Novo presidente da Toyota diz que a marca tem modelos demais e fará cortes
O CEO Kenta Kon quer reduzir drasticamente os custos diminuindo a linha de produtos
10.536.807. Esse foi o número de carros que a Toyota vendeu globalmente no ano passado, incluindo modelos de sua divisão de luxo, a Lexus. A demanda cresceu 3,7% em 2025, permitindo que a gigante automotiva japonesa conquistasse o título de líder em vendas pelo sexto ano consecutivo. Embora números maiores de vendas sejam geralmente vistos como algo positivo, maximizar o volume não é necessariamente o objetivo final que as montadoras buscam.
Uma empresa pode lucrar mais vendendo menos veículos se as margens de lucro forem maiores. O recém-nomeado CEO da Toyota, Kenta Kon, está buscando maneiras de colocar a empresa em melhor forma, identificando problemas persistentes que precisam ser resolvidos. Após visitar os centros de Pesquisa e Desenvolvimento, ele percebeu que os engenheiros podem estar sobrecarregados com uma vasta gama de modelos e variantes. O chefe da maior montadora do mundo sugere que o portfólio cada vez mais extenso poderia se beneficiar de um certo corte:
Galeria: Toyota Land Cruiser Icon (2026)
“Se você for a uma divisão de desenvolvimento, verá problemas como o número crescente de especificações e variantes diferentes sendo criadas, o que, por sua vez, está elevando os custos. Se houver áreas nessas atividades que não representem um trabalho que realmente agregue valor, ou onde o trabalho não esteja sendo realizado de forma eficiente, precisamos analisá-las mais de perto.”
Toyota cancela futuro veículo elétrico e mantém SUV de 42 anos
Ainda é cedo para a Toyota revelar quais modelos podem ser cancelados, mas já sabemos que o Lexus LF-ZC não seguirá adiante. Os planos para o sedã elétrico foram arquivados devido a “flutuações na demanda do mercado e à carga de trabalho associada ao planejamento e à fabricação de veículos”. Em outras palavras, a empresa temia que não houvesse demanda suficiente dos clientes para justificar os custos envolvidos no desenvolvimento e na fabricação do veículo elétrico de luxo.
A linha da Toyota é fascinantemente complexa, e nenhum modelo ilustra melhor a amplitude de seu portfólio do que aquele lançado originalmente em 1984. O Land Cruiser Série 70 continua à venda em mercados como a Austrália e o Japão, embora com atualizações para mantê-lo relevante. No entanto, em sua essência, ele ainda é um SUV de 42 anos, e não há nada de errado nisso. O J70 pode ir praticamente a qualquer lugar e é praticamente indestrutível, sem falar que provavelmente viverá mais do que seu proprietário.
Impulsionando a produção de híbridos
Tendo assumido o lugar de Koji Sato em 1º de abril, Kenta Kon está há pouco mais de dois meses em seu novo cargo. Além de reconhecer como a linha se expandiu ao longo dos anos, a Automotive News informa que o novo CEO planeja “fazer correções e implementar melhorias” em outras áreas do negócio. Aumentar a capacidade de produção de veículos híbridos é uma das principais prioridades.
A Reuters cita o novo chefe da Toyota afirmando que a empresa não vai “pisar no freio repentinamente” quando se trata de oferecer múltiplas opções de motorização. Isso significa que modelos a gasolina, híbridos, híbridos plug-in e até mesmo alguns a diesel continuarão fazendo parte da linha, em vez de apostar tudo nos veículos elétricos.
Akio Toyoda, que foi recentemente reeleito presidente do conselho pelos acionistas, fez a famosa declaração no início de 2025 de que os veículos elétricos nunca ultrapassariam uma participação de 30% no mercado global. Hoje, no entanto, ele acredita que o setor está se inclinando cada vez mais para os veículos elétricos, enquanto se sente “muito sozinho” entre os poucos que ainda defendem os motores a combustão.
Fonte: Automotive News, Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Poucos sabem, mas apenas 14 grupos são donos de quase todos os carros do mundo
Após quase 30 anos, Chevrolet deixará de vender carros na China
BYD Song Pro GS x Corolla Cross XRX HEV: qual SUV híbrido vale mais?
Volkswagen pode desenvolver e produzir uma picape para os EUA
Toyota Yaris Cross XRX 2026: como é o interior do 1º SUV compacto da marca?
Teste Fiat Toro Volcano MHEV 2027: como anda a primeira picape eletrificada nacional
Toyota fecha parceria com a Uber para ter mais carros híbridos na frota