BYD pode seguir receita da BMW com novo Dolphin; entenda
Versão PHEV vista na China pode conviver lado a lado com a versão elétrica que conhecemos hoje
Ainda em novembro do ano passado, nosso piloto de testes, David Costa, flagrou rodando pela primeira vez em solo brasileiro o novo BYD Dolphin 2027. O modelo está com quase tudo pronto para ganhar cara nova nos próximos meses, mas as mudanças não devem parar no visual.
Com os planos da BYD de tomar a liderança em todos os mercados onde suas vendas vão indo bem - como no Brasil - a chinesa prepara um novo contra-ataque de produtos com maior chance de volume, caso dos híbridos plug-in. É exatamente esse o caso do Dolphin que você vê aqui, flagrado pelo site chinês Auto Home.
Não sabemos se nessa nova configuração o Dolphin terá outra plataforma, visto que seu equivalente SUV, o Yuan Pro, ganhou recentemente uma versão híbrida com motor similar ao do King - inclusive com previsão de ser lançado também por aqui -. No caso do hatch, o protótipo flagrado traz porte ligeiramente diferente, com visual mais tradicional e menos monovolume, além de parecer ligeiramente mais largo.
Vale dizer que algumas marcas possuem modelos de mesmo nome e porte mas com visuais diferentes para cada tipo de propulsão. A Geely faz isso com o EX5, que é maior quando na versão híbrida, e a BMW planeja utilizar até plataformas diferentes nos seus modelos da Neue Klasse, ainda que o visual dos a combustão e dos elétricos seja parecido.
Corroboram com isso rumores da mídia chinesa de que o novo carro pode adotar o layout de tração traseira. Segundo o CarNewsChina, que ouviu fontes ligadas ao projeto, o novo hatch terá sistema RWD e multilink (inclusive em versões de entrada). Até mesmo interior dos dois deve ser diferente, mais tradicional, com painel retilíneo.
Também são esperadas baterias maiores e motores mais potentes, capazes de ultrapassar 520 km de autonomia no ciclo CLTC, já utilizando o novo conjunto de baterias Blade 2.0, com melhor desempenho em baixas temperaturas.
Facelift chega antes
Novidade até mesmo no exterior, a versão PHEV deve ficar apenas para um segundo momento, talvez até com fabricação nacional. Para o curto prazo, a BYD investe no facelift do Dolphin GS elétrico que, como dito, já roda em testes pelo país desde o ano passado.
Não é uma mudança radical, sendo mais evolutiva e mantendo muito do que conhecemos do Dolphin GS atual. Com isso, não espere grandes mudanças de proporção, talvez apenas um leve acrescimento devido aos novos para-choques.
O interior também adota mudanças já vistas no modelo chinês, incluindo volante atualizado, central multimídia revisada - agora sem a função giratória - e ajustes de ergonomia e conforto. Hoje presente só no Dolphin Plus, o hatch pode acabar ganhando sistema ADAS também na versão mais acessível.
Também não são esperadas modificações no powertrain atual, ou seja, mantendo os 95 cv e 18,3 kgfm de torque do GS atual, além da bateria LFP de 44,9 kWh. Na versão Plus, mais potente, são 204 cv e 31,6 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A bateria Blade LFP de 60,5 kWh oferece autonomia de 330 km (Inmetro), superando 400 km no uso urbano, conforme nossas medições.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Song Pro GS flex: silêncio, bom acabamento e menos potência
Audi esgota lote da nova A5 Avant antes mesmo de chegar às lojas
Após recorde, BYD terá elétrico da linha Dolphin por R$ 109 mil
Novo Chevrolet Camaro pode virar um sedã de quatro portas, chegando em 2028
Poucos sabem, mas apenas 14 grupos são donos de quase todos os carros do mundo
Royal Enfield renova a Meteor 350 para 2027; veja os preços e o que muda
BYD Song Pro GS x Corolla Cross XRX HEV: qual SUV híbrido vale mais?