União Europeia mantém proibição para motores a combustão em 2035
Após discussões, proibição é mantida por mais que o bloco esteja aberto a falar de combustíveis sintéticos
Nesta semana, em Bruxelas (BEL), começaram as audiências dos comissários indicados pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para compor o novo executivo da União Europeia. Um dos participantes dessas audiências foi Apostolos Tzitzikostas, novo comissário de Transportes, que apresentou suas propostas para os próximos anos.
Tzitzikostas afirmou ao Comitê de Transportes que não pretende retroceder em relação à eliminação gradual dos motores de combustão até 2035. Ele, no entanto, alinhou-se com Ursula von der Leyen para incluir planos para discutir propulsores térmicos movidos por combustíveis alternativos em 2026. O Comitê deu um parecer positivo à sua proposta, mas as avaliações oficiais das audiências serão divulgadas em 21 de novembro, quando a Conferência dos Presidentes encerrar o processo.
O comissário, de origem grega e integrante da ala conservadora do Partido Popular Europeu, do qual Ursula von der Leyen também faz parte, reafirmou seu compromisso com os objetivos de sustentabilidade da UE.
"Temos regras e metas específicas que queremos alcançar, e precisamos seguir o plano. Do contrário, a mensagem que a UE enviará não será de estabilidade nem de confiança", disse Tzitzikostas.
O "Acordo Verde", que inclui a eliminação progressiva dos motores a combustão, segue como prioridade, e o comissário designado para os Transportes não pretende relaxar as metas de redução de CO2 para 2025.
Os carros elétricos continuam sendo a prioridade
O plano de Tzitzikostas quer ao mesmo tempo manter a proibição e discutir uso de combustíveis alternativos, então ainda não esteja totalmente claro. Ele garantiu que apoiará os fabricantes europeus de veículos, em meio a uma crise histórica no setor automotivo, com ameaças de fechamento de fábricas e milhares de demissões.
"Não posso garantir se o apoio virá através de incentivos ou impostos, mas não descarto uma ação legislativa", afirmou, referindo-se à necessidade de eletrificar as frotas de empresas, que representam cerca de metade dos novos registros na Europa.
Itália e Croácia juntas
Em Roma, o Ministro para o Desenvolvimento Econômico da Itália, Adolfo Urso, se reuniu com o ministro croata da Economia, Ante Šušnjar, para manifestar apoio ao "non-paper" italiano sobre o setor automotivo. Esse documento sugere antecipar para o início de 2025 a revisão das regulamentações europeias de emissões de CO2 para veículos leves.
O documento, assinado por países com posições alinhadas à da Itália, defende a necessidade de investir em recursos comuns para recuperar a competitividade global, adotando uma neutralidade tecnológica e buscando uma autonomia estratégica em tecnologias verdes. "Esse é um ponto fundamental para nós e para a Europa", declarou Urso.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
GWM produzirá mais um SUV e anti-Shark além do Haval H6 no Brasil
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Motor da Mitsubishi L200 Triton deixa de ser produzido no Brasil
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Nissan: falta de híbridos estaria matando a empresa, diz publicação