Depois de devidamente finalizada a execução dos projetos P24 (nova geração do Peugeot 2008) e P23 (reestilização de meia-vida do 208), a Stellantis se programa agora para colocar em prática na fábrica de El Palomar, na Argentina, o misterioso Projeto K9. Ainda em processo de definição, os planos incluem investimentos para produção local de novos utilitários - ambos pensados como substitutos dos velhos Peugeot Partner e Citroën Berlingo.
Nossos colegas do Motor1.com Argentina receberam informações de frontes internas da Stellantis e adiantam detalhes do que está por vir. Segundo o informante, a ideia é fazer da fábrica de El Palomar uma 'gêmea sul-americana' da gigantesca planta de Vigo, na Espanha, concentrando em um único complexo a produção de veículos de diferentes propostas. A unidade espanhola é hoje um dos centros produtivos mais importantes da Stellantis no mundo.
“Chamá-lo de gêmea é um pouco otimista”, esclareceu um técnico com profundo conhecimento das duas fábricas na Argentina e na Espanha. “A fábrica de Vigo é um verdadeiro monstro industrial, que funciona há 66 anos e já produziu mais de 16 milhões de veículos em 38 modelos diferentes, dos quais 12 incluem uma versão 100% eléctrica. Fabrica 600 mil veículos por ano, três vezes mais que o maior terminal da Argentina, que é o Toyota em Zárate", informou. E acrescentou: “por isso já poderíamos considerar um sucesso se El Palomar se tornasse apenas a irmã mais nova de Vigo”.
Apesar das diferenças de tamanho e capacidade, as semelhanças entre Vigo e El Palomar são muitas. Por exemplo, na Espanha os utilitários produzidos compartilham a linha de montagem com a nova geração do Peugeot 2008, o que também acontecerá na Argentina se o Projeto K9 sair do papel. Além do 2008, Vigo produz os modelos Fiat Dobló, Citroën Berlingo Passageiros, Citroën Berlingo Van, Peugeot Rifter, Peugeot Partner, Opel Combo Life e Combo Cargo. Os citados Berlingo e Partner, vale lembrar, são de nova geração e sem relação com os modelos veteranos vendidos na Argentina.
E qual desses modelos será produzido em El Palomar? Nada foi definido. “A vantagem do Projeto K9 é que esta é uma decisão que pode ser tomada no último minuto e até modificada de última hora. Cada gestor local das marcas Peugeot e Citroën poderá escolher a configuração das suas gamas", afirmou a fonte. "A variedade dos produtos Vigo não deve nos deixar tontos. A maioria são rebadges do mesmo produto. Ou seja, só mudam os emblemas e o desenho da dianteira para que não pareçam idênticos, mas na prática 99% dos processos industriais são iguais. Uma van poderia até ser fabricada com a marca Ram, se o mercado assim o exigir”, acrescentou.
Atualmente, o K9 está sendo tocado através de diferentes frentes. Enquanto uma equipe trabalha na seleção de fornecedores locais, outra planeja as adaptações necessárias para a fábrica de El Palomar. Além disso, outro grupo conduz a tarefa considerada mais desafiadora do projeto: a estrutura dos custos. As planilhas serão apresentadas à diretoria da Stellantis dentro de um pacote "atraente, viável e lucrativo” para, então, receberem aprovação. Pesa contra principalmente o chamado 'custo Argentina', que já ameaça outros projetos em curso no país, como a picape Hilux Champ, da Toyota.
De todo modo, é certo que os futuros utilitários terão forte perfil de exportação, já que a demanda do mercado argentino não seria capaz de absorver toda a produção. Nesse sentido, o Brasil desponta desde já como principal destino dos novos modelos. A conferir.
Fonte: Motor1.com Argentina
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