Posicionada como opção de acesso da RAM no mercado norte-americano, a picape 1500 Classic acaba de sair de linha no Canadá. Por lá, a caminhonete se despede das lojas sem deixar sucessora direta e acabará sendo substituída pelas versões mais baratas da 1500 de nova geração. A produção era tocada no próprio país.

Localmente, a Classic era oferecida com foco voltado para o trabalho e tinha como principal chamariz a boa relação custo-benefício. O portfólio era composto pela versão Warlock no topo da gama e pelos acabamentos mais em conta Express, SLT e Tradesman logo abaixo. Até versões com cabine simples e rodas de aço eram oferecidas.

Ram 1500 Classic Warlock 2019

Já em outros mercados, como Estados Unidos e Brasil, a 1500 Classic segue em oferta normalmente. A produção é concentrada no México, onde a picape também é vendida, e seguirá sem alterações. A Classic toma como base a geração de 2008 da 1500 e conserva o visual clássico herdado ainda da época da Dodge

No Brasil, ao contrário do Canadá, a picape aposta em aspectos como luxo e esportividade. É vendida nas versões Laramie e Laramie Night Edition, sempre com motor 5.7 V8 HEMI movido a gasolina. O propulsor entrega potência de 400 cv e torque de 56,7 kgfm, associado ao câmbio automático de 8 marchas, com caixa de redução e tração 4x4.

Ram 1500 Classic (BR)

capacidade de carga é modesta, apenas 531 kg, mas no reboque é possível puxar até 3.354 kg. Em termos de volume, a caçamba acomoda 1.424 litros. Possui 5,81 metros de comprimento, 1,97 m de altura e 2,01 metros de largura, além de 3,57 metros de distância entre-eixos. Na prática, é ligeiramente maior que as picapes médias tradicionais do mercado (45,5 cm mais comprida que a Chevrolet S10, por exemplo).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com