Análise: afinal, continuaremos com mais um Hyundai Tucson antigo?
Com o retorno da 3ª geração ao mercado brasileiro, quando teremos o mesmo carro do resto do mundo?
Desde março, Hyundai e Caoa trabalham em um novo regime no Brasil. Com isso, o Tucson ficou um tempo sumido das lojas, apesar de confirmado pela marca na apresentação desta nova fase para a imprensa. Ainda será produzido pela Caoa, mas como uma fornecedora, e distribuído para toda a rede Hyundai no Brasil, sejam concessionárias Caoa ou não.
Só que o nosso Hyundai Tucson ainda está na terceira geração, enquanto o restante do mundo já conheceu a reestilização da quarta. Produzido em Anápolis (GO), voltou em versão única por R$ 189.990, um valor interessante, já que o Creta Ultimate, um SUV menor, custa o mesmo. Ambos compartilham o mesmo 1.6 turbo, mas com 177 cv no Tucson e 193 cv no Creta.
Hyundai Tucson 2025
Novo Hyundai Creta 2025
A história se repete pela terceira vez
Não é a primeira vez que temos uma geração desatualizada do Tucson sendo vendida no país como opção de custo/benefício, já que a primeira geração, lançada mundialmente há 20 anos, foi vendida no Brasil até 2017, convivendo com a segunda geração, lançada em 2010 como IX35, e também vendida até 2021, enquanto no exterior essa segunda geração deu lugar a terceira em 2015.
Hyundai Tucson 2004 a 2017
E isso se deve principalmente ao imbróglio vivido pela Hyundai (a matriz) e a Caoa no Brasil, já que eram empresas diferentes. Durante anos, tinham um contrato onde só a Caoa poderia importar os veículos da marca sul-coreana, limitando a Hyundai a comercializar somente os carros feitos em Piracicaba (SP), ou seja, a linha HB20, HB20S e Creta.
Agora a Hyundai pode decidir o que importar e cuidará de toda esta operação, enquanto a Caoa recebe uma porcentagem de cada unidade vendida. Antes, os carros que vinham ao Brasil pela importadora passavam pelo crivo da matriz, e como não havia nada acordado, o portfólio ficou desatualizado. Nessa leva passaram até os antigos Azera 2019, em pequeníssimo lote.
Ix35, lançado em 2010, era a segunda geração do Tucson
Veremos mais dessa ''Nova'' Hyundai quando o Ioniq 5 e o Palisade, recém-lançados, enfim estiverem nas lojas. Mas em breve, também devemos ver o lançamento da nova geração do Tucson no mercado brasileiro. Hoje, apenas o Brasil e o Paquistão vendem a terceira geração do SUV. Nos dois casos, os países importam o carro em regime CKD (desmontado) e é terminado no local em que será vendido.
Em 2017, por alguns meses, foi possível encontrar 3 fases do Tucson nas concessionárias: a 1ª (que se despedia), o IX35 (que ganhou nova frente) e a atual, que tinha acabado de chegar ao país
Como é a quarta geração do SUV
Representante da nova fase de design pouco convencional dos Hyundai dessa década, a atual geração do Tucson estreou em 2020, há quase 5 anos. De cara, o principal chamariz do Tucson de quarta geração é justamente o visual. Inspirado no conceito Vision T Concept, revelado em 2019, o modelo segue o que a Hyundai chama de "Parametric Dynamics".
A carroceria chama atenção pelos vincos mais fortes e bem definidos, tendo como grande destaque a dianteira com visual agressivo. Nesse sentido, o protagonismo fica por conta da grade com luzes diurnas de LED integradas, formando efeito visual único.
Hyundai Tucson 2025
Na parte da iluminação, também há ousadias típicas dos novos Hyundai, com lanternas de formato arrojado, LEDs bastante chamativos (que até lembram um pouco um Ford Mustang Mach-E, se você se esforçar bem). A carroceria é bem mais larga e comprida que a atual, tendo agora 4,5 metros de comprimento (a terceira tem 4,48 m), 1,86 m de largura e 2,68 m de entre-eixos.
Por dentro, o painel surpreende pela proposta futurista e pelo alto nível de tecnologia embarcado. Na linha 2025, recebeu novidades para se aproximar do design do novo Ioniq 5, ganhando um painel de instrumentos digital com telas maiores e um volante de 3 raios mais esportivo.
Painel do Tucson antes da leve reestilização promovida na linha 2025
Interior do Hyundai Tucson 2025
Mecanicamente, é possível que o SUV siga com o 1.6 turbo, mas pode receber um sistema híbrido-leve de 48 volts, que hoje está no Kia Sportage MHEV, ou até mesmo as versões PHEV, já prometidas anteriormente pela Caoa antes da mudança contratual entre as duas empresas no Brasil.
O Tucson de quarta geração deve chegar importado em um primeiro momento, sendo nacionalizado como CKD depois, assim como as antigas gerações do modelo. Agora, resta esperar quais serão os planos da Hyundai, já que não há mais o empecilho de sua relação com a Caoa.
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