Após críticas, VW promete que novos carros terão botões no painel
Volkswagen volta atrás em decisão polêmica e confirma o retorno de botões físicos em seus carros. Primeiros modelos chegam em 2026.
Os interiores da Volkswagen atingiram seu augue durante os anos de 2010, combinando bem telas e comandos físicos. Na virada da década, entretanto, o minimalismo tomou conta e a montadora decidiu eliminar os botões tradicionais em favor de superfícies sensíveis ao toque. A mudança incluiu até um infame controle deslizante de volume não iluminado, algo que reforçou às criticas em relação a montadora.
Agora, a VW admite que passou do ponto. O chefe de desenvolvimento técnico, Kai Grünitz, afirmou à revista britânica Autocar que novos painéis estão sendo desenvolvidos para corrigir os excessos do passado. Os próximos ID.3 e ID.4 trarão interiores renovados com foco no retorno de comandos físicos. O conceito ID.2all já antecipou essa nova filosofia.
Interior do W ID.3
Mas Grünitz não está sozinho nessa missão. Andreas Mindt, chefe de design da marca, também reconheceu o erro: “A partir do ID.2all, todos os modelos terão botões físicos para cinco funções essenciais: volume, aquecimento dos dois lados, ventilação e luz de emergência, sempre posicionados abaixo da tela”. Segundo ele, esses comandos voltarão a ser padrão na linha VW.
“Não vamos mais cometer esse erro”, garantiu Mindt. “No volante, também teremos botões reais. Nada mais de adivinhação. Eles dão resposta tátil, são reais, e as pessoas gostam disso. Afinal, estamos falando de um carro, não de um celular.”
Conceito VW ID2.all
Fontes internas da Volkswagen confirmaram ainda que um botão giratório de volume voltará a equipar os próximos modelos. E reconheceram - mesmo que indiretamente - que abandonar o painel tradicional foi uma má decisão: “Se algo funcionou bem por tantos anos, não havia razão para mudar”, disse um porta-voz.
Embora os modelos elétricos liderem essa transição, os carros a combustão da marca também deverão retomar o uso de comandos físicos. É improvável, porém, que a VW volte ao nível de botões do Golf da geração 7. Ainda assim, há avanços: o Golf GTI e o R já adotaram botões físicos no volante no facelift da oitava geração, algo replicado também na versão R-Line na Europa.
VW Golf VII
A previsão é de que os três primeiros modelos com esse novo interior – o ID.2 de produção e os reestilizados ID.3 e ID.4 – cheguem em 2026. Resta saber se as mudanças também alcançarão outras marcas do grupo, como Skoda e Audi, que seguiram a mesma tendência minimalista nos últimos anos.
Assista o Electric Days AO VIVO
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo VW ID. Tiguan vai a 600 km e substitui o ID.4 que acabou de chegar ao Brasil
DS, uma das marcas problemáticas da Stellantis, mostra carro conceito
Volkswagen ID.4 já tem data para chegar às lojas; veja quando e o preço
Peugeot E-T16 é um hot hatch retrofuturista que adianta futuro do 208
VW Tera 2027 chega com motor de T-Cross e novo câmbio; veja preços
Fiat Multipla está de volta como picape e pode adiantar algo sobre a Strada
Surpresa: VW Saveiro chega à linha 2027 com versão Robust só à etanol por R$ 111.490