Alemanha: Golf lidera pódio 100% da Volkswagen em outubro
Audi é destaque negativo e Peugeot entra no top 10
Com 231.992 unidades comercializadas em outubro, a Alemanha registrou crescimento nas vendas de veículos novos após três meses consecutivos em baixa. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado do continente europeu, o resultado foi 6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
O acumulado dos dez primeiros meses de 2024, de 2.348.066 unidades, está negativo em 0,4% - vale destacar, até julho o desempenho era positivo em 4,3%. Líder, a Volkswagen (43.942) cresceu expressivos 26% frente a 2023. Destaques negativo para a Audi (16.522), com a maior retração no top 10 (-20%) e para a Fiat (3.568) perdendo praticamente a metade de seus compradores. Em situação bem distinta, a Peugeot (7.244) entrou no top 10 com evolução superior a 130%.
POS. |
MARCA |
OUT.2024 |
% MERCADO 2024 |
OUT.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW |
43.942 |
18,9% |
34.806 |
15,9% |
26,2% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
23.226 |
10,0% |
22.117 |
10,1% |
5,0% |
3º |
BMW |
18.955 |
8,2% |
18.062 |
8,2% |
4,9% |
4º |
SKODA |
17.986 |
7,8% |
13.955 |
6,4% |
28,9% |
5º |
AUDI |
16.522 |
7,1% |
20.612 |
9,4% |
-19,8% |
6º |
OPEL |
13.240 |
5,7% |
11.345 |
5,2% |
16,7% |
7º |
SEAT |
11.767 |
5,1% |
9.384 |
4,3% |
25,4% |
8º |
TOYOTA |
9.139 |
3,9% |
6.151 |
2,8% |
48,6% |
9º |
FORD |
7.845 |
3,4% |
8.827 |
4,0% |
-11,1% |
10º |
PEUGEOT |
7.244 |
3,1% |
3.148 |
1,4% |
130,1% |
11º |
HYUNDAI |
7.163 |
3,1% |
8.547 |
3,9% |
-16,2% |
12º |
DACIA |
5.583 |
2,4% |
5.646 |
2,6% |
-1,1% |
13º |
RENAULT |
5.414 |
2,3% |
4.974 |
2,3% |
8,8% |
14º |
KIA |
5.367 |
2,3% |
6.599 |
3,0% |
-18,7% |
15º |
VOLVO |
5.087 |
2,2% |
3.534 |
1,6% |
43,9% |
16º |
CITROËN |
3.986 |
1,7% |
3.726 |
1,7% |
7,0% |
17º |
MAZDA |
3.813 |
1,6% |
3.458 |
1,6% |
10,3% |
18º |
FIAT |
3.568 |
1,5% |
6.945 |
3,2% |
-48,6% |
19º |
PORSCHE |
2.862 |
1,2% |
2.755 |
1,3% |
3,9% |
20º |
MINI |
2.696 |
1,2% |
3.307 |
1,5% |
-18,5% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
231.992 |
100,0% |
218.959 |
100,0% |
6,0% |
|
ACUMULADO |
2.348.066 |
100,0% |
2.357.025 |
100,0% |
-0,4% |
Na disputa entre os modelos, a Volkswagen emplacou os três primeiros colocados. Preferido em setembro, o Tiguan (6.657) foi superado pelo Golf (7.015), com o T-Roc (5.646) tendo o menor crescimento no pódio. O top 5 foi completado por dois Opel, com o Corsa (4.847) à frente de um Astra (4.047) que avançou mais de 70% nos últimos doze meses.
Em sua melhor posição em 2024 de acordo com o Best Selling Cars Blog, o BMW X1 (3.776) foi o 7º colocado. Em bom momento comercial, o Mercedes Classe E (3.210) surgiu no top 10. 15º colocado, o Peugeot 208 (2.759) teve sua melhor colocação desde dezembro de 2017, segundo o BSCB, e ficou à frente do VW Polo (2.744)
POS. |
MODELO |
OUT.2024 |
% MERCADO 2024 |
OUT.2023 |
% MERCADO 2023 |
% VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º |
VW GOLF |
7.015 |
3,0% |
5.070 |
2,3% |
38,4% |
2º |
VW TIGUAN |
6.657 |
2,9% |
4.134 |
1,9% |
61,0% |
3º |
VW T-ROC |
5.646 |
2,4% |
4.377 |
2,0% |
29,0% |
4º |
OPEL CORSA |
4.847 |
2,1% |
3.741 |
1,7% |
29,6% |
5º |
OPEL ASTRA |
4.047 |
1,7% |
2.339 |
1,1% |
73,0% |
6º |
SKODA OCTAVIA |
3.825 |
1,6% |
3.359 |
1,5% |
13,9% |
7º |
BMW X1 |
3.776 |
1,6% |
2.809 |
1,3% |
34,4% |
8º |
VW PASSAT |
3.720 |
1,6% |
4.380 |
2,0% |
-15,1% |
9º |
SKODA ENYAQ |
3.312 |
1,4% |
2.579 |
1,2% |
28,4% |
10º |
MERCEDES CLASSE E |
3.210 |
1,4% |
2.337 |
1,1% |
37,4% |
11º |
AUDI A6 |
3.078 |
1,3% |
2.353 |
1,1% |
30,8% |
12º |
TOYOTA YARIS |
3.047 |
1,3% |
1.939 |
0,9% |
57,1% |
13º |
MERCEDES GLA |
2.986 |
1,3% |
2.487 |
1,1% |
20,1% |
14º |
MERCEDES GLC |
2.821 |
1,2% |
3.794 |
1,7% |
-25,6% |
15º |
PEUGEOT 208 |
2.759 |
1,2% |
568 |
0,3% |
385,7% |
16º |
VW POLO |
2.744 |
1,2% |
3.416 |
1,6% |
-19,7% |
17º |
MINI COOPER |
2.696 |
1,2% |
3.307 |
1,5% |
-18,5% |
18º |
SKODA KAROQ |
2.677 |
1,2% |
1.468 |
0,7% |
82,4% |
19º |
SEAT LEON |
2.656 |
1,1% |
2.254 |
1,0% |
17,8% |
20º |
AUDI A3 |
2.468 |
1,1% |
3.212 |
1,5% |
-23,2% |
21º |
VW ID.7 |
2.427 |
1,0% |
181 |
0,1% |
1240,9% |
22º |
BMW X3 |
2.385 |
1,0% |
2.819 |
1,3% |
-15,4% |
23º |
FORD TRANSIT |
2.375 |
1,0% |
1.438 |
0,7% |
65,2% |
24º |
BMW SÉRIE 3 |
2.365 |
1,0% |
2.720 |
1,2% |
-13,1% |
25º |
VW TRANSPORTER |
2.220 |
1,0% |
1.853 |
0,8% |
19,8% |
26º |
SKODA KODIAQ |
2.210 |
1,0% |
1.833 |
0,8% |
20,6% |
27º |
BMW SÉRIE 5 |
2.188 |
0,9% |
1.491 |
0,7% |
46,7% |
28º |
VW TOURAN |
2.182 |
0,9% |
1.201 |
0,5% |
81,7% |
29º |
VW ID.4 |
2.174 |
0,9% |
1.304 |
0,6% |
66,7% |
30º |
VW TAIGO |
2.171 |
0,9% |
1.441 |
0,7% |
50,7% |
31º |
MERCEDES CLASSE C |
2.159 |
0,9% |
2.842 |
1,3% |
-24,0% |
32º |
CITROËN C4 |
2.147 |
0,9% |
1.003 |
0,5% |
114,1% |
33º |
DACIA SANDERO |
2.057 |
0,9% |
2.451 |
1,1% |
-16,1% |
34º |
DACIA DUSTER |
2.033 |
0,9% |
888 |
0,4% |
128,9% |
35º |
OPEL MOKKA |
2.010 |
0,9% |
2.098 |
1,0% |
-4,2% |
36º |
MERCEDES GLB |
1.979 |
0,9% |
1.056 |
0,5% |
87,4% |
37º |
TOYOTA COROLLA |
1.975 |
0,9% |
1.128 |
0,5% |
75,1% |
38º |
SEAT BORN |
1.950 |
0,8% |
1.277 |
0,6% |
52,7% |
39º |
VOLVO XC60 |
1.936 |
0,8% |
1.632 |
0,7% |
18,6% |
40º |
SEAT FORMENTOR |
1.927 |
0,8% |
2.152 |
1,0% |
-10,5% |
41º |
VW T-CROSS |
1.908 |
0,8% |
2.173 |
1,0% |
-12,2% |
42º |
SEAT ATECA |
1.874 |
0,8% |
1.355 |
0,6% |
38,3% |
43º |
SKODA FABIA |
1.857 |
0,8% |
1.632 |
0,7% |
13,8% |
44º |
VW CADDY |
1.831 |
0,8% |
1.010 |
0,5% |
81,3% |
45º |
SKODA KAMIQ |
1.810 |
0,8% |
1.306 |
0,6% |
38,6% |
46º |
MERCEDES CLASSE V |
1.789 |
0,8% |
1.650 |
0,8% |
8,4% |
47º |
FIAT DUCATO |
1.778 |
0,8% |
1.247 |
0,6% |
42,6% |
48º |
BMW SÉRIE 2 |
1.705 |
0,7% |
1.348 |
0,6% |
26,5% |
49º |
KIA CEED |
1.703 |
0,7% |
2.172 |
1,0% |
-21,6% |
50º |
FORD FOCUS |
1.702 |
0,7% |
1.574 |
0,7% |
8,1% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas diretas: VW Polo comanda modalidade em novembro
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Varejo: Creta lidera e supera Tracker, HR-V e T-Cross em novembro
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Do Fuscão ao Golf GTI: os esportivos da VW no Brasil
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro