Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Brasil em 26 anos
Complexo Ayrton Senna, instalado em São José dos Pinhais (PR), produz modelos da marca desde 1998
A Renault comemora nesta semana a produção de 4 milhões de veículos no Brasil ao longo de 26 anos de atividades. O feito foi comemorado no Complexo Ayrton Senna, instalado em São José dos Pinhais (PR) e responsável pela fabricação dos modelos da marca por aqui desde 1998. O feito foi simbolizado com a produção de unidade do crossover Kardian pintada na cor "Laranja Energy" e fotografada ao lado dos funcionários da planta.
“É motivo de grande satisfação atingir a marca de 4 milhões de veículos produzidos no país. A Renault oferece uma gama completa de veículos aos clientes, produzidos por meio de um moderno e completo processo de fabricação, que começa desde a estamparia com a chegada das bobinas de aço, até a linha final de montagem. Parabéns a todo o time Renault por esta conquista”, afirmou Ricardo Gondo, presidente da empresa no Brasil.
Renault Kardian Premiere Edition 1.0T 2025
Ao todo, o Complexo Ayrton Senna (CAS) é formado pela Curitiba Veículos de Passeio (CVP) e pela Curitiba Veículos Utilitários (CVU), que produzem veículos tanto para o mercado brasileiro quanto para destinos de exportação. Dos 4 milhões de exemplares produzidos até hoje, 3 milhões foram comercializados no Brasil e 1 milhão enviados para diversos países da América Latina.
Segundo a Renault, toda a estrutura fabril conta com avançadas tecnologias no processo industrial, incluindo inteligência artificial, máquinas e postos de trabalho conectados, gêmeo digital, impressão 3D e AGVs (veículos guiados automaticamente). O modelo é chamado de Metaverso Industrial e segue diretrizes já aplicadas nas mais modernas fábricas da empresa na Europa.
Kardian na fábrica de São José dos Pinhais (PR)
Atualmente, a fábrica de São José dos Pinhais é responsável pela produção dos modelos Kwid, Stepway, Kardian, Duster, Duster Oroch e Master. Em breve, produzirá também inédito SUV médio a ser lançado em 2025. Além disso, o complexo conta com planta responsável pela produção de motores, de onde já saíram mais de 5 milhões de unidades.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mobi vs. Kwid: Fiat tem novo motor na disputa dos mais baratos
Semana Motor1.com: novidades da GM, moto híbrida da Yamaha e mais
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Imagem pode ter vazado o novo Toyota RAV4
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Fusão da Nissan com a Honda não incluirá a Mitsubishi, diz jornal
Nova geração do Sandero estreará em 2027 e resistirá à influência dos SUVs