Fiat Tipo se despede em definitivo com última unidade produzida na Turquia
Adeus ao carro mais vendido na Turquia, uma lenda em seu país, onde era chamado de Egea, que também teve seus admiradores no Brasil
Quando o calendário marcava 2015, o Fiat Egea (conhecido por nós como Fiat Tipo) ressuscitou o nome para o mercado europeu da lenda que marcou época no Brasil durante a década de 1990. Segundo nossos colegas do Motor1.com Italia, nem mesmo a alta direção da Fiat na Itália teria imaginado o quanto ele se tornaria determinante para o mercado turco.
Durante 10 dos 11 anos de sua trajetória de produção, o Egea foi o carro mais vendido na Turquia: não apenas um veículo feito de metal e motor, mas também um símbolo da engenharia, da mão de obra e do trabalho turco. E esse ícone saiu da linha de produção pela última vez. Já sabíamos há algum tempo que a produção do Egea havia chegado ao fim. No entanto, com o comunicado à imprensa divulgado hoje, a despedida da lenda tornou-se oficial.
O mais recente Fiat Egea
1.417.047 de Fiat Tipo (Egea) produzidos
Definido como a expressão mais completa do conceito de “local e nacional”, o Egea traz a marca dos engenheiros turcos desde a fase de concepção. Na fábrica de Bursa (TUR), foram fabricados, no total, 1.417.047 exemplares, e o modelo foi exportado para mais de 40 países com diferentes denominações, principalmente sob o nome de Fiat Tipo.
A aventura começou com a carroceria sedã, para depois continuar com as versões hatchback, perua e Cross. Concebido para atender às necessidades de todas as famílias, entre 2016 e 2025 o Egea foi, por anos consecutivos, o carro mais vendido na Turquia. De certa forma, o Egea havia se tornado parte da paisagem turca.
O Egea de 4 portas foi o mais popular
De acordo com dados oficiais da Fiat, das vendas totais realizadas até hoje, 565.097 unidades são do Egea Sedan, 150.869 unidades do Egea Cross e 29.678 unidades das versões Egea Hatchback e Station Wagon.
Destacando a importância do Fiat Egea para a história da empresa e para a indústria automotiva turca, o CEO da Tofaş, Cengiz Eroldu, declarou: “Nos despedimos do Fiat Egea, produzido em nossa fábrica por 11 anos como um projeto de produto global que, desde o início, levou a assinatura da Tofaş, fazendo com que ele saísse da linha de produção pela última vez".
O executivo continuou: "transformado em uma história de sucesso que se espalhou de Bursa para o mundo, o Egea foi um dos projetos que deixaram sua marca na história recente da nossa empresa. O Egea, que marcou a vida de milhões de pessoas, com uma produção de 1.417.047 unidades e um desempenho de exportação que chega a quase metade desse volume, alcançando mais de 40 países, sempre terá um lugar especial entre os projetos inesquecíveis da história da Tofaş”.
O último é um sedã azul
O último Tipo a sair da linha de produção foi um Egea Sedan Lounge 1.6 MJet DCT de 130 CV na cor Dinamik Mavi. O silêncio das linhas de produção do Egea não é apenas um adeus. Pelo contrário, ele torna imortal a história de sucesso dos engenheiros e operários turcos que, nos últimos 10 anos, demonstraram do que são capazes quando têm a oportunidade.
Nossos colegas do Motor1.com Turquia declararam que "sentimos o dever de agradecer a todos aqueles que contribuíram para a produção e a distribuição deste modelo icônico da marca Fiat. Adeus, Egea!"
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: novo Fiat Argo 2027 terá sobrenome e pode aparecer já em julho
Quem diria: Ferrari está amando quem odeia a Luce
Novos Fiat Fastback e SUV, derivados do futuro Argo, são revelados
Franquia Need For Speed pode acabar; desenvolvedora foca em Battlefield
Análise: estamos assistindo à volta das minivans?
Argentina x Espanha: um jogo disputado no Brasil dos anos 1990
Efeito China? Fiat diminui preço do Fastback Hybrid em R$ 38 mil