Sem dúvida alguma, o lugar mais apropriado para avaliar o novo Alfa Romeo Stelvio 2017 teria sido o Passo Stelvio, o pórtico de montanha mais alto da Itália e uma das estradas de serra mais míticas de toda a Europa, com 25 quilômetros e mais de 75 curvas. No entanto, nos meses de inverno ela fica fechada, o que fez a Alfa buscar uma boa alternativa: os trajetos tortuosos nos arredores de St. Moritz e Livign. Com subidas, descidas e curvas cegas, parece um bom lugar para provar o inédito SUV da marca italiana.

Após muita espera, vamos colocar nossas mãos num Stelvio 2.2 Diesel Q4, de 210 cv, pintado na cor Vermelho Competition e com rodas de aro 20", um carro que chama poderosamente a atenção em meio ao ambiente branco da neve. Antes de mais nada, seu preço de 48.300 euros na Europa (cerca de R$ 155 mil) nos dá uma ideia do que podemos esperar dele. A saber, o novo SUV fabricado em Cassino (Itália) deriva diretamente do Giulia, ou seja, ele deverá oferecer prazer de condução e dinamismo próximos aos de um sedã esportivo.

 

Alfa Romeo Stelvio

 

Está certo que, ao vivo, o design do Stelvio indica sua vocação esportiva. Na verdade, esta versão "normal" com motor turbodiesel não tem a aparência tão agressiva como a do Stelvio Quadrifoglio, de 510 cv. Mas é inegavelmente atraente. Além disso, a grade em forma de escudo e a traseira arredondada servem para distingui-lo de rivais como Audi Q5, BMW X3, Mercedes GLC... e, de certo modo, faz com que ele seja concorrente dos BMW X4 e Mercedes GLC Coupé.

Pelo projeto, o Stelvio combina as qualidades de um SUV com as de um sedã. Por exemplo, ele tem o desenho esportivo do Giulia, porém, com o espaço interno de um utilitário-esportivo. Graças à distancia entre-eixos de quase 2,2 metros, três adultos podem viajar comodamente no banco traseiro - embora o túnel de transmissão roube um pouco de espaço das pernas do passageiro central. O porta-malas oferece 525 litros de capacidade, além de ter formas regulares e incluir um kit de reparação de furos de pneus por baixo do assoalho (no lugar do estepe).

 

Alfa Romeo Stelvio

 

Todos os materiais da cabine são de alta qualidade, desde o revestimento dos bancos até os acabamentos das portas e do painel. O pacote de comodidades também quatro portas USB que, junto da tomada 12V, são muito úteis na hora de recarregar telefones celulares ou outros dispositivos eletrônicos. 

O posto de comando do Stelvio está situado 19 cm mais alto que o do Giulia, mas, uma vez acomodado, pouco se nota esta elevação. Isso porque todos os elementos rodeiam o condutor, do mesmo modo que fazem no sedã. Esta característica faz com que a sensação de inclinação nas curvas seja menor que a habitual em SUVs.

Alfa Romeo Stelvio
Alfa Romeo Stelvio

Por outro lado, a agilidade do Stelvio é surpreendente, graças a suspensão firme, mas, que mesmo assim, não se mostra incômoda e absorve as irregularidades com eficácia razoável, em que pese as rodas aro 20". Outra virtude do SUV da Alfa Romeo é ser esbelto: mesmo com 1.659 kg, ele é cerca de 100 kg mais leve que seus rivais diretos. Esta qualidade, combinada com a precisão da direção, a divisão de 50% do peso em cada eixo e a tração integral Q4 fazem com que o Stelvio transmita uma agradável sensação de esperteza.

 

A transmissão automática com conversor de torque da ZF, de 8 marchas, tem funcionamento impecável.

 

Quanto ao motor 2.2 turbodiesel de 210 cv, ele oferece a contundência própria de sua potência e, como sempre, o câmbio automático de 8 marchas da ZF faz um trabalho impecável. Além disso, os freios entregam potência mais que razoável, e aguentaram bastante bem as exigências duras da avaliação. Em resumo, podemos dizer que o lado Sport de Sport Utility Vehicle (SUV) tem uma dimensão bastante acentuada no Stelvio.

De início, somente o motor 2.2 a diesel de nossa avaliação e um 2.0 turbo a gasolina de 280 cv serão oferecidos. Mais tarde, chegarão as versões de entrada da gama, com propulsores 2.2 diesel de 180 cv e 2.0 turbo a gasolina de 200 cv, assim como a versão superesportiva Quadrifoglio, com motor V6 biturbo de 510 cv.

 

Alfa Romeo Stelvio

 

E no Brasil?

São muitas as variáveis que envolvem o retorno da Alfa Romeo ao país, como cotação do dólar, crise, investimento em outras empresas do grupo, etc. Mas o próprio chefão da FCA, Sergio Marchionne, disse que a volta da Alfa ao Brasil está nos planos, possivelmente para 2018. E nada melhor do que um SUV de luxo, categoria que agrada bastante aos brasileiros endinheirados, para marcar esta reestreia em grande estilo.

 

Galeria: Alfa Romeo Stelvio avaliação

Alfa Romeo Stelvio Super 2.2 Diesel Q4 210 CV

Motor Turbodiesel, 4 cilindros em linha, 2.143 cc
Potência e torque 210 cv a 3.750 rpm / 47,9 kgfm a 1.750 rpm
Transmissão Automática com conversor de torque, 8 marchas
Aceleração 6,6 segundos
Velocidade máxima 215 km/h
Consumo de combustível 20,8 km/l
Suspensão Tração integral Q4
Peso 1.650 kg
Lugares 5
Capacidades 525 litros
Preço de entrada 48.300 euros (apox. R$ 155 mil) na Espanha
Envie seu flagra! flagra@motor1.com