Se pudesse, o Renault Duster voltaria no tempo para quando o segmento de SUVs compactos se resumia a ele e o Ford EcoSport. Tantos novos concorrentes chegaram (até o irmão Captur) que o Duster acabou escondido, basicamente atendendo aos que priorizam robustez e espaço interno. E vem mais por aí, começando pelo novo Chevrolet Tracker e pelo inédito Volkswagen Nivus nos próximos meses. 

O que é?

Para voltar aos holofotes, o novo Duster se renovou bastante. Pode não parecer, mas ele manteve poucas peças do anterior. Por isso, a Renault até chama este Duster de uma "nova geração" apesar de manter a mesma plataforma (B0+) com mudanças em prol do conforto, tecnologias e segurança. Até a inclinação da coluna A e o para-brisas mudaram para reduzir ruído e melhorar a aerodinâmica, enquanto a área dos vidros laterais ficou menor. Ou seja, o Duster manteve o desenho "parrudo" que fez sua fama, mas ao mesmo tempo está mais moderno.

Renault Duster Iconic 2021
Renault Duster Iconic 2021

Até as medidas são praticamente as mesmas, com 47 mm a mais no comprimento, mas 1 mm a menos no entre-eixos e 10 mm a mais na largura. No porta-malas, a mesma capacidade de 475 litros do anterior. Sem problemas, pois o Renault Duster sempre se destacou pelo espaço interno e medidas superiores à maioria dos seus concorrentes. Mas é ao abrir as portas que realmente se vê a mudança.

Renault Duster Iconic 2020 (lançamento)

A Renault parece ter tirado todas as peças do interior do antigo Duster e deixado no pátio de São José dos Pinhais (PR). Durante a apresentação no Centro de Design da marca em São Paulo (SP), o impacto maior veio justamente com a evolução do acabamento e da vida a bordo do novo Duster. Apesar de manter o plástico rígido como material principal, o design e a textura são bem superiores ao que existia anteriormente. Volante, painel de instrumentos, bancos, tudo isso foi trocado por novas peças. Os botões dos comandos do ar-condicionado automático remetem aos Mercedes-Benz, e logo acima está a tão esperada nova multimídia da Renault. 

Chamada de EasyLink, possui tela de 8" e diversas funções. Além do espelhamento via Apple CarPlay e Android Auto, um seletor de perfil permite salvar até cinco usuários, com foto de cada um, e traz uma nova interface mais intuitiva e atraente. 

Como anda?

Sim, o novo Duster mantém o motor 1.6 SCe aspirado de até 120 cv e 16,2 kgfm de torque. Nesta versão Iconic, o câmbio é o CVT com simulação de 6 marchas, enquanto a versão de entrada Zen mantém o manual de 5 marchas. Ainda novo, o motor 1.6 não passou por qualquer alteração, inclusive com o sistema start stop. Esperando o 1.3 turbo? Vamos ter que aguardar mais um pouco para vê-lo sob o capô de um Renault no Brasil - provavelmente ele estreará no novo Captur em 2021. 

Renault Duster Iconic 2021

Confesso que esperava menos deste novo Duster. Depois que a Renault manteve o sistema de direção eletro-hidráulica no Sandero e Logan, não me espantaria algo assim no SUV. Mas fui surpreendido por um Duster quase irreconhecível em diversos aspectos. Boa parte disso veio da nova direção elétrica, da estrutura 12,5% mais rígida e do interior mais confortável que comentamos logo acima. 

Pra começar, os bancos novos te deixam numa posição mais baixa e cômoda, além de mais confortável. O novo volante tem uma pegada melhor e é leve nas manobras, ganhando peso conforme a velocidade aumenta - é o tipo de coisa que desejamos no Sandero e Logan. A suspensão continua a mesma que fez a sucesso do Duster, com bom equilíbrio dinâmico e aparente robustez para aguentar a buraqueira. Apesar de não ter tração 4x4 (a versão 2.0 foi descontinuada por conta das baixas vendas), ele oferece boa altura do solo (237 mm) e bons ângulos de entrada (30º) e saída (34,5º), que definem a capacidade de superar obstáculos sem raspar o para-choque. 

Renault Duster Iconic 2021

O motor 1.6 SCe é apenas suficiente para o Duster. São 120 cv e 16,2 kgfm que conversam bem com o câmbio CVT, mas não espere acelerações vigorosas ou retomadas ágeis. A Renault divulga 0 a 100 km/h em 12,4 segundos com etanol, número que vamos comprovar na prática num teste instrumentado em breve. Em consumo, o novo Duster tem médias e 7,2 km/litro na cidade (ajudado pelo sistema start stop) e 7,8 km/litro na estrada com etanol. Com gasolina, os números são 10,7 km/litro e 11,1 km/litro, respectivamente, segundo o Inmetro. 

Quanto custa?

Avaliamos inicialmente a versão de topo do novo Duster. Mas vale citar que todas as versões agora trazem os controles de tração e estabilidade e assistente de partida em rampas de série - porém apenas dois airbags até mesmo nesse modelo Iconic. Luzes diurnas em LEDs, como no Sandero e Logan, também aparecem desde o Duster básico. 

Galeria: Renault Duster Iconic 2020 (lançamento)

O Duster Iconic custa R$ 87.490 (veja os detalhes de todas as versões aqui) e se destaca pelo ar-condicionado automático, sistema de 4 câmeras (Multiview), alerta de ponto-cego, chave presencial, sensor de iluminação e rodas de 17", além do sistema multimídia e do piloto automático. 

O Duster realmente se renovou e agora tem qualidades para enfrentar os concorrentes atuais e os que estão por vir. O Captur, por mais que a Renault não admita, será o grande prejudicado, pelo menos até a mudança esperada para 2021.

 

FICHA TÉCNICA: Renault Duster Iconic 1.6 CVT

MOTOR dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.598 cm3, duplo comando de válvulas com variador na admissão, flex
POTÊNCIA/TORQUE

118/120 cv 5.500 rpm; Torque: 16,2 kgfm a 4.000 rpm

TRANSMISSÃO câmbio automático tipo CVT com simulação de 6 marchas, tração dianteira
SUSPENSÃO independente McPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
RODAS E PNEUS alumínio aro 17" com pneus 215/60 R17
FREIOS discos ventilados na dianteira e tambor na traseira com ABS e EBD
PESO 1.279 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES comprimento 4.376 mm, largura 1.832 mm, altura 1.693 mm, entre-eixos 2.673 mm
CAPACIDADES tanque 50 litros; porta-malas 475 litros
PREÇO  R$ 87.490
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