Ir para o conteúdo principal

Argentina vai liberar importação de carros por pessoas físicas

Pessoas físicas poderão importar carros novos e usados no país vizinho

Ford Bronco V6 Wildtrak - Argentina 2024

O ministro da Desregulamentação, Federico Sturzenegger, anunciou na última semana: “Vamos facilitar a importação pessoal de veículos”. O ministro confirmou que está trabalhando na publicação de uma resolução que permitirá às pessoas físicas importar carros novos (0 km) e também usados.

Em entrevista ao jornalista Alejandro Fantino (Neura), Sturzenegger adiantou que nos próximos dias será publicada no Boletim Oficial a norma que permitirá essa nova operação para pessoas físicas com veículos importados.

Classic Wagon Argentina ganhou nova dianteira e foi até 2012

Classic Wagon Argentina ganhou nova dianteira e foi até 2012

Foto de: Thomas Tironi

Importação de carros novos por pessoas físicas:

“Vamos facilitar para as pessoas a importação pessoal de veículos. Estou falando de carros novos. Porque antes pediam a Licença de Configuração de Modelo (LCM) para homologar, mas se o carro já pode circular na Europa ou nos Estados Unidos, vamos presumir que ele também funcionará aqui. Depois, claro, será necessário fazer a inspeção veicular (VTV), porque talvez o volante esteja do outro lado”.

Importação de carros usados por pessoas físicas:

“E estamos estudando a possibilidade de permitir, sob condições bem mais amplas do que hoje, a importação de carros usados. Porque o governo de Javier Milei está sempre pensando nas pessoas. Isso é útil para a população? Não pensamos se é útil para a casta. Não somos contra ninguém. Também não estamos a favor de ninguém”.

Galeria: Renault Kwid (2025 - Argentina)


O que você pensa sobre isso?

Hoje, na Argentina, a importação de carros novos por pessoas físicas é autorizada apenas no caso de veículos eletrificados, com base na cota liberada pelo governo em abril deste ano. No entanto, a medida voltada ao público em geral ainda precisa resolver a questão da LCM, necessária para homologação (leia aqui).

No caso dos usados, atualmente só são permitidas importações por meio dos regimes de carros clássicos (leia aqui) e de repatriação (leia aqui). Ainda assim, Sturzenegger afirmou que pretende estabelecer “condições bem mais amplas do que agora”.

Compartilhe este artigo
Envie seu flagra! flagra@motor1.com