O novo Toyota Land Cruiser aumenta ainda mais o confronto com os off-roaders puros e duros. O jipe japonês trouxe uma renovação completa nessa nova geração em comparação o modelo anterior, que estava nas lojas desde 2009.
Assim, um dos principais ícones do off-road pode desafiar outros mitos, como o Land Rover Defender, o Jeep Wrangler Unlimited e o Mercedes-Benz Classe G.
É claro que cada um desses rivais é diferente em tamanho e preço, mas o que eles têm em comum é a atitude de deixar o asfalto e ir aonde a maioria dos SUVs é forçada a parar.
Com suas linhas quadradas, o Land Cruiser confirmou a tendência dos SUVs raiz. O design com cortes acentuados e para-choques chanfrados na parte inferior foi projetado para melhorar a visibilidade e a percepção de volume o máximo possível, além de maximizar os ângulos de ataque e saída.
Toyota Land Cruiser
Land Rover Defender 110
Um estilo semelhante distingue o Wrangler, que enfatiza linhas ainda mais "quadradas" e relacionadas à tradição. O mesmo se aplica ao Classe G, que evoluiu muito pouco ao longo dos anos, apenas com a adição de faróis de LED e rodas de liga leve com um visual mais esportivo do que off-road.
Mercedes G 63 AMG
Jeep Wrangler Unlimited
Objetivamente, o Defender está entre os modelos desse grupo que mais se distanciam da imagem histórica da Land Rover. A aparência continua muito imponente, no entanto, com as dimensões variando de acordo com a carroceria escolhida. Elas variam de 4,58 m no 90 a 5,36 m no 130 e 5,02 m no 110. Os rivais, incluindo o Land Cruiser, por outro lado, têm entre 4,8 e 4,9 metros de comprimento.
Modelo | Comprimento | Largura | Altura | Distância entre-eixos | Distância do solo |
Toyota Land Cruiser | 4,92 m | 1,98 m | 1,87 m | 2,85 m | 22,1 cm |
Land Rover Defender |
4,58 m (90) 5,02 m (110) 5,36 m (130) |
2,00 m | 1,97 m |
2,59 m (90) 3,02 m (110 e 130) |
22,5 cm/29,1 cm |
Mercedes Classe G | 4,82/4,87 m | 1,93/1,98 m | 1,97 m | 2,89 m | 24,1 cm |
Jeep Wrangler Unlimited | 4,88 m | 1,89 m | 1,84/1,90 m | 3,00 m | 23,2 cm/25,2 cm |
O interior tem uma filosofia diferente em cada modelo, embora o objetivo de todos esses jipes seja tornar a seleção de controles intuitiva em todas as condições de direção.
O Jeep Wrangler pode ser reconhecido por um layout da velha guarda, com um painel de instrumentos misturando analógico e digital, e uma central multimídia com tela de 8,4 polegadas que, embora seja continuamente atualizado com os últimos anos do modelo, mostra uma certa idade. Não é coincidência que uma reformulação com uma tela de 12,3 polegadas esteja planejada para breve.
O inteior do Toyota Land Cruiser
E o interior do Land Rover Defender
O Land Rover Defender e o Mercedes-Benz Classe G se concentram em maior refinamento, com grandes telas para o painel de instrumentos e multimídia, e estofamento fino para o painel e os assentos, com amplo espaço para personalização. Entre eles está o Land Cruiser, que oferece instrumentação 100% digital e molduras de aparência sólida.
Em todos os carros da comparação, no entanto, não há falta de espaço, com o Toyota e o Land Rover acomodando até sete passageiros (oito no Defender 130), enquanto o Classe G acomoda confortavelmente cinco pessoas.
O interior do Mercedes-AMG G63
A cabine do Jeep Wrangler 4xe
A cabine do Wrangler é um pouco menor, que permanece utilizável em termos de capacidade de carga. No caso do Jeep, o volume mínimo do porta-malas é de 533 litros, enquanto o Mercedes-Benz sobe para 621 litros e o Defender para 786 litros no 110 (297 litros no 90, que, no entanto, é cerca de 30 cm mais curto que seus rivais).
O Land Cruiser é vendido na Europa exclusivamente com um motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades. É o mesmo motor da Hilux, sem os 20 cv extras que a picape ganhou recentemente. Uma variante híbrida leve a diesel que promete mais potência e eficiência chegará em 2025.
O Wrangler 4xe Unlimited também é movido por um único motor, que só está disponível como um híbrido plug-in de 380 hp, com a possibilidade de percorrer cerca de 40 km com emissões zero. A gama dos outros rivais é mais variada, especialmente no caso do Defender. Para o Land Rover, há motores a gasolina não eletrificados de até 525 cv, híbridos leves a gasolina com 400 cv, híbridos plug-in a gasolina com 404 cv e híbridos leves a diesel com 200 a 300 cv.
Toyota Land Cruiser
Por fim, o Classe G não tem variantes eletrificadas. A Mercedes equipou seu SUV com um 4.0 V8 a gasolina com potências de 421 a 585 cv e um 3.0 a diesel com 330 cv. Mas em 2024 chegará o EQG, uma versão elétrica que promete o mesmo desempenho off-road que sempre distinguiu o Classe G.
Em termos mecânicos, todos os modelos, exceto o Defender, são construídos sobre um chassi com longarinas. E a tecnologia desempenha um papel importante na melhoria do desempenho off-road, com sistemas avançados de tração nas quatro rodas em todos os modelos combinados com bloqueios de diferencial, além de marchas reduzidas e modos de direção específicos para preparar o carro para o off-road.
Modelo | Ângulo de ataque (Min/Max) | Ângulo de saída (Min/Max) | Ângulo de inclinação (Min/Max) | Profundidade (cm) | Motores (Europa) |
Toyota Land Cruiser | 31 | 22 | 25 | - | 2.8 diesel 204 hp |
Land Rover Defender | 30,1/38 | 37,7/40 | 22/28 | 90 |
5.0 V8 a gasolina 500 e 525 hp 3.0 híbrido leve a gasolina 400 hp 2.0 PHEV a gasolina 400 HP 3.0 híbrido leve a diesel 200, 249 e 300 hp |
Mercedes Classe G | 30,9 | 29,9 | 26 | 70 |
4.0 V8 a gasolina 421 e 585 hp 3.0 diesel 330 hp |
Jeep Wrangler Unlimited | 47,4 | 27,8 | 40,4 | 86 | 2.0 PHEV a gasolina 380 hp |
Infelizmente, não podemos fazer uma comparação de preços com o Land Cruiser, que só será anunciado nos próximos meses. Passando para os rivais, o Defender tem uma lista de preços inicial de cerca de 65.000 euros (R$ 348.330) para as variantes a diesel, enquanto o Classe G começa em 131.000 euros (R$ 702.020) para o G 400d a diesel.
Há ainda o Wrangler Unlimited, com uma linha composta por apenas duas versões e preços em torno de 86.000 euros (R$ 460.868).
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