Honda HR-V (2.961) caiu da quarta para a nona posição nas últimas semanas, embora com quase 90% de suas vendas realizadas nas concessionárias. Mantendo bom fôlego comercial, o VW Fox (2.610) veio em seguida, deixando o Fiat Mobi (2.516) e o VW Gol (2.514) fora do top 10.
Se o momento não é bom para a linha Etios – melhor posicionada, a versão Hatch (1.024) apareceu apenas em 32º -, a Toyota certamente vê com bons olhos a presença das versões Hatch (1.994) e Sedã (1.973) do novato Yaris no top 20. Vale recordar, no entanto, que a versão Hatch já havia figurado no top 10 em agosto e setembro.
Extremamente fortes no varejo, dois modelos da Chevrolet ficaram muito perto do top 20 com mais de 96% de participação: Tracker (1.969) e Cruze Sedan (1.830). Destaque no ranking geral de novembro, o Chevrolet Spin (889) teve pouco mais de 21% de suas vendas em lojas. O VW Tiguan (878), mantendo a força mostrada nos últimos meses, continuou vendendo mais do que modelos bem mais baratos como o Fiat Uno (605), por exemplo.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | NOV 18 |
1º | CHEVROLET ONIX | 11.051 | 49,61% | 22.277 |
2º | HYUNDAI HB20 | 7.005 | 83,44% | 8.395 |
3º | FORD KA | 5.004 | 56,64% | 8.834 |
4º | RENAULT KWID | 4.879 | 68,80% | 7.092 |
5º | VW POLO | 4.548 | 80,58% | 5.644 |
6º | TOYOTA COROLLA | 3.779 | 75,23% | 5.023 |
7º | FIAT ARGO | 3.618 | 59,53% | 6.078 |
8º | CHEVROLET PRISMA | 3.555 | 46,79% | 7.598 |
9º | HONDA HR-V | 2.961 | 89,59% | 3.305 |
10º | VW FOX | 2.610 | 78,38% | 3.330 |
11º | FIAT MOBI | 2.516 | 59,09% | 4.258 |
12º | VW GOL | 2.514 | 28,45% | 8.836 |
13º | HYUNDAI CRETA | 2.443 | 47,24% | 5.171 |
14º | VW VIRTUS | 2.415 | 61,06% | 3.955 |
15º | NISSAN KICKS | 2.312 | 57,23% | 4.040 |
16º | RENAULT SANDERO | 2.115 | 41,39% | 5.110 |
17º | HONDA CIVIC | 2.090 | 94,91% | 2.202 |
18º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.994 | 79,54% | 2.507 |
19º | HYUNDAI HB20S | 1.979 | 77,82% | 2.543 |
20º | TOYOTA YARIS SEDAN | 1.973 | 71,12% | 2.774 |
21º | CHEVROLET TRACKER | 1.969 | 96,10% | 2.049 |
22º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.830 | 98,33% | 1.861 |
23º | FORD ECOSPORT | 1.755 | 58,62% | 2.994 |
24º | FIAT CRONOS | 1.615 | 67,74% | 2.384 |
25º | JEEP COMPASS | 1.609 | 32,13% | 5.008 |
26º | VW UP | 1.604 | 91,55% | 1.752 |
27º | FORD KA SEDAN | 1.414 | 38,27% | 3.695 |
28º | HONDA FIT | 1.249 | 51,17% | 2.441 |
29º | HONDA WR-V | 1.151 | 86,41% | 1.332 |
30º | JEEP RENEGADE | 1.140 | 29,65% | 3.845 |
31º | NISSAN VERSA | 1.077 | 45,21% | 2.382 |
32º | TOYOTA ETIOS HATCH | 1.024 | 82,51% | 1.241 |
33º | RENAULT CAPTUR | 928 | 36,34% | 2.554 |
34º | CHEVROLET SPIN | 889 | 21,27% | 4.179 |
35º | VW TIGUAN | 878 | 89,05% | 986 |
36º | CHERY TIGGO | 864 | 100,00% | 864 |
37º | TOYOTA HILUX SW4 | 811 | 72,61% | 1.117 |
38º | FIAT SIENA | 788 | 53,17% | 1.482 |
39º | RENAULT DUSTER | 752 | 28,16% | 2.670 |
40º | CITROËN C4 CACTUS | 703 | 61,13% | 1.150 |
41º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 620 | 63,98% | 969 |
42º | FORD FIESTA | 610 | 82,66% | 738 |
43º | FIAT UNO | 605 | 39,75% | 1.522 |
44º | HYUNDAI IX35 | 572 | 85,25% | 671 |
45º | VW VOYAGE | 551 | 24,28% | 2.269 |
46º | CHEVROLET EQUINOX | 509 | 99,41% | 512 |
47º | HONDA CITY | 508 | 27,71% | 1.833 |
48º | MERCEDES CLASSE C | 488 | 90,20% | 541 |
49º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 465 | 97,28% | 478 |
50º | CHEVROLET COBALT | 396 | 19,23% | 2.059 |
COMERCIAIS LEVES
Mais uma vez registrando mais do que a soma das duas rivais mais próximas, a Toyota Hilux emplacou 2.456 unidades. A novidade de novembro foi a Chevrolet S10 (1.193) à frente da Fiat Toro (1.180), ainda que por margem bastante reduzida.
Mas o grande destaque do mês veio de outra marca japonesa. Logo atrás da VW Amarok (768), que completou sete meses seguidos na quarta posição, a Nissan Frontier (600) saltou da décima para a quinta posição. A Mitsubishi L200, presente no top 5 desde maio, foi a sexta.
A VW Saveiro (378) foi a sétima, mas com Ford Ranger (350) e Fiat Fiorino (333) no encalço. Já a Fiat Strada, com apenas 249 unidades, fechou nove meses ininterruptos fora do top 10. O mês foi fraquíssimo para a Renault Duster Oroch (158) que vendeu menos até do que o furgão Renault Master (175).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | NOV 18 |
1º | TOYOTA HILUX | 2.456 | 72,62% | 3.382 |
2º | CHEVROLET S10 | 1.193 | 43,40% | 2.749 |
3º | FIAT TORO | 1.180 | 30,09% | 3.922 |
4º | VW AMAROK | 768 | 49,87% | 1.540 |
5º | NISSAN FRONTIER | 600 | 81,30% | 738 |
6º | MITSUBISHI L200 | 554 | 68,82% | 805 |
7º | VW SAVEIRO | 378 | 10,75% | 3.516 |
8º | FORD RANGER | 350 | 22,26% | 1.572 |
9º | FIAT FIORINO | 333 | 32,58% | 1.022 |
10º | KIA K2500 | 266 | 100,00% | 266 |
11º | FIAT STRADA | 249 | 4,83% | 5.158 |
12º | VW EXPRESS | 187 | 79,91% | 234 |
13º | CHEVROLET MONTANA | 178 | 15,23% | 1.169 |
14º | RENAULT MASTER | 175 | 34,65% | 505 |
15º | RENAULT DUSTER OROCH | 158 | 15,85% | 997 |
16º | IVECO DAILY 3514 | 139 | 58,16% | 239 |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 139 | 83,73% | 166 |
18º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 79 | 94,05% | 84 |
19º | FIAT DUCATO | 76 | 21,47% | 354 |
20º | HYUNDAI HR | 70 | 78,65% | 89 |
21º | PEUGEOT PARTNER | 48 | 37,80% | 127 |
22º | IVECO DAILY 30S13 | 42 | 40,38% | 104 |
23º | RAM 2500 | 32 | 53,33% | 60 |
24º | IVECO DAILY | 23 | 100,00% | 23 |
25º | RENAULT KANGOO | 21 | 70,00% | 30 |
26º | CITROËN BERLINGO | 20 | 40,00% | 50 |
27º | PEUGEOT EXPERT | 19 | 22,62% | 84 |
28º | JAC V260 | 17 | 100,00% | 17 |
29º | CITROËN JUMPY | 16 | 16,33% | 98 |
30º | EFFA K01 | 14 | 100,00% | 14 |
31º | IVECO DAILY 5516 | 14 | 93,33% | 15 |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 5 | 71,43% | 7 |
33º | EFFA K02 | 3 | 100,00% | 3 |
34º | FIAT UNO | 3 | 100,00% | 3 |
35º | FOTON 3.5-14DT | 3 | 100,00% | 3 |
36º | EFFA V21 | 2 | 100,00% | 2 |
37º | EFFA V22 | 2 | 100,00% | 2 |
38º | FORD F100 | 2 | 100,00% | 2 |
39º | WILLYS OVERLAND | 2 | 100,00% | 2 |
40º | FORD F150 | 1 | 100,00% | 1 |
41º | FORD F250 | 1 | 100,00% | 1 |
42º | MERCEDES-BENZ VITO | 1 | 100,00% | 1 |
43º | PEUGEOT BOXER | 1 | 100,00% | 1 |
44º | TOYOTA HIACE | 1 | 100,00% | 1 |
45º | VW KOMBI | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave